Alterium Shift (Early Acess) | Review

Saudações de chegada! Inspirados no fim da era dos RPGs de SNES renomados como Final Fantasy VI e Chrono Trigger, uma lanceira que lidera com ordem, um arqueiro tímido e um mago com a capacidade mágica do tamanho de seu ego partem em uma aventura para salvar Alteria, e quem sabe um pouco mais.

Alterium Shift é um jogo que homenageia a nostalgia de outrora com a praticidade do presente. Inclusive, entrou em Early Acess no dia 06/07 disponível na Steam (Playstation/Switch/Xbox também figuram como futuras plataformas).

Devemos agradecer à Gravity Games Arise pelo envio da chave de review de acesso antecipado, então muito obrigado!

(Consegui meu chocob.... espera, série errada.)

História

A história começa com a escolha do personagem em foco, cada um deles tem sua personalidade, habilidades dentro e fora de batalha, interações e estilo de batalha. Uma lanceira que conduz sua equipe de forma reta como sua arma, um arqueiro tímido, mas ágil, que faz várias perguntas primeiro e atira depois, e por fim um mago de humor ácido, mas incrivelmente proficiente em mais de um tipo de magia.

A escolha é apenas simbólica, pois os saves são separados por personagem e a qualquer momento o jogador pode retornar à tela inicial para iniciar com outro personagem. Um diferencial do título é que o núcleo da jornada se manterá igual, mas o caminho para chegar a dado objetivo muda, assim como as interações possíveis de serem feitas com cada um.

Além disso, em dados momentos, o que um personagem faz em seu mundo reverbera no mundo dos outros dois, o que possibilita três caminhos únicos a sua maneira mais a possibilidade de interação entre as jornadas. Uma parede que a lanceira pode derrubar e que o arqueiro em seu mundo aproveita a passagem, por exemplo.

Por mais que a história seja contada através dos diálogos e interações com NPCs, devo frisar a importância de interagir com os objetos ao seu redor. De piadas dignas de um tio do pavê a acontecimentos que moldaram o mundo, há muita coisa a ser descoberta a quem se dispuser.

Será se o que sabemos é de verdade?

(Vejamos se o livro irá ganhar a sua história)

Gameplay

A gameplay ocorre de maneira semelhante aos títulos de referência citados, ir de cidade em cidade cumprindo os objetivos e quests, seguindo sua jornada para salvar o mundo com dungeons que são verdadeiros puzzles. Inclusive, este seria um ponto de destaque, a forma em que as dungeons foram elaboradas, uma em especial chama a atenção pelo seu grau de esmero.

O jogo apresenta além de sua história principal, diversas quests secundárias nos agrupamentos ao longo do caminho, que vão desde a recuperação de itens até caçar galinhas. Além disso, outras quests também podem ser encontradas através de interações com NPCs espalhados pelos mapas.

O combate de Alterium Shift é no modelo clássico de turnos, mas que apresenta inovações ao que presenciaríamos na época de FFVI, ao trazer a barra da ordem de ataque de cada unidade no combate. Válido citar também, cada monstro possui uma fraqueza elemental que pode ser descoberta através de tentativa e erro.

Tendo o seu personagem inicial, a ordem que o restante se junta a party varia um pouco, porém certos integrantes são peças-chave e estarão com você não importando sua escolha no começo.

Ah! Você pode evitar batalhas ao evitar os monstros nos mapas, não temos aquele modelo de a cada três passos uma luta.

(Veni veni venias. Ne me mori facias.)

Música e aspectos gráficos

Música sempre acaba sendo uma das grandes memórias que a gente leva para a vida mesmo após muito tempo do fim do jogo e o título merece reconhecimento neste aspecto.

Uma música diferente entre a cidade e os mapas ao redor, assim como diferenciação da composição para lutas normais e lutas de chefões, não só implicam na figura do cuidado, como as músicas em si são bem trabalhadas e traduzem a personalidade do local.

Os visuais 2.5HD aliados aos pixels trazem de volta a nostalgia no mesmo passo de não se mostrarem ultrapassados para a nossa era, a fusão de duas coisas que deu certo.

(A regra é clara, se tem pesca, eu estarei lá)

Considerações finais

Nos créditos, pode-se ver que os desenvolvedores são na verdade apenas uma dupla, o que não surpreende na verdade. É perceptível o carinho que se tem pelo gênero nas diversas interações com os objetos e trocadilhos (que são muitos), logo, o sentimento de atenção minuciosa que apenas uma equipe dedicada teria é notável.

Portando músicas trabalhadas, personagens únicos em sua gameplay, dungeons com puzzles satisfatórios, Alterium Shift entrega a experiência de clássico com o moderno, cativando novos e relembrando antigos.

Como jogador é o tipo de título que gostaria de ver florescer, pois parte do sentimento de contar as histórias que a essa altura já conhecemos muito bem, mas até lá, さらばだ!


Esse texto é uma contribuição do player Arius Serph @ Behemoth.

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