FFXI | Guia: Como liberar o level 99

Saudações de chegada! Estamos aqui reunidos para mais uma rodada de pura aventura, boas memórias e muito sofrimento limit breaks!

“Limit Break tipo aquele que a gente solta no FFVII ou para se salvar do Alexander em FFXIV?”

Não! A resposta para “O que é Limit Break no FFXI” é mais simples. São quests para aumentar o nível máximo do seu personagem. Se está aqui, significa que é pelo menos nível 50 e já deve ter uma noção de que o jogo não dá muita coisa sem o devido esforço, para chegar ao level 99 não seria diferente.

Se achou que seria só chegar, farmar tranquilamente e upar até o 99, achou errado, Rogerinho. A cada 5 níveis será necessário desbloquear o próximo patamar através de uma quest. Seja para apanhar de idoso ou estar por dentro das fofocas de Vana’diel, não há como não dizer que o rito será memorável.

De antemão, deixo a tranquilização de que só será preciso fazer estas quests uma única vez para liberar o limite de cada patamar, então se trocar de job após ter liberado o level 99, pode upar tranquilamente sem refazer nada.

O guia foi feito para ficar ali ao lado enquanto anda para ir checando os lugares e os monstros. Em recomendação geral, sugiro dar uma lida primeiro nos mapas que irá visitar e toda vez que notar um (X-0) checar se já tem aquele comprado/disponível para não passar mais perrengue depois.

Recomendações feitas, adiante!

O primeiro passo em nossa longa jornada! Hora de conhecer o NPC mais odiado amado pelos jogadores em todos os 4 cantos do mundo. Se bem que a Terra é geoide, então ela teria cantos? Bem, partindo desta indagação temível vamos em busca da primeira quebra de nível.

Fale com Maat em Ru’Lude Gardens (H-5).


Itens necessários


Para tanto vamos precisar do conjunto de três itens, os quais podem ser obtidos de maneiras diferentes:

Categoria Key Item

  • Exoray mold crumb
  • Bomb coal fragment
  • Ancient papyrus shred

Categoria Item Coletável (drop) 

  • Exoray mold
  • Bomb coal
  • Ancient papyrus

Os nomes serem parecidos não são coincidência, pois desempenham a mesma função, ou seja, se escolher pegar um Exoray mold crumb não precisa ir atrás do Exoray mold. Iremos abordar os itens em pares pelo fato de que se encontram no mesmo mapa, mas suas cores auxiliarão a diferenciar um key item de um drop.


Preparações recomendadas


Existem dois itens que facilitarão sua jornada ao possibilitar abrir portas sozinho, caso contrário irá precisar de uma pessoa que os tenha ou uma party de no mínimo 3 players.

Pouch of weighted stones/Magicked astrolabe

O primeiro fica em Garlaige Citadel. Inclusive fica a recomendação forte de prosseguir para o item Bomb coal enquanto neste mapa (conferir abaixo como obter) para aproveitar a viagem.

Seja utilizando o Survival Guide ou entrando por Sauromugue Champaign (canto superior direito de G-11), chegue em Garlaige Citadel. Desça as escadas, siga direito no cruzamento entre as 4 direções e dobre à primeira porta a sua direita. O espaço (G-8) terá morcegos e esqueletos e um ??? estará à esquerda da porta para a sala seguinte, interaja com este para obter o key item Pouch of weighted stones.

O segundo se compra de Churano-Shurano na parte norte de Windurst Waters (Optistery, F-8) por 10.000 gil. Reforçando que é a parte norte do mapa por talvez ter passado um bom tempo procurando na seção errada de Windurst Waters. Apenas talvez.


Exoray mold ou Exoray mold crumb


Crawlers’ Nest é o mapa em que a ação vai acontecer para este rapaz. Possui duas entradas: uma por Rolanberry Fields (D-11), vai saber que está no lugar certo ao passar por um pequeno lago, e outra em Rolanberry Fields (F-13), subindo uns morros.

Para conseguir o Exoray mold crumb precisará interagir com três ??? ao redor do mapa:

  • Entre por Rolanberry Fields (D-11) e siga até Crawlers’ Nest (G-10). Sneak e Invisible são recomendados. Estará ao fundo da sala.
  • Entre por Rolanberry Fields (F-13) e siga até Crawlers’ Nest (I-10) para o segundo. Siga mais um pouco em frente para trocar de mapa e já encontrar o terceiro e último ???. Exoray estarão seu caminho e um Sneak já dará conta para não chamar a atenção destes.

Para conseguir o Exoray mold, siga as instruções anteriores para encontrar os cogumelos e os derrote até que dropem os itens. Se você for um mago, não fique a frente deles, pois tem um golpe que silencia, semelhante conselho ao tank é não virar especificamente para os healers/dps que castam, por motivos de, bem, silence.

Os mobs tem um respawn de 16 minutos e o mapa abriga 21 unidades deles, informação importante a se ter na hora de decidir o que é mais rápido se outro player estiver no local com mesmo objetivo.


Bomb coal ou Bomb coal fragment


Garlaige Citadel. Para as duas situações vai precisar passar pelo Banishing Gate em Garlaige Citadel (I-9), onde o Pouch of weight stones irá abrir o portão sem maiores complicações.

O Bomb coal pode ser obtido dos Explosure logo após o portão. Possuem um respawn de aproximadamente 5 minutos e taxa de drop consideravelmente boa. É a maneira mais rápida de passar por esta etapa.

Já para o Bomb coal fragment precisará interagir com o ??? em (I-8), seguir para sudoeste de (H-7) para o segundo e para a primeira sala à direita em (G-6), considerando que você veio de (H-7). Lembrando que deve interagir com os três para conseguir o key item.


Ancient papyrus ou Ancient papyrus shred


Toda quest irá ter uma parte mais complicada. Particularmente acredito que seja o caso desta etapa. [Procurar a imagem do meme Mataro porque ocorreu nesta missão]

The Eldieme Necropolis é o local em questão. Com suas diversas entradas espalhadas por Batallia Downs é importante saber por onde entrar, para evitar dores de cabeça.

Para o Ancient papyrus shred, dirija-se à entrada em Batallia Downs (I-10). A necropóle irá apresentar grandes salas e outras menores circulares no mapa, é para estas últimas que irá seguir, especificamente em (H-9), (F-9) e (F-7) (saberão que é o lugar correto ao verem um grande braseiro no centro de cada uma). Todas terão um ??? e o Magicked astrolabe abrirá as portas que precisa no caminho. Sneak e Invisible são indispensáveis recomendados, além de uma dose extra de cuidado com as criaturas nas referidas salas.

E tem o Ancient Papyrus… *flashbacks de guerra*. Podem ser dropados dos mobs chamados Lich que inclusive irá encontrar pelo mapa ao entrar por Batallia Downs (I-10). O problema é como estão distribuídos neste local e baixa taxa de drop, potencialmente aumentando o tempo desta rota.

Há uma outra entrada com melhores Lichs posicionados em Batallia Downs (F-5), mas para chegar lá precisará ir primeiro para Beaucedine Glacier e sair em Beaucedine Glacier (H-11) para chegar ao nível desta entrada (se tentar ir direto por outro caminho vai perceber a diferença na altura). O problema nesta rota é como Glacier não costumar ser um mapa amigável a novatos com suas subidas e descidas.

Em informação relevante, têm um respawn de 5 minutos.


Com todos os três itens em mãos, volte a falar com Maat trocando os itens que dropou, o restante será reconhecido automaticamente. Lembrando que pode ser uma combinação entre key item e drops.

Parabéns, você terminou a PRIMEIRA quest! 😀

Agora de volta campo de batalha para se divertir em busca dos cinco novos níveis desbloqueados.

Após a grande jornada anterior, desta vez temos a missão em um só mapa exterior: Xarcabard!

Como de costume, fale com Maat em Ru’Lude Gardens (H-5) a partir do level 51.

O objetivo consiste em adqurir 3 key item localizados em (I-6), (J-6) e (G-10). Cada um deles guardado por um NM.


O caminho mais rápido


Utilize do Unity Warp (level 125) para Xarcabard. Suba na sua montaria e passe direto pelos NM rumo ao ??? atrás deles. Volte pra montaria. Siga para a próxima localização.


O caminho mais aventureiro


Chegue em Xarcabard. Como o ávido jogador de FFXI que está se tornando, a esta altura já deve ter percebido que ir andando tem seu mérito (se dispor de muito mais tempo, é claro, coisa que a vida adulta às vezes não coopera).

As lutas contra os NM serão desafiadoras no level 50, não baixe a guarda. Como informação prévia posso dizer que o Boreal Tiger em (I-5) é fraco contra água e o mais difícil do trio.

Já o Boreal Coeurl em (J-6) tem sua fraqueza contra terra e em dado momento pode utilizar Perfect Dodge, logo não estranhe tudo dando miss, vai passar.

Por fim, o mais fácil do trio em (G-10), Boreal Hound leva mais dano de fogo e luz, possuindo um golpe que recupera seu HP baseado no dano que causa.


Volte ao Maat para conseguir um novo limite de nível, agora podendo chegar ao level 60!

Como o nome da quest tem a ver com o vento que sopra, para esta missão em especial vai precisar de fôlego de sobra. E algumas pedras com longas cinemáticas.

Para iniciar a quest vamos falar com…. adivinha… Maat!

Iremos atrás de três key item, Orcish Crest/Quadav Crest/Yagudo Crest.

Em primeira observação, o jogador precisa ter começado a missão 4-1 de sua nação, “Magicite”, para prosseguir às próximas áreas. Em boa notícia, envolve os mesmos  lugares, logo, dois coelhos em uma só cajadada.


Orcish Crest


Vá para Davoi através do Survival Guide ou da Jugner Forest (saída em G-12).

Estando lá, siga seu caminho até Davoi (H-11). Note que o mapa possui algumas descidas e que pode acabar não conseguindo acessar a área por questão de altura, então pegue a rota por Davoi (J-8) para se certificar que chegará tranquilo.

Tendo entrado na caverna, siga até a parte sudeste do Monastic Cavern (I-8) para voltar a Davoi. Se existir a necessidade de renovar buffs como invisibilidade ou sneak neste exato momento é mais seguro retornar (ou permanecer) ao mapa anterior, Monastic Cavern. A razão sendo que os mobs podem aggrar por magia por mais que não estejam no seu campo de visão ainda ao voltar para Davoi. Podem acreditar quando digo que aprendi isso da melhor/pior forma…

Siga pela ponte até Davoi (J-9) até encontrar uma Wall of Banishing. Para passar precisará da key item Crimson Orb ou que algum player da sua party a tenha. Caso positivo, a pessoa em posse do item deve retirar a invisilibilidade, com cuidado, e interagir  com a parede. Em caso negativo, vamos a seguinte miniquest.


Como conseguir a Crimson Orb


Após interagir com a Wall e receber a mensagem de que algo está bloqueando a passagem, siga diretamente para o forte ao norte em Davoi (J-8) e fale com um Tarutaru chamado Sedal-Godjal para receber uma quest. Partindo do key item White Orb será necessário a mergulhar em quatro localizações pelo mapa. Saberá que uma interação deu certo ao notar o nome do item mudando, White > Pink > Red > Blood. Os locais estão em:

  • Howling Pond: Canto nordeste de Davoi (H-10);
  • Wailing Pond: Canto noroeste de Davoi (L-9);
  • Screaming Pond: Canto nordeste de Davoi (E-8);
  • Groaning  Pond: (fora do mapa) Seguindo rumo ao norte pelo rio em Davoi (H-6) e pegue a direita. Não como simplesmente cair para o rio se estiver em alguma parte acima na maioria das vezes, então pode utilizar as entradas em (D-8)/(J-10)/(H-8).

Um detalhe muito importante é que após conseguir “atualizar” o key item na última pond, o jogador será infligindo com o status negativo Curse por 10 minutos, o qual reduz muito o HP máximo. Você pode o curar com Cursna ou Healing Waltz, ou ainda esperar. Se for por esta última opção, mantenha a invisibilidade e não a renove em espaços abertos, mesmo sem os ver, os monstros deste mapa podem mirar em você mesmo de cima dos desfiladeiros. Eles darão a volta em todo mapa, chamando quem estiver no caminho,e quando perceber será tarde demais.

Volte ao Tarutaru no forte em Davoi (J-8) e entregue a Cursed Orb para receber a Crimson Orb e finalmente poder prosseguir com a jornada pelo Crest. Em outro detalhe importante, caso não tenha descansado antes da Curse e queira o fazer agora, não espere na ponte, os mobs lá embaixo vão lhe ver e, bem, já sabe.


Prosseguindo com o Orc Crest


Ao utilizar a Orb e adentrar a caverna, siga “com a mão encostada” na parede a sua esquerda até o sudoeste de Monastic Cavern (J-6) e interaja com o ???. Existem alguns Orcs NM que tem True Sight (enxergam através do invisible) então cautela é sempre recomendada ao se andar. Não precisa cair de nenhum lugar, cuidado para não precisar dar uma volta toda de novo!


Preparações para o Quadav Crest


Existem algumas informações importantes antes de prosseguirmos com a jornada em si:

  • Diferente do Crest anterior, aqui, para a maior parte das ocasiões o buff Sneak será seu amigo, afinal, Quadav são ruins de vista por viverem em cavernas (não é brincadeira, eles aggram pelo som).
  • No caminho existirá um mob chamado The Afflictor que colocará Curse no jogador. É possível evitar este debuff se interagir com o The Mute em Beadeaux (G-7). Ficará mutado por 15 minutos mais ou menos, mas pelo menos não terá a redução do HP máximo. O mute pode ser curado com o item Echo Drops ao sair da vista do The Afflictor.
  • Três itens são necessários para acessar a parte mais interna de Beadeaux: Silver Bell, Coruscant Rosary e Black Matinee Necklace. Para os obter é necessário, mais uma vez, estar na quest Magicite e fazer mais outras duas missões secundárias.

Silver Bell, Coruscant Rosary e Black Matinee Necklace


  • Silver Bell: Fale com Aldo em Lower Jeuno enquanto estiver com a missão Magicite;
  • Coruscant Rosary: Após falar com o Aldo, interaja com Sattal-Mansal, um tarutaru no mesmo local. Ele pedirá por Quadav Charm, o qual pode ser obtido dos De’Vyu Headhunter em Beadeaux. Retorne para o rapaz para conseguir o rosário;
  • Black Matinee Necklace: O mesmo Sattal-Mansal também pedirá por Quadav Augury Shell, que pode ser obtido dos Go’Bhu Gascon em Beadeaux. Você pode dropar logo este item antes de retornar para deixar o anterior, uma viagem salva 😀

Com os três itens em mãos e as observações feitas, agora sim ao Crest!


Agora sim o Quadav Crest


Entre mais uma vez em Beadeaux e entre pelo túnel em Beadeaux (H-7). Aqui é o momento para ser silenciado pelo The Mute se assim desejar em (G-7). Siga até a saída em Beadeaux (F-8).

O jogador estará fora dos túneis e deve prosseguir até a rampa em (E-10), pode “abraçar” a parede à sua direita para chegar lá. Após subir a rampa, siga para a parte leste do mapa e depois norte rumo a (K-6) tomando cuidado para não cair. Neste ponto ainda, se não deseja ser afligindo pela mesma maldição anterior pode se silenciar mais uma vez em (F-9).

Após chegar em (K-6) você pode cair voltando ao térreo e entrar no túnel logo perto de você

Estando neste novo mapa, seu objetivo está em (M-8). No seu caminho terão três Afflictor para causar curse, mas em (K-8) tem um The Mute para utilizar da mesma estratégia de se silenciar para passar.

Em Qulun Dome, seu alvo está na borda entre (I-6) e (I-7), mas cuidado! Existem dois NMs chamados Ruby Quadav e Adaman Quadav que possuem True Hearing, ou seja, conseguem escutar mesmo durante o buff de sneak, então passe longe deles para que não o escutem.

De uma forma geral, esteja pronto para vazar (Warp Ring/Warp Scroll/Warp) logo depois para evitar uma morte (que também acaba servindo com um warp) se já tiver completado a etapa da quest Magicite neste mapa.


Yagudo Crest


Aparado rápido de informações importantes para a seguinte seção!

  • Lembre-se de se manter hidratado!
  • As senhas mudam diariamente, planeje de acordo para não ficar chegar no fim do dia e acabar tendo mais trabalho. Para conferir a hora dentro do jogo, selecione a opção Time no menu principal. Por via das dúvidas, pode ir ao local e ficar esperando na frente da primeira senha até 00:01.
  • Diferente da etapa passada, invisibilidade será mais útil aqui que o sneak, mesmo assim, os morcegos e os Yagudo Parasite (sanguessugas) irão dar trabalho sem o sneak, então se estiver em level baixo é bom se prevenir.
  • Para acender as tochas em determinado ponto da missão você precisa da Yagudo Torch obtida durante a quest Magicite, não há como avançar sem este item.

Você precisa chegar em Castle Oztroja, território dos Yagudo, a partir da Meriphataud Mountains ou Survival Guide.

Aqui você tem duas opções: seguir direto para a porta e tentar todas as senhas na base da força bruta ou as pegar da maneira legítima.

As possíveis senhas são:

  • Domi
  • Puqu
  • Gadu
  • Deggi
  • Mjuu
  • Xalmo
  • Haqa
  • Mong
  • Ouzi
  • Duzu
  • Buxu
  • Quu
  • Misu
  • Xicu
  • Ovzi
  • Duxo
  • Zhuu

Agora, se deseja descobrir por si só quais as senhas do dia a próxima sessão se encarregará disto.


Maneira legítima

Será necessário recolher a senha de três brass statues pelo mapa. Relembrando que mesmo que pegue todas as senhas e o dia virar dentro do jogo antes de abrir a porta será necessário fazer tudo de novo, então atenção à hora de começar!

  1. Primeira senha: Siga para o sudeste de (H-8) e interaja com a Brass Door, logo mais a frente deve enxergar a estátua. Interaja mais uma vez e terá a primeira senha.
  2. Segunda senha: (recomendo muito fortemente pular para a terceira senha antes desta) Vá para (J-8) subindo as escadas ao próximo mapa. Siga o caminho por (I-7) -> (H-7) -> (H-8) rumo à saída em (G-7). Neste novo mapa só siga para o norte em direção ao (I-7). Ao trocar de mapa mais uma vez, siga em direção ao sul até o canto sudeste de (H-9) para a segunda senha.
  3. Terceira senha: Em relação ao mapa da primeira senha, pegue a saída em (J-8) e siga para o noroeste de (I-8). Vai perceber que não tem um caminho direto para lá apesar de parecer isto no mapa, então terá de dar a volta rumo na seuginte ordem (I-9) > (H-9) > (H-10). Aproveitando o caminho, logo ao lado em (I-10) terá uma porta com a combinação de alavancas que precisará depois das senhas.

No mesmo mapa da terceira senha haverá uma Brass Door em (G-8), a combinação das quatro alavancas necessárias para a abrir está no mesmo andar em uma sala em (I-10), caso não tenha passado lá, a hora é agora.

Após interagir com a Brass Door você terá aggro dos monstros perto, mas se correr seguindo as escadas por volta de um minuto deve chegar ao próximo mapa, perdendo o aggro. Se acreditar que o seu personagem vai aguentar os golpes até lá, perfeito.

No novo mapa, mais uma rodada de invisibilidade recomendada e lembrar de não pisar nos Yagudo Parasite rumo à (H-11).

Para passar pela porta em (H-7) será necessário acender as tochas com a Yagudo Torch em (G-7), (G-8), (H-7) e (H-8). Como existem Yagudo de level alto perto de cada uma delas o combate não é recomendado, então seria esperar próximo, tirar a invisibilidade apenas quando estiverem mais longe, interagir e recolocar a invisibilidade.

Após acender as quatro tochas siga para a porta, abra, fique em cima de um círculo vermelho na frente da Brass Statue e coloque as três senhas que descobriu (ou que irá chutar). Aviso: se pulou da primeira senha para a terceira como recomendado, estas duas ainda serão as representantes do primeiro e terceiro slot. Ao acertar, o chão vai se abrir e cairá automaticamente no próximo mapa.

O objetivo final estará logo mais a frente, no meio da plataforma central em ponto “???” que pode interagir, mas cuidado! Mesmo com a invisibilidade existe um NM chamado Tzee Xicu the Manifest e outros mobs como Yagudo Avatar, Yagudo High Priest e Yagudo Templar que possuem true sight, então não passe perto destes rumo ao “???”, qualquer outro está ok.


Após ter os três brasões/crests, pode esfregar na fuça do entregar ao Maat para liberar os levels até o 65, yay!

Para chegar ao level 70 você precisa saber das fofocas, então não seja um dos bobocas e procure pelas docas e afora!

Para a alegria de toda uma nação, a seguinte quest não envolve lutas diretas, mas irá precisar de 4 Kindred’s Seals que dropam de monstros acima do level 50 e que rendem algum ponto de experiência ao jogador após serem derrotados.

Caso você possua algum outro selo (Beastmen’s Seal/High Kindred’s Crest/Sacred Kindred’s Crest), pode dar trade com o Shami em Port Jeuno (H-8), atrás de uma cabaninha perto da parede. A cada 3 selos guardados com ele pode retirar 1 Kindred’s Seal em troca.

Ao falar com Maat estando no mínimo level 61, ele dará 4 expressões que se relacionam com 4 NPCs do mundo de Vana’diel. Normalmente é um NPC de cada nação e outro em Selbina ou Mhaura. Tendo os encontrado, dê trade de um Kindred’s Seal, se for a pessoa certa, deve receber uma das quatro Key Item XXXX Stone. Para facilitar sua vida, utilize o ctrl+F ou Localizar para encontrar mais rápido na seguinte lista.

Estrutura:

  • Pista dada pelo Maat

Nome do NPC

Localização do NPC

  • A boy who only thinks of his sick mother.

Raminel

Southern San d’Oria (F-8) [Fica se movimentando]

  • An Elvaan who likes her knives sharp.

Sobane

Southern San d’Oria (D-6)

  • A little girl who wants to be a Royal Knight, just like her brother.

Taurette

Northern San d’Oria (F-7)

  • A young elvaan whose breath stinks.

Maloquedil

Northern San d’Oria (J-8)

  • A young man looking for a job where they’re not too rough with him.

Sheridan

Port San d’Oria (H-10)

  • An old man running the Consortium warehouses.

Fontoumant

Port San d’Oria (H-10)

  • A second knight who specializes in the nirvana slash.

Brifalien

Port San d’Oria (H-8)

  • A shopkeeper who longs for customers that want more than scrolls of Stone.

Rugiette

Port San d’Oria (J-8)

  • A pioneer of the Palborough Mines.

Babenn

Bastok Mines (J-6)

  • A boy watching over Dalzakk’s home while he’s off adventuring.

Gwill

Bastok Markets (E-11)

  • A girl who is positive robes and bronze subligaria are the lastest fashion.

Brygid

Bastok Markets (K-9)

  • A girl who thinks she can never be as good as her sister.

Kaede

Port Bastok (J-5)

  • A woman who lost her husband in an accident in the Palborough Mines.

Hilda

Port Bastok (E-6)

  • Bastok’s number five “doorman.”

Naji

Metalworks (J-8)

  • A man so quiet, his boss is ready to call him “Silent Mountain”.

Raibaht

Metalworks (G-8)

  • A man who is ready to move Bastok into the age of magic.

Lucius

Metalworks (J-9)

  • The smartest looking mithra child.

Koko Lihzeh

Windurst Waters, mapa do norte (K-6)

  • A woman everybody called a “strange little poppet” when she was younger.

Kerutoto

Windurst Waters, mapa do sul (J-8)

  • A little girl sick of being left out all the time.

Shanruru

Port Windurst (H-5)

  • A man that gets upset when anyone tells him that “hats suck.”

Boizo-Naizo

Windurst Woods (H-10)

  • A lady looking for another tasty frog.

Sola Jaab

Windurst Woods (K-10)

  • A man known for his magic doll upgrades.

Koru-Moru

Windurst Walls (E-7)

  • A lady that jumps for joy at the sight of Rolanberry souvenirs.

Kupipi

Heavens Tower

  • A man looking for something snappy to hook his customers.

Naiko-Paneiko

Windurst Waters, mapa do sul (C-11)

  • A weaving woman who lost her memory in Selbina.

Mathilde

Selbina (H-9)

  • A Galkan child who is great at hiding.

Vobo

Selbina (I-7)

  • A man who started raising his own sheep to get some good wool.

Melyon

Selbina (I-9)

  • A pupil of Zaldon who knows his fish.

Gabwaleid

Selbina (H-9)

  • A girl whose fiancé is all the way in Selbina.

Celestina

Mhaura (G-8)

  • A small mayor in a small town.

Ekokoko

Mhaura (F-9)

  • A guy who knows a lot about pirates for somebody that’s never met one.

Bihoro-Guhoro

Mhaura (G-9)

  • A kid that wants to work with monsters when he grows up.

Jikka-Abukka

Mhaura (H-9)


Ao conseguir as quatro XXXX Stone, retorne ao Maat para uma conversa e ter liberado o novo limite de level até o 70!

Se você ainda não curte bater em idoso saiba que este pode ser tão habilidoso que logo se tornará também impiedoso 😀

Para liberar o novo limite a próxima quest pode ser uma das 8 seguintes, então prepara o ctrl+f ou Localizar para chegar na sua missão na paz de Altana.

De maneira geral, é necessário estar lvl 66+, mas recomendaria fortemente estar no 70 e os melhores equipamentos possíveis.

Bom ressaltar desde já que caso complete uma destes quests não precisará fazer nenhuma outra, logo pode escolher a que achar mais legal e tiver a job disponível no level 70.


Shattering Stars

Jobs: Bard, Beastmaster, Black Mage, Dark Knight, Dragoon, Monk, Ninja, Paladin, Ranger, Red Mage, Samurai, Summoner, Thief, Warrior ou White Mage.


Essa missão é ao mesmo tempo simples e complicada, mas iremos por partes e explicando junto

  • Esteja level 66+ e fale com Maat

O mínimo seria esse, mas provavelmente não irá conseguir com este nível, então o mínimo saudável passa a ser o limite, level 70.

  • Consiga um Testimony da job com que vai fazer a luta.

Pelo fato de serem 15 jobs diferentes, aqui em especial recomendaria uma busca externa com a frase “[nome da job]’s testimony ffxi” no google para não preencher ainda mais essa seção já recheada de informações.

  • [Opcional] Uma tremenda recomendação é conseguir o key item Rhapsody in Umber através da quest “A Land After Time” presente na jornada das Rhapsodies of Vana’diel.

Deve demorar cerca de 6 horas para alcançar esta missão se não chegou a fazer nenhuma até então (é a nona), a depender da sorte em alguns drops de mobs. Uma outra coisa boa desta quest é desbloquear o acesso a Escha – Zi’Tah, um mapa muito bom para farm de níveis (sempre passo por lá ao treinar uma job nova)

Com este key item será possível evocar os trusts durante a luta.

  • Dê trade do Testimony com o Maat

Ele oferecerá o transporte para a entrada do Battleground. Pelo menos pagou a coca.

  • Dê trade do testimony com a entrada do Battleground para ser teleportado para a luta.
  • Hora de apanhar de bater em idoso

Esta luta não deve ser subestimada em nenhum grau. Era o ápice do jogo em algum momento e isto reflete o nível de dificuldade para conseguir o último desbloqueio daquele tempo. Atualize seus equipamentos para o melhor que conseguir, comida, tenha sua habilidade especial de uma hora disponível, assim como esperança no coração.

Sua subjob irá ser desabilitada e o Maat terá acesso a todas as habilidades de sua job (a especial de uma hora inclusa) além das próprias dele. Basicamente um monk/job.

Não será necessário zerar seu HP e algumas das lutas podem ter uma condição especial de vitória oculta (ex: WHM só precisar sobreviver por 5 minutos após iniciar a luta ou THF conseguir roubar algo dele)

A batalha tem um timer de 10 minutos contando a partir do momento em que pisar na arena depois da troca na entrada. Esta informação é relevante porque a medida que o tempo for se esgotando uma espécie de soft enrage começa com Maat desferindo muitos golpes seguidos.

Caso falhe em vencer, pode usar o mesmo testimony mais duas vezes (no total de 3 tentativas por item) antes de precisar de outro, mas vai precisar andar até a entrada.

  • BG: Balga’s Dais

Teleporte mais próximo: Giddeus #1
Jobs: MNK WHM SMN

  • BG: Horlais Peak

Teleporte mais próximo: Yughott Grotto #1
Jobs: WAR BLM RNG

  • BG: Qu’Bia Arena

Teleporte mais próximo: Fei’Yin #1
Jobs: PLD DRK BRD

  • BG: Waughroon Shrine

Teleporte mais próximo: Palborough Mines #1
Jobs: RDM THF BST

  • BG: Chamber of Oracles

Teleporte mais próximo: Quicksand Caves #1
Jobs: SAM NIN DRG

Volte a falar com o Maat após a vitória e aprecie o novo limite indo até level 75 para todas as jobs

Caso queira o trust do Maat só precisa o derrotar mais 5 vezes utilizando 5 jobs diferentes quaisquer, assim como se quiser o seu chapéu (equipamento) só precisa fazer isso utilizando todas as 15 jobs do jogo base e Rise of the Zilart. Pelo menos o chapéu vem com um teleport para poder se teletransportar pro lado dele de onde estiver. É sério, é esse o encantamento no item.


Achieving True Power

Job: Puppetmaster


  • Esteja level 66+ e fale com Sharmarhaan em Bastok Markets (F-9).
    Consiga um Puppetmaster’s Testimony dos Trolls (Shieldbear ou Surveillant) em Bhaflau Thickets ou do Troll Engaver em Halvung.

Estes mobs tem nível acima do 70, então vá devidamente preparado.

  • [Opcional] Uma tremenda recomendação é conseguir o key item Rhapsody in Umber através da quest “A Land After Time” presente na jornada das Rhapsodies of Vana’diel.

Deve demorar cerca de 6 horas para alcançar esta missão se não chegou a fazer nenhuma até então (é a nona), a depender da sorte em alguns drops de mobs. Uma outra coisa boa desta quest é desbloquear o acesso a Escha – Zi’Tah, um mapa muito bom para farm de níveis (sempre passo por lá ao treinar uma job nova)

  • Troque o testimony com o Sharmahaan para ser transportado à arena do BG. Troque o testimony com a entrada para iniciar a luta.
  • Lute pela vida

Diferente do Maat, esta é uma luta criada em tempos posteriores, mas da mesma forma não deve ser subestimada

Aqui também não terá acesso à sua subjob. O objetivo é utilizar seu automaton como tank para distrair o Sharmahaan enquanto se concentra no Valkeng. É basicamente uma luta de pokemon modificada.

  • Volte a falar com o Sharmahaan após a vitória para o novo limite.

Breaking the Bonds of Fate

Job: Corsair


Para a jornada rumo ao One Piece iniciaremos nossa viagem conseguindo o difícil Testimony dos Corsários.

  • Obter o Corsair’s Testimony

Difícil pela pouquíssima quantidade de mobs que o dropam no mapa e o tempo de respawn, sendo Merrow Icedancer em Arrapago Reef (4 mobs com respawn de 16 minutos) e Lamia Fatedealer em Caedarva Mire (2 mobs com respawn de 5 minutos). Seja qual for sua escolha, deve contar com a sorte mais do que nunca para esta primeira etapa.

  • Examine o ponto “???” em Arrapago Reef (H-10) para ter uma cutscene.

Irá lembrar do lugar porque foi o mesmo que teve de passar para liberar a job.

  • [Opcional] Uma tremenda recomendação é conseguir o key item Rhapsody in Umber através da quest “A Land After Time” presente na jornada das Rhapsodies of Vana’diel.

Deve demorar cerca de 6 horas para alcançar esta missão se não chegou a fazer nenhuma até então (é a nona), a depender da sorte em alguns drops de mobs. Uma outra coisa boa desta quest é desbloquear o acesso a Escha – Zi’Tah, um mapa muito bom para farm de níveis (sempre passo por lá ao treinar uma job nova)

  • Troque o Testimony com o ponto “???”

Isso irá lhe fazer ir mais uma vez a Talacca Cove

  • Troque o Testimony com o Rock Slab
  • Coloque sua melhor música de pirata e vá à luta

Capitã Qultada tem acesso a todos os rolls de corsário, além das balas especiais do Quick Draw e a habilidade especial de uma hora (Wild Card).

Sempre como uma questão de sorte, a habilidade Slug Shot pode ser sua maior aliada.


The Beast Within

Job: Blue Mage


Tá saindo da jaula o monstro diretamente para os campos de Vana’diel!

Será necessário completar três missões da Artifact Gear antes de poder acessar esta missão, em ordem:

  • Begginnings
  • Omens
  • Transformations

Como um guia de limit breaks, iremos focar na quest em questão, mas com o devido aviso do que necessita além do Blue Mage’s Testimony.

  • Consiga o Blue Mage’s Testimony dos Mamool Ja Mimicker em Wajaom Woodlands e Mamook.
  • [Opcional] Uma tremenda recomendação é conseguir o key item Rhapsody in Umber através da quest “A Land After Time” presente na jornada das Rhapsodies of Vana’diel.

Deve demorar cerca de 6 horas para alcançar esta missão se não chegou a fazer nenhuma até então (é a nona), a depender da sorte em alguns drops de mobs. Uma outra coisa boa desta quest é desbloquear o acesso a Escha – Zi’Tah, um mapa muito bom para farm de níveis (sempre passo por lá ao treinar uma job nova)

  • Fale com Waoud no Whitegate
  • Dê trade do Testimony com o Imperial Whitegate em Aht Urhgan Whitegate.
  • Sendo teleportado para Jade Sepulcher, troque o Testimony mais uma vez para iniciar a luta
  • Dê play no Da Ba De Da Da e boa luta

Raubahn tem acesso a todas as magias de blue mage até o level 70, exceto as do passado, e isso por consequência pode tornar a luta muito fácil ou extremamente difícil dependendo das magias escolhidas porque seu oponente terá um tempo de casting entre 1 e 2 segundos, completamente diferente de você restringido pelo tempo normal.

No geral a ideia é focar 100% na ofensiva para derrotar primeiro antes de ser derrotado, porque mesmo para magias de cura a relação entre o tempo de casting e o tempo que você está parado levando dano faz que essa seja uma estratégia infrutifera.

Em última recomendação, leve Echo Drops, pode precisar.

  • Com o seu novo limite é hora de partir para novas caças.

Survival of the Wisest

Job: Scholar


Semelhante ao Dancer, além do nível 66+ você deverá completar todas as quests de artifact Gear, em ordem:

  • On Sabbatial
  • Downward Helix
  • Seeing Blood-red

Como um guia de limit breaks, iremos focar na quest em questão, mas com o devido aviso do que necessita além do Scholar’s Testimony.

  • Após ter completado as três quests anteriores, entre em Xarcabard estando como Scholar para rolar uma cutscene
  • Consiga o Scholar’s Testimony com os Orcs em East Ronfaure [S] ou em The Eldieme Necropolis [S]

Se ainda lembra dos Lichs em The Eldieme Necropolis do presente, consequentemente irá escolher os orcs de East Ronfaure [S] como alvos para tentar dropar o item. Até porque são mais fracos e tem um tempo de respawn mais curto.

  • [Opcional] Uma tremenda recomendação é conseguir o key item Rhapsody in Umber através da quest “A Land After Time” presente na jornada das Rhapsodies of Vana’diel.

Deve demorar cerca de 6 horas para alcançar esta missão se não chegou a fazer nenhuma até então (é a nona), a depender da sorte em alguns drops de mobs. Uma outra coisa boa desta quest é desbloquear o acesso a Escha – Zi’Tah, um mapa muito bom para farm de níveis (sempre passo por lá ao treinar uma job nova)

  • Troque o Testimony com o Indescript Markings em Xarcabard no limiar entre (G-8)/(H-8)
  • Ao ser transportado para outra sala, toque na porta para mais uma cutscene
  • Troque o Testimony com a porta da Throne Room para iniciar a luta

Você só precisa derrotar o Gunther para conseguir a vitória, então pode ignorar o Crimson Grimoire se assim conseguir.

  • Após a vitória, profit com novo limite liberado.

A Furious Finale

Job: Dancer


O nome “finale” não é à toa, porque um dos requisitos para o limit break de dancer é ter completado todas as quests da Artifact Gear até aquele ponto, na ordem:

  • The Unfinished Waltz
  • The Road to Divadom
  • Comeback Queen

Como um guia de limit breaks, iremos focar na quest em questão, mas com o devido aviso do que necessita além do Dancer’s Testimony

  • Fale com Laila em Upper Jeuno (G-7)
  • Consiga o Testimony dos Quadav do passado (Grauberg[S]/North Gustaberg[S])

Mobs: Amber Quadav/Amethyst Quadav/Greater Quadav/Young Quadav/Veteran Quadav/Young Quadav/Greater Quadav/Veteran Quadav/Amethyst Quadav/Sapphirine Quadav

  • [Opcional] Uma tremenda recomendação é conseguir o key item Rhapsody in Umber através da quest “A Land After Time” presente na jornada das Rhapsodies of Vana’diel.

Deve demorar cerca de 6 horas para alcançar esta missão se não chegou a fazer nenhuma até então (é a nona), a depender da sorte em alguns drops de mobs. Uma outra coisa boa desta quest é desbloquear o acesso a Escha – Zi’Tah, um mapa muito bom para farm de níveis (sempre passo por lá ao treinar uma job nova)

  • Troque o testimony com Laila e com a entrada do BG após aceitar o desafio.
  • “Lip sync for your life” – RuPaul

A luta com Laila é regrada de buffs e skills como uma dancer que nem você. Neste ponto, é uma luta equiparada considerando seu equipamento defensivo de Artifact Gear, então apenas planeje de acordo com a situação o uso de TP.

Não é necessário fazer seu HP chegar em 0 para vencer a luta.

  • Volte a falar com Laila para o novo limite de nível.

Endeavoring to Awaken

Job: Rune Fencer (a melhor job)


Uma boa notícia é que as jobs de Seekers of Adoulin (Rune Fencer/Geomancer) não precisam dos Testimony como todas as outras jobs até então. A má notícia é que todos os loucos que forem fazer esses Limit Breaks terão de enfrentar áreas com mobs acima do level 100… estando travado no 70. Em termos práticos isso significa que um deslize vai te fazer voltar ao home point antes mesmo de conseguir terminar de falar “catapimbas”.

Talvez eu tenha sido um dos loucos…

  • Fale com Octavien em Eastern Adoulin (I-8) com o level 66+ e receber um key item, Ephemeral Endeavor
  • [Opcional] Uma tremenda recomendação é conseguir o key item Rhapsody in Umber através da quest “A Land After Time” presente na jornada das Rhapsodies of Vana’diel.

Deve demorar cerca de 6 horas para alcançar esta missão se não chegou a fazer nenhuma até então (é a nona), a depender da sorte em alguns drops de mobs. Uma outra coisa boa desta quest é desbloquear o acesso a Escha – Zi’Tah, um mapa muito bom para farm de níveis (sempre passo por lá ao treinar uma job nova)

  • Vá para Eastern Adoulin (F-7) e entre em Rala Waterways

Ah… que boas memórias de Rala Waterways *flashbacks de guerra com gritos, morcegos, aranhas e leeches*… é… muito cárater foi construído naquele esgoto.

  • Siga para a parte leste de Rala Waterways (M-6)
  • Fale com Yeggha Dolashi na porta do Watergarden Coliseum
  • Selecione a “Entrance: Coliseum” atrás do NPC e selecione o nome da presente quest

Neste momento irá aparecer um texto sobre outros membros da party, mas tem de ir solo mesmo.

  • Boa luta!

Você terá de enfrentar Zurko-Bazurko primeiro. Um Rune Fencer que irá partir para cima, mas não tem tanto HP. Não fique feliz depois de derrotar, pois…

Ainda há Sverdhried! A segunda Rune Fencer não irá atacar até engajar no combate você mesmo e esta sim será bem mais forte, mas acredite no poder da amizade (trusts) e potencialmente tudo irá sair bem se estiver bem equipado.

Terá 10 minutos para derrotar os dois. Se vencer do primeiro e morrer para a segunda pode reiniciar a luta diretamente na Sverdhried.

  • Em vitória, receberá a Enlightened Endeavor do Braga
  • Retorne a Octavien e terá acesso ao level 75!

Elementary, My Dear Sylvie

Job: Geomancer


Uma boa notícia é que as jobs de Seekers of Adoulin (Rune Fencer/Geomancer) não precisam dos Testimony como todas as outras jobs até então. A má notícia é que todos os loucos que forem fazer esses Limit Breaks terão de enfrentar áreas com mobs acima do level 100… estando travado no 70. Em termos práticos isso significa que um deslize vai te fazer voltar ao home point antes mesmo de conseguir terminar de falar “catapimbas”.

  • Fale com Sylvie em Western Adoulin (I-5) estando level 66+

Caso ela não inicie a quest e cobre por um handbell, cancele o dialógo e tente novamente.

  • Vá para o Frontier Bivouac #1 em Morimar Basalt Fields e fale com Dabnorrin

Se ainda não chegou a ir, é uma pernada boa até Morimar Basalt Fields.

  • Munido do key item Vessel of summoning, vá para a Primordial Convergence perto do Ergon Locus em Snowdrift Arbor (K-6)
  • Ao interagir com a Convergence, um NM chamado Burgeoning Flames irá aparecer
  • Você sabe o que fazer

O risco de lutar em um campo aberto e não uma arena específica são os mobs errantes, então atenção redobrada aos seus arredores e se posicione de acordo para não deixar esta luta mais difícil do que seria

Se conseguir derrotar a fera pode interagir mais uma vez com a Convergeance para conseguir o novo limite de nível, se não, pode pegar mais um vessel of summoning por dia de graça com Dabnorrin até obter a vitória.


Prontamente após os traumas recém superados de outrora, é chegada enfim a hora de relaxar um pouco melhor agora.

Razão para este relaxamento é que a partir daqui o padrão de todas as quests se repetem, variando algo menor aqui e ali.

Diferente dos limits breaks anteriores, agora de fato você precisa estar no level máximo permitido, ou seja, level 75. Fale com o Nomad Moogle em Ru’Lude Gardens (H-5) para iniciar a quest.

Nisso, você irá adquirir o Key Item chamado Limit Breaker que permitirá acumular Merit Points. Com 3 Merit Points e 5 Kindred’s Seals, dê trade com o Nomad Moogle para dar os Seals e liberar o novo limite de level 80 🙂

“Mas o que são Merit Points?”

São pontos que se ganha ao invés de pontos de experiência e que servem para “comprar” upgrades para sua job. A cada 10.000 Limit Points, o jogador ganha 1 Merit Point, ou seja, para a quest em questão serão necessários 30.000 limit points, o equivalente a 30.000 pontos de experiência. E dale farm!

Caso não esteja no level máximo, pode trocar o modo entre pontos de exp. e limit points no menu a qualquer momento (Status -> Merit Points -> Mode Switch).

Caso morra com o modo de limit points ligados, ainda perderá a experiência normal e para a recuperar precisa selecionar de novo o modo de exp no menu citado anteriormente.

Mais informações serão incluídas em guia posterior.

De volta ao Moogle amigo, temos mais uma meta divertida do bendigo farm. Ou seria castigo?

Estando level 76+, volte a falar com o mesmo Nomad Moogle para liberar a quest. Munido de 5 Kindred’s Crest e 4 Merit Points (40.000 limit points), dê trade dos Crests para liberar um novo limite de level podendo ir agora até o 85!

Espero que tenha guardado mais crests porque a jornada para o topo está aos poucos chegando aos seus momentos mais loucos.

Para iniciar a quest voltamos a falar com o Nomad Moogle anterior estando level 81+, não será necessário lutar ou buscar algum item em específico, a não ser 10 Kindred’s Crests e 5 Merit Points.

Após a troca usual você deverá auxiliar o nosso idoso preferido a ganhar um jogo parecido com pedra-papel-tesoura. Funciona da seguinte forma:

  • Vermelho (“Raging Beast”) vence de Azul (“Silent Wind”)
  • Azul (“Silent Wind”) vence de Verde (“Soaring Dragon”)
  • Verde (“Soaring Dragon”) vence de Vermelho (“Raging Beast”)

O jogador deve indicar uma pose para Maat e conseguir a melhor de 5, ou seja, 3 vitórias para liberar o novo limite de level. Caso não consiga, a disputa se repete. Sim, depois de tudo até aqui o seu novo cap irá ser decidido em um jankenpo.

Não há uma estratégia oculta ou fórmula secreta para ganhar sempre, mas a cada rodada que não ganhar vai ter acesso a alguma dica para facilitar, então fique tranquilo. A opção “Assess the situation” serve para ver quem está ganhando, caso perca a conta.

De volta ao farm rumo ao level 86!

A esta altura do campeonato fico pensando se meu talento para rimas não é inato.

Rumo ao penultimo passo do caminho para o fim do free trial que é chegar no level 99, dessa vez você irá precisar de uma tesoura, papel, dois clipes…. espera, instruções erradas, na verdade precisará de lvl 86+, 1 (um) Kindred’s Crest, 10 Merit Points e um dos itens da lista abaixo:

  • Bloody Robe

Mob: Bogy (só aparece a noite)

  • Crab Apron

Mob: Sniper

  • Damselfly Worm

Mob: Damselfly (não sei se já percebeu, mas potencialmente já pegou estes itens antes se seguiu por Selbina e suas quests da Rhapsody)

  • Dangruf Stone

Mapa: Drangruf Wadi (I-5)/(J-5) – examine um ponto “???” no chão na borda entre estas duas coordenadas durante o tempo Sunny/Clear. O ponto só aparece com este clima em específico.

  • Dhalmel Saliva

Mob: Bull Dhalmel. Tem de ser o Bull mesmo.

  • Faded Crystal

Troque qualquer cristal com qualquer Telepoint (aqueles cristais pontudos que apenas White Mages podem usar para teleportar)

  • Magicked Skull

Mob: Ghoul

  • Orcish Armor Plate

Mob: Orcish Grunt/Orcish Neckchopper/Orcish Stonechucker/Orcish Cursemaker/Orcish Fighter/Orcish Serjeant/Goblin Tinkerer/Goblin Ambusher/Goblin Butcher/Goblin Mugger/Goblin Gambler/Goblin Leecher

  • Orcish Axe

Mob: Orcish Fodder (boas lembranças para quem começou em San D’Oria)

  • Quadav Backscale

Mob: Greater Quadav/Onyx Quadav/Veteran Quadav/Brass Quadav/Copper Quadav/Old Quadav/Goblin Ambusher/Goblin Tinkerer/Goblin Butcher

  • Siren’s Tear

Mapa: North Gustaberg (J-8)/(J-9) – precisa desequipar sua arma principal e secundária/escudo antes de interagir com o ponto “???”. Caso não faça, o ponto simplesmente mudará para algum lugar ainda nas redondezas para tentar de novo.

  • Valkurm Sunsand

Mapa: Valkrum Dunes (H-9) – cheque perto do navio naufragado um ponto “???” durante o tempo dust storms. Mais uma vez, apenas durante este clima o ponto aparecerá.

  • Wild Rabbit Tail

Mobs: Savanna Rarab/Mighty Rarab/Vorpal Bunny

  • Yagudo Caulk

Mobs: Yagudo Mendicant/Yagudo Piper/Yagudo Persecutor/Yagudo Priest/Yagudo Theologist/Yagudo Votary/Goblin Mugger/Goblin Leecher/Goblin Gambler

O item é aleatório e se esquecer pode trocar um item qualquer com o Nomad Moogle que ele te lembra, algo como “não foi isto que pedi, era X”. Com o Crest e o item solicitado devidamente trocados, assim como os merit points gastos é hora de outro minigame.

Fale com o Nomad Moogle mais uma vez. Diversas falas explicativas, mas após selecionar “Ready!”, um comando de “Push!” aparece, assim como uma série de “…” no seu log, cada uma delas representa que um segundo passou. Isto é para você pegar o ritmo.

Você deve selecionar o “Push!” exatamente no décimo segundo, mas o jogo irá parar de anunciar em algum momento, os segundos finais são por sua conta.

Ex:

…?

(4 segundos passados, os seis seguintes o jogador deve contar por si só e não aparecerão no log)

Caso erre pode sempre tentar de novo, então vá tranquilo e bem vindo ao level 95!

Enfim, o fim.

Para o último pulo será necessário ter level 91+, mas recomendaria fortemente level 95 e bons equipamentos, a luta seguinte pode não ser carinhosa.

Fale com o Nomad Moogle, troque uma Seasoning Stone e aceite o desafio, mas não aceite o teleport ainda! Selecione “Nowhere yet” porque há um item que pode auxiliar na batalha. Fale com o  Maat para a próxima etapa e treinamento.

A Seasoning Stone só dropa de monstros level 95+ (exceto pelo Goblin Conjurer em Dangrufi Wadi, que tem level 86/90), mas pode estar disponível por 10 login points também, então confira no seu moogle de l.p. mais próximo.

Existe um item chamado Olde rarab tail que ao ser utilizado durante a seguinte luta deixa o alvo imóvel, sem se movimentar ou atacar, assim como reduz a resistência a dano por 90 segundos.

A boa notícia é que pode fazer mais de um Olde rarab tail, a má é que não é tão  trivial obter os ingredientes. Primeiro, será necessário mais uma Seasoning Stone, além de um Fossilized Bone e outra Fossilized Fang (pode ser por drop ou login points).

Munidos dos itens, troque com Degenhard em Bastok Markets (I-10) por um tail e retorne ao Nomad Moogle para entrar na luta.

Seu alvo é outro monk diferente do Maat com aproximadamente 27.000 pontos de vida. Pode ser uma batalha complicada a depender das preparações, mas ainda pode usar os trusts e tails para auxiliar.

Caso seja derrotado, pode pegar outro key item de entrada ao trocar 5 High Kindred’s Crest e 1 Merit Point com o Nomad Moogle e para retornar mais rápido ao campo de batalha pode falar com Domenic dentro do Neptune’s Spire Inn em Lower  Jeuno.

Depois da vitória, retorne ao Moogle para uma última cutscene e enfim o novo limite de level 99. Agora dá para começar a jogar de verdade 🙂

Considerações finais

É incrível como até mesmo uma coisa que tomamos como garantida, o level 99, é objeto de desafio no FFXI. Fazer este guia foi relembrar das dificuldades enfrentadas com um sorriso no rosto, ao mesmo tempo tão distantes e frescas na memória.

Como este é um conteúdo paralelo à história principal, mas ao mesmo tempo necessário para ela, é algo diferente do que já fora produzido antes pelo fato de ter de retornar diversas vezes ao invés de memorizar alguma informação específica, então teve o seu corpo adaptado em cada seção a fim de não cansar ainda mais.

Das rimas às recomendações, o desejo que fica é de que possa aproveitar para quebrar os seus limites e ir um pouco mais além, pronto para a próxima reviravolta que a jornada espera lhe oferecer, assim sendo, さらばだ!

(E até o próximo guia!)
Author: Aro
Idealista que se empolga com música, comida, pescaria, trocadilho, boas histórias, filosofia, animais, café, pessoas animadas e... na verdade, eu me empolgo fácil mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *