Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo | Review

Olá, moogles lindos! Aqui é a Yu e sejam bem vindos a mais uma review.

Para minha alegria mais um jogo de terror, podem esperar por mais conteúdo de terror porque depois de RPG esse é um dos meus gêneros favoritos!

Hoje venho trazer à vocês Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo, uma visual novel para fãs do lado assustador do folclore japonês e de suspense investigativo.

Meu super agradecimento a Square Enix Latam por nos ter enviado a key do jogo no dia do lançamento 💕


História

Paranormasight é um jogo inspirado pelas Sete Maravilhas de Honjo, uma coleção de histórias de fantasmas e lendas urbanas do período Edo que foram transmitidas de boca em boca, ou seja, aquele famoso “baseado em fatos reais” que vemos no final dos filmes que não nos deixa mais dormir a noite.

Durante o período Edo, a atual área de Sumida em Tóquio era conhecida como uma área rural chamada Honjo, uma região famosa por seus campos escuros e vazios com reputação de serem assombrados. Com apenas algumas casas espalhadas por sua paisagem, os viajantes faziam desvios ao redor de Honjo para evitar a passagem à noite.

A reputação assombrada de Honjo tornou-se tão famosa que várias de suas lendas de fantasmas foram coletadas e chamadas de “Honjo Nanafushigi”, que em português significa “As Sete Maravilhas de Honjo”.

As Sete Maravilhas de Honjo serviram de fonte de inspiração para vários meios de arte e entretenimento, incluindo videogames. Hoje, as Sete Maravilhas de Honjo são amplamente lembradas como atrações turísticas e os visitantes podem fazer passeios a pé na ala de Sumida para aprender tudo sobre as lendas, algumas das quais você pode encontra no jogo.

Com isso, o jogo irá desenvolvendo aos poucos os que são os 7 mistérios de Honjo e suas maldições por meio do ponto de vista de três personagens.

Você pode achar que só isso parece pouco a se revelar sobre a história, mas ele é daquele tipo de jogo que quanto menos você souber melhor será sua experiência.


Gameplay

Por ser uma visual novel com point-and-click os comandos costumam ser bem simples, sendo usados principalmente para movimentar a visão do personagem que você controla e interagir com coisas muito especificas no cenário, porém tenho uma ressalva.

A versão que eu joguei foi a de Switch, estando disponível para Steam e Celulares também. Tanto durante minha stream (que se você perdeu, ainda é possível assistir no canal secundário)  quanto off-screen eu joguei com o Switch no Dock pelo conforto, porém isso fazia com que a única forma de controlar o cursor que move a câmera e clica nos objetos, fosse por meio dos analógicos, o que sinceramente não era muito confortável.

Você se acostuma conforme joga, mas a experiência usando o cursor do mouse ou o touch do celular/switch permite que a movimentação e interação fique bem mais confortável além de dar mais imersão.

O jogo não possui legendas em PT-BR, então se você não tem um conhecimento sobre inglês ou japonês (que são os idiomas disponíveis) , infelizmente o jogo perde o significado, já que o foco dele está nos diálogos.


Trilha sonora e artes

O jogo inteiro é composto por artes estáticas como é comum de muitas visual novels, então independente da plataforma que você escolher, não tem muito o que se preocupar com “gráficos”.

Gostei bastante dos traços e achei que combinou bem com a estética do folclore japonês, inclusive em um primeiro momento, ele chegou a me lembrar bastante o anime Iami Shibai pela forma da introdução (se você gostou do anime, vai adorar esse jogo, e vice-versa!).

A trilha sonora também não fica para trás, desde musicas mais descontraídas para te acompanharem em um café quanto sussurros inquietantes para causar aquele desconforto básico da tensão de um jogo de terror.


Considerações finais

Como uma apaixonada por um terror paranormal, Paranormasight me surpreendeu muito mais do que eu esperava.

Quando digo isso, não é por ter esperado pouco dele, pelo contrário! Fiquei animada e ansiosa para poder jogar desde o momento em que coloquei meus olhos no trailer e ainda assim ele me surpreendeu bastante.

A cada momento em que eu acreditava já ter entendido para onde o jogo estava me guiando eu era surpreendida mais uma vez!

Então para todos os moogles que gostam de um bom suspense com um terror fantasmagórico e de resolver mistérios eu recomendo Paranormasight: The Seven Mysteries of Honjo 👻

Author: Yu Kisaragi
Main Warrior, cosplayer, designer e programadora front-end. Apaixonada por FINAL FANTASYs e histórias de terror. Rainha dessa caverna de moogles, ou seja, a faz tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *