Neste 12º dia do mês das bruxas, finalmente o grupo de aventureiros conhecido como Moogle Knights pôde fazer uma visita ao popular estabelecimento conhecido como Taverna Medieval! Nesta carta destinada a vossa alteza, pretendo relatar a experiência dessa agradável visita, analisando diversos aspectos do estabelecimento.
– Localização
O estabelecimento se encontra na Rua Gandavo, 456 no bairro Vila Clementino em São Paulo e dificilmente passa despercebido. A famigerada placa de taverna se encontra pendurada em frente ao estabelecimento e, sua fachada de muros altos e entrada estreita deixam claro que o local é seguro e está preparado para defender-se de ataques de Orcs que, segundo uma placa informa, parece ser frequente na região.– Disponibilidade
Fomos informados que o estabelecimento é disputado por heróis de todas as regiões. Isto fica evidente quando verificamos que uma reserva no local para os finais de semana só é possível com meses de antecedência! Mas não se assuste. O taverneiro sabiamente apenas disponibiliza para reserva uma pequena fração de seus aproximadamente 200 lugares, portanto, em qualquer dia, a maior parte estará disponível para atender os viajantes.
Antecipando este possível inconveniente, nosso grupo dirigiu-se ao local cedo, perto do início do expediente, e não teve problemas ou teve de esperar para obter uma mesa. Espera que não seria um grande incômodo, pois o local conta com uma área externa com mesas e acomodações para aqueles que aguardam serem atendidos.
– Acomodações e decoração
Uma vez no salão, pode-se perceber que todos os elementos, como arquitetura, mobília, decoração e até a vestimenta dos taberneiros estão de acordo com a literatura fantástica medieval. Espadas, escudos e flâmulas com brasões reais decoram as paredes. Mesas e cadeiras de madeira rústica e de variados estilos estão dispostas para os clientes. Pratos, canecas… tudo é feito em detalhes para que a experiência seja a mais autêntica possível! Isso tudo sem levar em consideração as muitas referências a novas e antigas lendas que preenchem o salão, e encontrá-las e desvendá-las torna-se um passatempo extra na estadia.
No subsolo, uma antiga masmorra agora abriga um salão amplo e aconchegante. Com iluminação baixa, é apropriado para reuniões mais importantes e que necessitam de mais privacidade. São fornecidos vestimentas, apetrechos,e até mesmo um trono, para que até o mais simples dos camponeses possa sentir como é ser um rei em seu castelo por uma noite!
– Comidas e Bebidas
O cardápio é fantástico! De entrada, porções de batata e cebola fritas preparam o paladar para os hambúrgueres e outros sanduíches servidos na casa. A Taverna oferece ainda versões sem carne, o que garante a satisfação de seu amigo Druida que não se alimenta de carne de animais. O cardápio informa ainda o nível de tradição do prato. Em uma escala de espadas, quanto maior o número de espadas, mais próximo da receita e preparo medieval o prato segue! Muito útil para guiar a escolha por algo mais adequado ao ambiente.
Os pratos são nomeados de acordo com as lendas que os inspiram, como O Cavaleiro Negro (minha pedida), ou o Mestre Paladino, também muito apreciado pelo grupo. Os lanches são generosos e deliciosos, acompanham porção de chips de batata frita e são servidos em pratos de pedra.
As bebidas são uma atração à parte. A casa oferece doses de hidromel, poções exóticas e opções alcoólicas e não alcoólicas. As garrafas de poções não alcoólicas podem ser levadas pelo cliente. E são garrafas de qualidade, cobiçadas por qualquer alquimista. Já as garrafas de poções alcoólicas, podem ser levadas por um adicional de 10 moedas de ouro.
O destaque – e atração mais aguardada por este que vos escreve – fica por conta da possibilidade de ter sua bebida decidida por uma rolagem de dados! Ao custo de 17 moedas, você pode rolar um dado de 20 faces. O número que o dado informar, será a bebida que você receberá! Como se isso não fosse divertido o suficiente, os números 1 e 20 guardam situações especiais!
O número 1 dita que o taverneiro irá escolher sua bebida, ou até mesmo, preparar algo que não se encontra no cardápio! Já o número 20 lhe permite rolar o dado mais uma vez, e receber em dobro a bebida equivalente da segunda rolagem! Nosso grupo rolou o dado diversas vezes, obtendo tanto o número 1 quanto o 20, bem como os mais diversos resultados! Entretanto, a maioria dos números foi baixo. Aparentemente os deuses da sorte e do azar não estavam do nosso lado neste dia.
Importante reforçar que, para consumir bebidas alcoólicas, deve-se ter mais de 18 anos! O Taverneiro sabiamente solicitou a documentação adequada de nossa ladina que, apesar de ter a idade legal para um ser humano, aparenta ser muito mais nova (talvez consuma elixir de juventude frequentemente?). Vale lembrar que 18 anos é a idade para humanos. Anões, Elfos e outras raças, devem consultar o taverneiro no local.
– Atrações
A Taverna oferece uma série de atrações especiais, dependendo do dia da semana. Durante nossa visita, apreciamos performances ao vivo do grupo de bardos local, que animaram o ambiente com uma excelente performance musical! Além disso, nas Masmorras, era possível praticar o Arco e Flecha com uma instrutora local. Por 15 moedas, você tem direito a 9 flechas, que podem ser divididas em até 3 pessoas! Outras atrações incluem jogos tecno-mágicos e jogos de interpretação, entre outros.
– Considerações finais
“Eu quero morar neste lugar” foi a frase que marcou a visita neste dia. A Taverna é tudo o que se espera e mais um pouco! E, com atrações rotativas, cada visita é uma nova experiência! Mal podemos esperar para nossa próxima visita já que, de acordo com informações recebidas, caso você faça uma visita no dia de seu nome, o taverneiro reserva uma surpresa especial para você! Logo, este que vos escreve, estará completando mais um verão, e não vê a hora de descobrir que surpresa é essa!
Espero que esta carta sirva de esclarecimento e incentivo para que vossa alteza considere visitar A Taverna Medieval!
Assim declara,
Dunncan Pendragon.