Urban Strife | Primeiras impressões

Saudações de chegada! Com o advento do Next Fest durante os dias 6 e 13 de fevereiro, evento na Steam que visa disponibilizar demo’s de jogos que estão por vir, uma oportunidade de testar alguns títulos táticos e trazer análises surgiu, uma que não vamos deixar de aproveitar para trazer em primeira mão estas impressões iniciais.

Já passei por muita coisa nesta leva de demonstrações táticas: garotas mágicas, mechas, robôs filósofos, expurgação da mente, shounen chinês e uma semente de Final Fantasy Tactics, mesmo assim não contava com a surpresa de um aspecto estratégico polido estar presente em um jogo de apocalipse zumbi americanizado em Urban Strife, sem data de lançamento definida.

(Tem níveis de dificuldade!)

História

Não muito além do que se espera do fim do mundo por mortos-vivos, o jogo segue fórmula semelhante. Personagem principal acorda sem memórias, o que permite personalizar à maneira que o jogador desejar o nome, aparência e distribuição de atributos, sendo resgatado para um abrigo a beira de um colapso sem muitas pessoas aptas ao papel de herói. Uma oportunidade.

Os diálogos têm aquele toque americano meio pastelão de filmes de zumbi, porém em nada retira da diversão do jogo.

O vilão desta parte inicial é um antigo mafioso responsável pela coleta de lixo da cidade e que ganhou um complexo de soberano ao ver a ordem natural da sociedade destruída. Comanda a região através da violência e ameaça.

Gameplay

Aliado ao aspecto de sobrevivência individual esperado deste tema, representado pelo saque de provimentos e gerenciamento de recursos, temos o desenvolvimento do asilo por meio de reformas em diversos setores especializados como comida, medicamentos e lazer. Seu grupo sai em busca de um determinado objetivo e ao retornar com espólios de cada uma das categorias citadas se pode “recarregar” doando aos seus respectivos representantes.

O sistema de dia e noite também afeta a quantidade de encontros fora da base, além de ser o tempo antes do game ter o seu game over caso não consiga recuperar alguma das categorias de recurso do asilo após ter chegado a 0.

(Os escudos demonstram o que pode ser utilizado como cobertura. As categorias do asilo a serem gerenciadas estão no canto superior direito.)

Combate

Chegamos na parte legal. Na nossa equipe inicial temos o herói com amnesia, a neta do prefeito destemida badass ruiva, a enfermeira imigrante e o xerife frouxo, cada um com seus atributos que facilitam mais um tipo de ação a outro.

Antes de entrar no combate existem certas maneiras de o evitar ou pelo menos não piorar:

  • Armas que utiliza
  • Forma de se locomover

Armas de fogo evidentemente farão mais barulho e há um raio em que inimigos podem o escutar. Especificamente zumbis terão um raio de visão menor então causar menos ruído pode evitar ser cercado e comido vivo. Já sobre a forma de se locomover, percebam no canto inferior esquerdo três opções ao lado do cartão, estes se referem a correr/andar/agachar; correr gasta menos AP e causa mais barulho, agachar mais AP e menos barulho.

Além da movimentação a cada bloco, temos os ataques. Tanto para golpes físicos quanto à distância é possível mirar em uma parte do corpo afim de uma morte rápida ou inutilizar meio de ataque/fuga. Os quadrados acima da arma representam os Pontos de Ação, pode conferir em tempo real quantos vai gastar na ação de locomoção+ataque. Especificamente para golpes de longe é possível ver o lugar com melhor posicionamento para sua arma ao passar o mouse por algum quadro do campo, uma fina linha verde indicará o raio de alcance com um bom trajeto até o alvo.

Ademais, é possível criar uma zona de vigília no meio do combate, selecionando uma pequena região no seu turno, que dispara no momento em que um inimigo entra no perímetro, o famoso ataque preventivo.

Ah! Dá para fugir do combate também!

(Imagino o inimigo parado olhando a gente pensar.)

Aspectos gráficos, performance, música

Visualmente o jogo foi bem feito considerando as animações de luta, movimento (normal e pulando alguma janela/cerca) e design dos personagens. Admito que me senti em Diablo muito provavelmente por causa da altura da câmera e movimentação. A música não marcou como algo digno de nota, então diria que está lá de fundo, como a do God of War novo.

Da performance, rodei tudo na mais alta definição e não chegou a ter problemas. Com o requerimento de uma GTX 760 e equivalentes como configuração mínima computadores mais modernos não devem ter problemas também.

Considerações Finais

(Me vê duas coquinha e um salgado, meu impávido colosso.)

Urban Strife teve uma demo muito grande já mostrando a que veio e passei um bom tempo nela explorando só o mapa inicial. Acredito que seja uma boa recomendação para limpar o palato após um jogo de história pesada, afinal, o que seria mais relaxante do que quase morrer cercado por 3 zumbis após ter dado um tiro sem perceber os seus arredores, não é mesmo? Não que tenha acontecido comigo, longe disso. (Voz do narrador: Sim, aconteceu com ele logo no começo.)

Zumbis, uma lavoura, facções inimigas e estratégia. Se tivesse pescaria seria a vida perfeita. Espero que o fãs do gênero possam dar uma chance gerenciamento de esquadrão em turnos e ávido para ver o resultado, até lá, さらばだ!

Author: Aro
Idealista que se empolga com música, comida, pescaria, trocadilho, boas histórias, filosofia, animais, café, pessoas animadas e... na verdade, eu me empolgo fácil mesmo.

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