Saudações de chegada! Antes de mais nada, temos as palavras da ilustríssima presidente da caverna. Leiam com voz de narradora.
Eis que começamos aos poucos pela pura curiosidade de explorar as terras de Vana’Diel, mas essa curiosidade se espalhou a outros aventureiros.
O que nos deixa mais do que felizes! Afinal nosso objetivo sempre foi ser “uma forma de trazer nostalgia aos jogadores antigos, guiar os jogadores atuais, e despertar a curiosidade dos que virão.”
E como sabedoria não é algo para ser guardada, mas sim compartilhada, decidimos fazer esse guia introdutório para todos aqueles que querem começar FINAL FANTASY XI, mesmo 20 anos depois do lançamento! – (KISARAGI, Yu. 2023)
Aquele grupo de quatro aventureiros correndo dos goblins mal-encarados tentando chegar em Selbina com certeza poderia ter aproveitado algo assim, só sobrevivemos por ter uma luz (Hikari) na party. E é hora de passar essa luz adiante!
FFXI pode ser um jogo complicado, de instalar e começar, de se movimentar pelo mundo, de progredir, mas de maneira semelhante, algo que jogadores de soulslike conhecem muito bem, o sentimento recompensador de persistir e forjar o caminho pelas dificuldades é algo único. Posso não ser o jogador mais experiente, mas sei que tudo valeu muito a pena de se conquistar até então.
Antes de entrar
Se você veio até aqui pode ser que esteja ávido para começar a clicar e explorar, mas é melhor atentar a algumas coisas para chegar bem à Vana’Diel. A maioria delas está aqui neste guia, trazendo configurações de instalação, gráficos, gamepad e outros detalhes. Deixo também o aviso de que potencialmente irá ter uma melhor experiência de jogo utilizando um controle.
Existem vários servidores, mas com uma pesquisa percebemos que o Asura aparentava ser o mais movimentado, motivo pelo qual todos as pessoas da Moogle’s (e que vieram por nossa indicação) estão por lá. Temos uma linkshell para facilitar a comunicação e que podem fazer parte.
Diferente do FFXIV, atributos de raça no XI são dignos de serem citados por podermos perceber uma diferença mais presente para aqueles que gostam de trabalhar com máximos e mínimos. Um elvaan pode ser mais proficiente em classes melee enquanto um tarutaru se daria muito bem como black mage cheio de MP. A tabela a seguir mostra tais dados para as raças considerando o level 99.
(Claro que nada impede um Tarutaru ser um monge parrudo, é até legal de se ver.)
Cuidado na hora de escolher a classe inicial, porque apesar de poder trocar rapidamente na Mog House entre as seis disponíveis inicialmente (Warrior/Monk/Thief/Red Mage/Black Mage/White Mage), diferente da maioria de MMOs, os magos precisam dropar de monstros ou comprar suas principais magias, ou seja, se você começa de red mage vai ficar um tempinho batendo fisicamente até conseguir mais, uma experiência não recomendada a menos que tenha experiência de jogo.
Aproveitando, ao chegar no level 30 com alguma das jobs iniciais você ganha a possibilidade de adquirir uma job avançada, desde que encontre e conclua a respectiva quest. Para a lista de todas as extra jobs, a página no site oficial.
Não há a opção de se pagar a mensalidade pela Steam Wallet (em reais) como o FFXIV, então o valor fica $11,95 pela conta mais $1 para cada personagem criado, totalizando $12,95 para uma conta com um personagem. Ou você pode fazer que nem a gente também. Compramos a Complete Edition, aproveitamos os 30 dias de bônus e agora retornamos a cada campanha de Free Login, as quais são bem recorrentes ao ano eu diria, assim você joga e economiza, porque ser brasileiro não é fácil.
AVISO IMPORTANTE! Durante as campanhas de free login, o jogo cai de $29.99 para $9.99 no site oficial, então recomendamos ficar de olho no Twitter oficial deles para poder economizar!
Devidamente logado
Com controles e gráficos definidos, hora de criar o personagem, sua classe e escolher uma das três cidades iniciais.
O Reino de San d’Oria
Este reino de orgulhosos guerreiros Elvaan está situado ao norte do continente Quon e foi construído sobre as cinzas de uma brutal guerra civil. É governado por uma sucessão de reis da família real d’Oraguille por um período de mais de quinhentos anos.
A capital do reino de San d’Oria é uma cidade-fortaleza defendida por duas ordens de cavaleiros: os Royal Knights, que patrulham as fronteiras do país e buscam expandir seus territórios, e os Temple Knights, responsáveis por proteger a própria cidade e manter a tranquilidade doméstica.
A República de Bastok
Ao sul de Quon fica a República de Bastok, uma nação fundada pelos adeptos da tecnologia, Humes. O presidente, eleito entre a população de Humes a cada poucos anos, assume um papel ativo na liderança do governo.
Bastok foi originalmente construída sobre a riqueza obtida com a mineração de mythril, um metal precioso. Mas com os desenvolvimentos recentes no refino de metais e técnicas de processamento, Bastok tornou-se famosa como uma cidade de artesãos. A área sul da cidade é o lar de muitos Galka, uma raça de humanóides enormes. Eles fizeram contribuições valiosas para a expansão das minas, mas, apesar disso, há uma tensão profunda entre os Galka e os Humes.
A Federação de Windurst
Tribos de Tarutaru das vastas pastagens e ilhas vizinhas do sul de Mindartia se uniram para formar esta liga de estados. É governado por um conselho de representantes dos cinco ministérios da magia, legados das cinco tribos fundadoras. Suas decisões são baseadas nas profecias da mística Star Sibyl, que reside na lendária Heavens Tower. Em uma parte da cidade vivem os Mithra, uma raça de caçadores naturais cujas habilidades trouxeram uma nova fonte de riqueza para Windurst.
A capital foi arrasada na guerra há vinte anos, mas este importante centro de aprendizado foi restaurado à sua antiga glória.
Esse guia vai funcionar independentemente de onde você comece, a diferença vai se dar principalmente pelas localizações e nomes de NPCs / monstros.
Configurações e menus
Tudo no FFXI é mostrado na caixinha de log na parte inferior da tela. Desde falas de personagens durantes as cutscenes, aos dados de batalha como habilidades utilizadas por você e seus alvos, danos, efeitos de buff ou debuff, alertas do sistema, espólios e até mesmo mensagens sobre ações de jogadores ao seu redor, por isso recomendaria fortemente que configurassem o filtro de mensagens no log ao abrir o menu, selecionar Config > Chat Filters. Sugerimos a seguinte composição (deixar On para a coisa desejada ser filtrada):
Aproveitando que já passou pelo menu principal para chegar ao filtro do chat, outra forte recomendação é se familiarizar com cada uma das opções nas duas abas de menu, sair checando cada uma agora vai dar a noção do que o jogo oferece.
Primeiro rolê
Nosso décimo primeiro FF numerado não traz quaisquer indicações visuais para onde você deve ir, ou seja, basicamente é conversar e descobrir na raça (se não estiver com um guia ao lado) onde estão as aventuras.
De qualquer modo, a primeira tarefa será andar pela cidade interagindo com os cristais espalhados pelos mapas (se um cristal estiver piscando é sinal de que não houve interação). A importância se dá ao fato de que haverá muita andança e esta exploração vai lhe ajudar a entender para onde ir ou se teleportar de maneira mais eficiente. Aproveite para conhecer a Auction House, marcada em todo mapa que está presente por esse símbolo de martelo batendo. Como em uma casa de leilão, é exatamente assim que ele funciona: colocam até 7 itens à venda por pessoa e outras dão lances. O histórico de últimas vendas fica salvo, então na hora de vender/comprar pode se basear por isto ou só dar o seu valor para saber se a sorte está ao seu lado (por vezes tem gente que vende a preço muito abaixo do mercado). Pode passar por outras lojas, indicadas por essas plaquinhas no mapa acima, mas vai estar sem gil para comprar algo. hehe
No meio dessa volta, é bom aproveitar para interagir com um livrinho chamado Survival Guide (também aparece no mapa), pois é uma das formas de se teleportar pelos mapas, usando gil ou tabs, esta, moeda adquirida ao cumprir treinamentos dos livrinhos chamados Field Manual nos mapas fora da cidade.
Por último, o mapa também oferece uma opção de rastreio/radar na opção Wide Scan, você pode checar quais monstros estão ao seu redor, assim como NPCs.
NPCs importantes
Sim, esse ainda é um guia para iniciantes. Sim, a gente ainda não chegou na parte das batalhas.
Como dito, não há marcação no mapa para o que é história principal ou pro que são missões secundárias, mas existe um padrão entre as três cidades iniciais: todas são dadas por guardas específicos em cada mapa. Mais um NPC importante para se conhecer é o que vende os mapas, pois tirando pelos iniciais, terá de os adquirir como um aventureiro que desconhece o mundo (pelo menos faz sentido até por esse lado). Por fim, terão guardas ao lado das principais saídas da cidade com um T.K./R.K/W.W./I.M ao lado de seus nomes, representantes da National Conquest que podem castar Signet nos jogadores de sua nação, permitindo dropar cristais em áreas dominadas por esta, cuja importância se dá por serem moedas de trocas e material-base de craft. A lista para cada cidade deixarei logo abaixo para facilitar.
PS: Ao falarmos de usuários de magia, estas também terão de ser compradas ou dropadas, você não aprende todas só ganhando níveis, então atenção ao símbolo de pergaminho nas cidades.
Os Gate Guards oferecem uma lista de missões que estão disponíveis para você da sua nação escolhida com base em sua rank atual e pontos de rank.
Southern San d’Oria: Ambrotien (K-10)/ Endracion (F-9)
Northern San d’Oria: Grilau (D-8)
Os seguintes NPCs podem conceder Signet aos jogadores e oferecer produtos da Nation Conquest em troca de Conquest Points. Não os confunda com Gate Guards.
Southern San d’Oria: Aravoge, T.K. (F-10)/Arpevion, T.K. (L-10)
Northern San d’Oria: Achantere, T.K. (C-8)
Mapas
Southern San d’Oria: Elesca (I-8)
Northern San d’Oria: Violitte (G-10)
Os Gate Guards oferecem uma lista de missões que estão disponíveis para você da sua nação escolhida com base em sua rank atual e pontos de rank.
Port Bastok: Argus (L-7)
Bastok Markets: Cleades (D-1)
Bastok Mines: Rashid (H-10)
Metalworks: Malduc (J-8)
Os seguintes NPCs podem conceder Signet aos jogadores e oferecer produtos da Nation Conquest em troca de Conquest Points. Não os confunda com Gate Guards.
Port Bastok: Flying Axe, I.M. (L-7)
Bastok Markets: Rabid Wolf, I.M. (E-11)
Bastok Mines: Crying Wind, I.M. (H-10)
Mapas
Port Bastok: Rex (J-7)
Bastok Markets: Karine (H-9)
Os Gate Guards oferecem uma lista de missões que estão disponíveis para você da sua nação escolhida com base em sua rank atual e pontos de rank.
Windurst Woods: Rakoh Buuma (K-10)
Port Windurst: Janshura-Rashura (B-5)
Windurst Waters: Mokyokyo (F-5)
Windurst Walls: Zokima-Rokima (H-7)
Os seguintes NPCs podem conceder Signet aos jogadores e oferecer produtos da Nation Conquest em troca de Conquest Points. Não os confunda com Gate Guards.
Windurst Woods: Harara, W.W. (K-10)
Port Windurst: Milma-Halpima, W.W. (B-4)
Windurst Waters: Puroiko-Maiko, W.W. (G-5)
Mapas
Windurst Woods: Pehki Machumaht (H-11)
Port Windurst: Mhoji Roccoruh (G-9)
Hora de conhecer o mundo
FINALMENTE O COMBATE! Respire o ar de fora da cidade tranquilamente, agora é a parte braba.
Esta opção no menu é Records of Eminence, será seu melhor amigo do começo do jogo ao fim do endgame. Quests > Objective list é o caminho para verificar quais pode pegar. No começo deve ter apenas o Tutorial > Basic, mas quanto mais cumpre, mais libera. Combinar estas do tutorial com os de Combat(Region) > (mapa em que o player está) é MUITO IMPORTANTE, pois mataria monstros naturalmente por drops e exp, cumprindo tais RoE ganharia mais ainda experiência e sparks, moeda para comprar equipamentos sem precisar gastar gil com certos NPCS da cidade.
Tirando o main menu que aparece ao lado superior direito da tela, este é o seu menu de batalha ao lado inferior esquerdo. CHECK é seu melhor amigo! “Acabou de falar isso dos RoE.” Eu sei! Mas o Check, da maneira que o nome sugere, é responsável por checar o nível de força dos mobs. No XI não há uma plaquinha dizendo que o coelho na sua frente na verdade é o Notorious Monster do mapa, te levando em uma viagem só de volta à cidade.
Too Weak to be Worthwhile: 7+ níveis abaixo do seu. Não dá exp.
Incredibly Easy Prey: Jogador está 11+ níveis acima. Dá pouco exp.
Easy Prey: 3-6 níveis abaixo do seu. Dá pouca exp.
Decent Challenge: 1-2 níveis abaixo. Dá um pouco mais de exp.
Even Match: mesmo nível. Dá exp normal esperada.
Tough: 1-4 níveis acima do seu. Dá exp melhor que o Even.
Very Tough: 5 níveis acima.
Incredibly Tough: 6+ níveis acima. Dobro de exp em relação ao Even.
Impossible to Gauge: Notorious Monster. Boa sorte 🙂
Extras
– Para completar certas quests, será necessário fazer Trade com o NPC, como se fosse um player comum.
– Comando para fazer party: /pcmd add NomeJogador
– Cada cidade tem um NPC tutorial, pode sempre interagir para uma nova missão e recompensas de acordo com o nível.
Southern San d’Oria: (G-10)
Bastok Markets: Gulldago (D-11)
Windurst Woods: Selele (K-10)
Palavras finais
Foram muitas coisas de fato. Muitas informações pro que aparenta ser uma custosa jornada. E realmente pode ser, porém em igual proporção recompensadora. Desviar da morte entre uma cidade e outra, sentir a viagem a cada passo e poder explorar extasiado munido de um sentimento de conquista uma nova região, são poucos jogos que oferecem isto por estes tempos. Esperamos que possam provar desta sensação por si mesmos.
De toda a party inicial da Moogles
Flautynia (Hikari): o veterano que jogou no ps2 e nos guiou pelos primeiros, e segundos, passos.
Yukisaragi: idealizadora do projeto e rainha de moogles.
Seijikyoshiro: ele é um tarutaru.
Ariuserph: o moogle agiota.
(brinde) Nanafishu: speedrunner profissional.
O nosso mais sincero
Bem-vindos a Vana’diel!
Esse texto é uma contribuição do player Arius Serph @ Behemoth.