FFXIV | Dicionário de gírias e termos

Olá moogles lindos! Como estou ficando sem tempo para gravar e editar vídeos com a frequência que eu realmente gostaria, decidi voltar a investir em guias escritos aqui para o blog, que complementem algum gameplay que esteja rolando no canal, esse no caso é o Newbie of Light.

Agora que a série, além de se manter no nosso canal no YouTube, também acontece durante nossas streams no Twitch, estou podendo ter um bom feedback das dúvidas e dificuldades de quem está começando agora (ou até mesmo voltando a jogar agora). E uma das dúvidas que costuma ser frequente são a de entendimento de alguns termos que usamos dentro do jogo. Quem vem de outros MMORPGs as vezes não tem nenhum problema, mas quem tem o FINAL FANTASY XIV como o seu primeiro, pode acabar estranhando uma frase como por exemplo: “Vou fazer big pull, mas tomem cuidado com o AoE das mobs!“.

Para evitar confusões e desesperos montamos esse mini dicionario de gírias e termos usados frequentemente dentro do jogo. Se tem alguma palavra que faltou na nossa lista, e que você não sabe o significado (ou não sabia quando era novato), deixa nos comentários para podermos ir melhorando a lista aos poucos ♥


Add: Inimigos adicionais, no geral mais fracos que o boss (chefe) que surgem durante a luta / evento.

AE/AoE: All Enemies / Area of Effect. Pode significar uma habilidade / evento que atinja todos os inimigos ou uma área de efeito. Marcadores no chão, por exemplo, atingem todos os jogadores / inimigos na área de efeito designada.

AFK: Away from Keyboard. Literalmente “Longe do Teclado”. Utilizado para dizer que alguém está ausente no momento.

Alt: “Alternative Character” – Personagem secundário. Qualquer personagem ou classe que não seja sua principal é um alt char / alt class.

BRB: Abreviação para “I’ll be right back” ou “volto já”. Utilizado para informar que você precisa de uma pausa rápida.

Aggro: Termo herdado de outros MMOs que significa a atenção que um inimigo tem para com seu personagem. Quanto maior o seu “aggro“, maior a probabilidade de o inimigo atacar você. O termo correto no FFXIV é enmity, mas pouco utilizado. Também pode ser conhecido por “hate” ou “threat“.

Buff: Efeitos benéficos (aumento do dano causado, aumento da cura recebida, aumento na velocidade de movimento, etc).

Burst: Uma grande quantidade de Dano / Heal feita em uma curta quantidade de tempo.

Cleave: Golpe amplo, geralmente um cone frontal.

Cooldown (CD): Tempo necessário para uma habilidade / item ser utilizado novamente. Também é usado para se referir a skills de defesa usado pelos tanks.

Debuff: Efeitos prejudiciais (dificuldade de movimento, redução de cura, redução de dano causado, etc).

DoT: Damage over Time. Geralmente utilizado para nomear habilidades que não causam todo o seu dano no impacto, mas sim continuam causando uma quantidade de dano pelo tempo que o efeito dura.

DPS Check: Quantidade necessária de dano por segundo para atingir determinado objetivo. Geralmente utilizado quando é necessário matar o inimigo antes que o mesmo possa executar alguma ação. A fórmula diz que “o grupo precisa causar X de dano por segundo para matar / enfraquecer o inimigo antes de X tempo”.

End-Game: Conteúdo que é desbloqueado / executado após atingir o nível máximo do jogo.

Enrage: Se refere a uma habilidade / evento que acontece quando determinado inimigo chega em uma fase específica da luta. No geral, o enrage pode ocorrer com determinado tempo de luta (aos 5 minutos após o início, por exemplo) ou quando o inimigo atinge certa porcentagem de vida. O Enrage é dividido em duas sub-categorias:

  • Soft Enrage: Significa que o inimigo passa a ser mais difícil. Pode passar a causar mais dano, utilizar novas habilidades, ficar mais resistente, etc;
  • Hard Enrage: Significa que, após iniciar o Enrage, a luta estará perdida, sem possibilidade de salvação. Por exemplo, após 5 minutos de luta, o inimigo conjura uma habilidade que mata todos os jogadores instantaneamente.

Farm: Executar repetidamente determinada ação ou conteúdo para obter recompensas. Exemplos são farm de material (coletar plantas, minérios e peixes) ou farm de tokens (completar duties repetidas vezes para conseguir loot / tokens).

High-End: Conteúdo endgame de maior dificuldade. Não apenas é necessário estar no level máximo, mas também obter bons equipamentos e ter boa habilidade de jogo.

INV: Diminuição de “invite“. É utilizado quando alguém pede para ser convidado para um grupo.

Knock Back: Mecânica ou ataque que tem empurra pra longe.

LB: Limit Break. Barra de energia coletiva de um grupo ou raid que, quando cheia, permite a execução de uma habilidade especial. Pode ser dividido em nível 1, 2 e 3, dependendo do conteúdo, e resulta nas seguintes variações:

  • Melee Limit Break: Alta quantidade de dano causada apenas a 1 inimigo. Classes que executam: Monge, Samurai, Dragoon, Ninja, Reaper.
  • Ranged Limit Break: Alta quantidade de dano causada a múltiplos inimigos. O dano individual a cada inimigo é menor do que o Melee Limit Break, mas o total causado pode ser maior, dependendo da quantidade de inimigos atingidos. Classes que executam: Black Mage, Red Mage, Summoner (AoE circular), Bard, Machinist, Dancer (AoE em linha reta).
  • Heal Limit Break: Cura uma grande quantidade de dano de todos do grupo. O limit break nível 3 também ressuscita todos os aliados. Classes que executam: Astrologian, Schoolar, White Mage, Sage.
  • Tank Limit Break: Previne uma grande quantidade de dano que seria causado na equipe. Classes que utilizam: Paladin, Warrior, Dark Knight, Gunbreaker.

LF:Looking for” ou “procurando por”. Geralmente utilizado em conjunto com a atividade que se está buscando. Por exemplo, “LFG Ifrit” significa “Procurando por grupo para completar a duty Bow of Embers (onde mata-se o boss Ifrit)”

Mitigar/Mitigação: Diminuir / Diminuição. No geral utilizado para indicar uma redução no dano recebido pelo grupo, mas pode ser usado em diversos contextos. Exemplos: Mitigar dano, mitigar gasto de mana, etc. É uma adaptação da palavra “mitigate”.

Mob: Inimigos em quantidade.

Trash mob: Inimigos fracos em quantidade.

PUG: Pick Up Group. Quando você pega um grupo de pessoas que você não conhece, para fazer algum conteúdo, podendo também ser usado no singular para se referir ao membro do grupo que não faz parte do grupo estático (static).

Pull: “Puxar”. Possui 2 significados comuns. O primeiro é o ato de iniciar a luta (pull the boss). O segundo é o ato de capturar o aggro de determinado inimigo (também conhecido como “agrar”).

Rushar: Forma abrasileirada de rush, que seria fazer algo rápido, ou com pressa. Normalmente usado quando você pretende upar uma classe de forma rápida.

Opener: É a parte da sua rotação que é executada no começo da luta. Dependendo da classe, ela difere um pouco da rotação normal ao longo da luta.

Spawn: Renascimento / Ressurgimento. Exemplos:

  • Enemy Spawn time: tempo necessário para o inimigo reaparecer.
  • Add spawn point / location: local onde um inimigo adicional irá aparecer.
  • Item spawn time / location: tempo / local onde determinado item deve surgir.

Stack (Pilha): Agrupamento. Pode sugerir um grupo de itens (stack de 10 maçãs) ou uma tática de combate. Quando utilizado como tática de combate, significa que determinados personagens devem se posicionar um perto do outro.

Static: Termo utilizado para se referir a um grupo que completa os conteúdos sempre juntos. Uma “raid static” é um grupo de 8 pessoas que se reúne regularmente para enfrentar conteúdos do Endgame.

Swap (Tank Swap): Swap é uma troca de atribuições. Um swap pode ser de um buff / debuff, de uma atribuição na luta ou, no caso de Tank Swap, significa que os Tanks irão trocar quem irá segurar o Aggro do inimigo no momento.

Tank Buster (TB): Habilidade de inimigos que causam dano altíssimo. Geralmente só o tank pode sobreviver a este ataque, e apenas utilizando habilidades defensivas poderosas.

Main Tank (MT): Tank que vai receber o dano do boss (inimigo mais forte) ao longo da luta.

Off Tank (OT): Tank que vai ter outras atribuições ao longo da luta, por exemplo, “tankar” os adds que possam aparecer na batalha.

Tether: Link ou linha conectando dois personagens (jogadores ou inimigos). As mecânicas de tether podem envolver manter-se perto da pessoa ao qual se está linkado, ou se afastar da mesma.

Wipe: Derrota total do grupo.de outras classes já terem sido executados.

Zergar: Usar tudo que tiver para matar o mais rapidamente o alvo designado (o termo veio de outros MMORPGs, mas como muitos dos players de FFXIV vieram de outros MMORPGs, você pode encontrar brasileiros usando esse termo).

Author: Yu Kisaragi
Main Warrior, cosplayer, designer e programadora front-end. Apaixonada por FINAL FANTASYs e histórias de terror. Rainha dessa caverna de moogles, ou seja, a faz tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *