O Império Garlean controla a maior parte dos Três Grandes Continentes, a enorme massa de terra que inclui Eorzea. Até cerca de 50 anos atrás, Garlemald era uma nação remota e pouco populosa que detinha pouco mais de uma fração do continente de Ilsabard, mais ao norte. Mas com a chegada de uma era de ouro tecnológica acompanhada do destaque de um jovem e brilhante legatus – atualmente o imperador -, Garlemald se estabeleceu, no intervalo de uma única geração, como uma das mais formidáveis forças em toda Hydaelyn.
Garlemald é insuperável no campo da magitek, tecnologia que explora com eficiência devastadora durante suas guerras. Inabalados por seu contingente diminuto, os Garleans avançaram com seus gigantes warships voadores, portando poderosos armamentos dos quais o mundo nunca havia tido notícias antes. Uma após outra, das nações nortenhas aos poderosos Estados de Othard (o continente leste), nações sucumbiam perante sua investida incansável. Aplicando repressão e acolhimento na mesma medida, Garlemand doutrinou os povos que dominou, integrando-os assim ao seu território em constante expansão. Assim nasceu o Império Garlean.
No ano de 1557 da Sexta Era Astral, meros 36 anos da fundação do império, os Garleans conduziram sua campanha de conquista até Eorzea, rapidamente deixando de joelhos a cidade estado de Ala Mhigo. Imediatamente após subjugar Ala Mhigo, o Império cessou sua expansão agressiva.
Por mais de uma década, o continente de Aldenard viveu em relativa paz. No ano de 1572, entretanto, a armada Garlean iniciou mais uma vez o seu avanço inexorável. Utilizando em sua vantagem a chegada da calamitosa Sétima Era Umbral, o Império se prepara para anexar as terras de Eorzea em seu rígido domínio…
Legatus da 14ª Legião , força que atualmente ocupa Ala Mhigo, van Balesar possui um talento natural para o comando em tempos de guerra, talvez apenas igualado por sua sensatez como governador administrativo . Dentre seus inúmeros feitos está a conquista de cinco cidades inimigas, cuja conversão política ele também supervisionou. Ao subjugar Ala Mhigo, van Balesar utilizou-se de subterfúgios para alimentar as chamas de uma revolta civil, um golpe de mestre que permitiu a captura da nação sem a necessidade de um cerco prolongado. Entretanto, a imprevista aparição de um Primal pouco tempo depois da conquista levou o Império a interromper o avanço de suas tropas. O Legatus tem estado em Ala Mhigo desde então, onde governa como um vice-rei Imperial.
Lema: Aquele que não consegue preservar a soberania de sua nação não está apto para governá-la.
Arma: Heirsbane – uma gunblade conhecida por ter derramado o sangue de cinco aspirantes à coroa.
Legatus da 7ª Legião despachado atualmente para o fronte oeste, van Darnus ostenta um distinto parentesco com seu antepassado, um dos fundadores do Império Garlean. Um homem cruel que tornou-se infame mesmo entre seus pares, ele não distingue entre amigo ou inimigo quando confrontado com a discórdia. Lendas sussurradas às pressas falam da rápida ascensão de van Darnus ao poder devido à morte abrupta por doença de seu antepassado, cujo o corpo mal havia esfriado quando todos seus assessores jaziam mortos.
O Corvo Branco parece um homem propenso tais rumores obscuros, pois é seu projeto de estimação, “Meteor”, que será o arauto do inevitável mergulho de Eorzea na Sétima Era Umbral…
Lema: A oposição necessariamente deve ser deposta com fogo e aço.
Arma: Bradamante – uma gunhalberd conhecida por ser nomeada em homenagem a uma donzela guerreira assassinada por ele.
Nascido em uma linhagem distinta na república Garlemald, Solus zos Galvus começou sua carreira militar ainda jovem. Contudo, após uma sucessão de vitórias impressionantes no campo de batalha, ele logo ascendeu ao rank de Legatus, e iniciou o processo de integração de tecnologia machina às fileiras regulares do exército. Com determinação focada, Galvus transformou sua incipiente nação em uma força militar formidável. Suas ações o levaram a colher o apoio unânime dos cidadãos, e o catapultaram a uma posição de Ditador, o supremo comandante de Garlemand. Nos anos seguintes, as forças Garlean conquistaram todos os territórios ao norte e os moldaram em uma única entidade. Galvus então instituiu um regime imperial para governar esses novos territórios, conferindo a si mesmo o título de “Imperador”.
As nações ao leste foram as primeiras a sucumbir ao poderoso punho do recém nascido império. Foi durante essa campanha que o imperador testemunhou pela primeira vez a destruição trazida pelos primals – experiência essa que levou a um mandato imperial visando sua aniquilação.
Agora um homem velho que viu mais de oitenta invernos, Galvus ainda governa como imperador, mas rumores na corte falam de uma saúde debilitada e de doenças frequentes.
Fonte: https://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/playguide/#side_storyes
Tradução por Dunncan Pendragon
Revisado por Aaron Samuels
Edição e formatação por Yu Kisaragi