Square Enix Account: One-Time Password – O que é e como funciona?

Olá Moogles! Desejo a todos um feliz Ano Novo e muita prosperidade e saúde!

Por acaso ao tentar efetuar o login no FFXIV você já recebeu uma mensagem de erro dizendo:

“Due to a change in your connection settings or the detection of suspicious access to your account, login to your account has been temporarily restricted.”?

Essa mensagem aparece sempre que o jogo detecta alguma alteração na sua conexão de internet, ou quando estiver acessando de um novo dispostivo. A Square Enix faz isso para evitar a entrada de hackers ou softwares maliciosos. Se você utiliza ip dinâmico, é possível que tenha recebido essa mensagem diversas vezes.

Para liberar novamente o acesso, você deve alterar a senha da sua conta da Square Enix.

Mas, você já deve ter ouvido falar que outra solução para fazer essa mensagem parar de aparecer é cadastrar o One-time Password.

Mas o que é o One-Time Password?

O One-time Password é um autenticador que gera senhas numéricas aleatórias. Caso você tenha o One-time Password cadastrado, além do seu ID e da sua senha, o sistema irá ainda pedir o número gerado pelo One-time Password para permitir o acesso a sua conta. É como se fosse um token de banco.

O que preciso para utilizar o One-Time Password?

Algumas pessoas possuem o chaveiro de token físico que gera os números, eles podem ser comprados separadamente ou vinham dentro de edições de colecionador de alguns jogos da Square Enix (o FFXIV e oFFIX). Mas mesmo sem esse chaveiro é possível utilizar o One-Time Password caso você tenha um smartphone, baixando o app “SQUARE ENIX Software Token” (disponível para iOS 4.0 e Android 2.2).

Atualização: Agora é possível também usar um autenticador de terceiros (Software Authenticator) para Android ou iPhone

Atualização agosto de 2023: o aplicativo para celular do Square Enix Software Token está previsto para ser descontinuado em 2024. Para quem estiver usando este aplicativo recomendamos migrar para um Software Authenticator terceirizado

IMPORTANTE:

1. NÃO UTILIZE O ONE-TIME PASSWORD SE NÃO TIVER O TOKEN FÍSICO OU O SOFTWARE TOKEN

2. Não é possível usar o token físico e o software token ao mesmo tempo, você só pode cadastrar um a sua conta. Caso queira trocar um pelo outro é necessário descadastrar um para cadastrar o outro.

3. O token físico possui uma bateria, fique atento a isso e guarde as informações necessárias para a remoção do One-Time Password caso a bateria pare de funcionar.

4. É necessário que você tenha uma conta do FINAL FANTASY XIV ou do FINAL FANTASY XI devidamente registrada antes de ativar o One-Time Password.


Como cadastrar o One-Time Password


A. Software Token (aplicativo) – SERÁ DESCONTINUADO EM 2024. Manteremos as instruções a seguir para auxiliar quem quiser migrar outro Software Authenticator ou para o token físico

1. Acesse a página da Square Enix account management system, dê login utilizando a conta que você utiliza para jogar e abra a página  “One-Time Password” no menu “Services and Options”

Screen transition diagram for logging into the Square Enix Account Management System and accessing the One-Time Password page

  1. Selecione “Adjust Software Token (smartphone application) settings” no final da página e depois em  “Software Token Registration”. Você será instruído a baixar o  Software Token (FAÇA ISSO CASO AINDA NÃO TENHA FEITO). Clique em “Next” após baixar o aplicativo. Confime sua identidade respondendo sua pergunta secreta (Secret Q&A) e depois clique em  “Accept User Agreement and Send Confirmation Mail”. Uma senha de registro a ser enviada para o email que você utilizou para criar sua conta da Square Enix.

Screen transition diagram for starting the process to register a Software Token

Screen transition diagram for continuing the process to register a Software Token

Caso você já tenha registrado um token de One-Time Password na sua conta não será possível registrar um novo token até removê-lo da sua conta.

  1. Abra o aplicativo do Software Token e selecione o idioma do aplicativo (Inglês, Francês, Alemão ou Japonês)
  2. O aplicativo irá solicitar as seguintes informações:

• Square Enix ID (deve ser a mesma usada nas etapas anteriores)
• Sua data de nascimento (deve ser a data registrada na sua conta da Square Enix)
• A senha de registro (a que foi enviada para o seu email quando você fez a etapa 2)

Uma vez completado o registro, uma One-Time Password será mostrada. Uma nova One-Time Password será gerada toda vez que o aplicativo for aberto.

Screen transition diagram for completing the process to register a Software Token

Emergency Removal Password

Caso você:

1. Mude de celular

2. Não possa utilizar mais o celular registrado por algum motivo.

3. Queira trocar o Software Token pelo Token físico

Você deve utilizar o Emergency Removal Password para remover o registro, caso o contrário você ficará impedido de acessar o jogo e sua conta, sendo necessário entrar em contato com o suporte da Square Enix para obter acesso a sua conta novamente.

COMO VER QUAL É O EMERGENCY REMOVAL PASSWORD

Assim que terminar o registro do Software Token, acesse novamente o SQUARE ENIX Account Management System (https://secure.square-enix.com) e dê login (já será solicitado o One-Time Password). Uma página irá aparecer com as seguintes informações:

Copie o Emergency Removal Password (ou tire uma printscreen e salve em algum lugar seguro)

Para remover o One-Time Password acesse https://secure.square-enix.com/account/app/svc/coercioncan, insira seu ID, senha e Emergency Removal Password. O sistema irá enviar para o seu email um link de remoção


B. Security Token (Token físico)

1. Acesse sua conta da Square Enix (http://account.square-enix.com).

  1. Em ‘Services and Options’, clique em ‘One-Time Password’.
    3.  Selecione ‘Adjust Security Token (key ring type) settings’.
    4.  Selecione ‘Security Token Registration’.
    5.  Leia e aceite os Termos de Uso.
  2. Siga as instruções da tela para registrar o token. Caso seja pedido o serial number do seu token, ele está no verso do chaveiro.

Remoção do Security Token

Para remover o Security Token, entre no site da SQUARE ENIX Account Management System (https://secure.square-enix.com) e siga para “Services/Options”-> “One-Time Password”->”Adjust Security Token (key ring type) Settings”-> “Security Token Removal.”

 

Fonte das informações: https://www.square-enix-games.com/en_US/seaccount/otp/token.html


Como cadastrar o One-Time Password em um Software Authenticator


1. Acesse a página da Square Enix account management system, dê login utilizando a conta que você utiliza para jogar e abra a página  “One-Time Password” no menu “Services and Options”

Screen transition diagram for logging into the Square Enix Account Management System and accessing the One-Time Password page

2. Selecione “Software Authenticator (Google Authenticator, Microsoft Authenticator, etc.)” no final da página e depois siga as instruções na tela até aparecer uma página com um QR Code. Você será solicitado a baixar e instalar um autenticador (software authenticator)

Screen transition diagram for starting the process for software authenticator registration

Screen transition diagram for completing the process for software authenticator registration

 

 

Caso você já tenha registrado um token de One-Time Password na sua conta não será possível registrar um novo token até removê-lo da sua conta.

3. Siga as instruções na tela para ler o QR Code com seu smartphone. Note que os métodos de leitura do código e a entrada das chaves de autenticação podem diferir de acordo com o software de autenticação escolhido e sistema operacional do smartphone.

Registro para Google Authenticator (QR Codes)

  1. Após abrir o app, selecione “Scan a QR Code.”
  2. Usando a camera do smartphone, escaneie o QR Code mostrado na página da Square Enix Account Management.
  3. Quando o scan for completado, selecione “Next” na página da Square Enix Account Management.
  4. Você será solicitado a colocar o one-time password. Digite o código de 6 dígitos que aparecer no app Google Authenticator para completar o registro.

Registro para Google Authenticator (Authentication Key Entry)

  1. Na página Square Enix Account Management, selecione “Unable to Scan QR Code.”
  2. Após abrir o app, selecione “Enter a setup key.”
  3. Coloque seu Square Enix account ID no campo “Account” , e a chave de autenticação que aparecer na página da Square Enix Account Management no campo “Key”, depois selecionar “Time based” e clicar em “Add”.
  4. Após registrar no app, selecione “Next” na página da Square Enix Account Management.
  5. Você será solicitado a colocar o one-time password. Digite o código de 6 dígitos que aparecer no app Google Authenticator para completar o registro.

Registro para Microsoft Authenticator (QR Codes)

  1. Após abrir o app, selecione “Scan a QR Code.”
  2. Usando a camera do smartphone, escaneie o QR Code mostrado na página da Square Enix Account Management.
  3. Quando o scan for completado, selecione “Next” na página da Square Enix Account Management.
  4. Você será solicitado a colocar o one-time password. Digite o código de 6 dígitos que aparecer no app Microsoft Authenticator para completar o registro.

Registro para Microsoft Authenticator (Authentication Key Entry)

  1. Na página Square Enix Account Management, selecione “Unable to Scan QR Code.”
  2. Após abrir o app, selecione “Skip” se for solicitado conectar-se a uma conta da Microsoft.
  3. Selecione “Add account.”
  4. Selecione “Other (Google, Facebook, etc.).”
  5. Ao final da página, selecione “Or Enter Code Manually.”
  6. Coloque seu Square Enix account ID no campo “Account name” , e a chave de autenticação que aparecer na página da Square Enix Account Management no campo “Secret Key”, depois selecionar “Finish”
  7. Após registrar no app, selecione “Next” na página da Square Enix Account Management.
  8. Você será solicitado a colocar o one-time password. Digite o código de 6 dígitos que aparecer no app Microsoft Authenticator para completar o registro.

 

Emergency Removal Password

Caso você:

1. Mude de celular

2. Não possa utilizar mais o celular registrado por algum motivo.

3. Queira trocar o Software Token pelo Token físico

Você deve utilizar o Emergency Removal Password para remover o registro, caso o contrário você ficará impedido de acessar o jogo e sua conta, sendo necessário entrar em contato com o suporte da Square Enix para obter acesso a sua conta novamente.

COMO VER QUAL É O EMERGENCY REMOVAL PASSWORD

Assim que terminar o registro do Software Token, acesse novamente o SQUARE ENIX Account Management System (https://secure.square-enix.com) e dê login (já será solicitado o One-Time Password). Uma página irá aparecer com as seguintes informações:

Copie o Emergency Removal Password (ou tire uma printscreen e salve em algum lugar seguro)

Para remover o One-Time Password acesse https://secure.square-enix.com/account/app/svc/coercioncan, insira seu ID, senha e Emergency Removal Password. O sistema irá enviar para o seu email um link de remoção

 

Fonte das informações: https://www.square-enix-games.com/en_US/seaccount/otp/authenticator.html

Ilustradora viciada em café, chá e Triple Triad, responsável pela tradução de conteúdo do FINAL FANTASY XIV.

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