FFXIV | Tradução Patch 5.0 Notes (versão resumida)

Olá Moogles! Apresentamos a versão resumida e traduzida do Patch Note 5.0!

Para quem quiser ler os patch notes originais na íntegra clique aqui!

PATCH 5.00 – Shadowbringers – Lista de coisas atualizadas


Conteúdo Jogável

  • Areas
  • Quests
  • Leves
  • FATEs
  • Treasure Hunt
  • Grand e Free Companies
  • Housing
  • The Manderville Gold Saucer
  • Outros

Sistema de Batalha

  • PVP

Itens

Sistema

Problemas e bugs conhecidos

Problemas e bugs resolvidos


Elementos ainda não implementados neste patch:

  • Eden’s Gate (8-man Raid): prevista para 5.01.
  • Dungeons of Lyhe Ghiah (Treasure Hunt instance): prevista para 5.05
  • Eden’s Gate (Savage): prevista para 5.05.
  • The Restoration of the Holy See of Ishgard (end-game quest  DoH/DoL): prevista para 5.1 ou adiante.
  • New Game+: previsto para 5.1 ou adiante.

Legenda de expansões necessárias para que haja acesso à alteração e/ou adição de novo conteúdo:

Adições e ajustes a seguir requerem apenas a compra e registro de FINAL FANTASY XIV: A Realm Reborn (jogo base)

Adições e ajustes a seguir requerem a compra e registro de  FINAL FANTASY XIV: Heavensward (1expansão)

Adições e ajustes a seguir requerem a compra e registro de FINAL FANTASY XIV: Stormblood. (2a expansão)

Adições e ajustes a seguir requerem a compra e registro de FINAL FANTASY XIV: Shadowbringers. (3a expansão)

 


Conteúdo Jogável


Novas cidades

The Crystarium

Eulmore

Novas áreas

Lakeland

Kholusia

Amh Araeng

Il Mheg

The Rak’tika Greatwood


Main Scenario Quests

The Syrcus Trench
Nível mínimo: Lv.70
Local: The Rising Stones (X:6.0 Y:5.9)
NPC: Tataru
Requerimentos: Jogadores devem ter completado a main scenario quest “A Requiem for Heroes.” (Terminar todas as main scenario quests de Stormblood)


 Side Story Quests

  • Side story quests do patch 5.0 em diante utilizarão o sistema de Quest Sync.
  • Quests com Quest Sync terão sua dificuldade e recompensas ajustadas conforme seu level atual. Algumas side story quests não utilizarão este sistema.

 Role Quests

  • Cada Disciple of War/Magic poderá progredir em uma das 4 séries de Role Quests, baseados na sua role (tank/dps/healer). O nível das Role Quests variam de Lv.70 a Lv. 80
  • Completar pelo menos UMA das séries de  series of Role Quest é necessária para completar a Main Scenario de Shadowbringers.

Tank (Paladin / Warrior / Dark Knight / Gunbreaker)
The Man with Too Many Scars
Requisito: Qualquer Tank lv.70
Local: The Crystarium (X:10.5 Y:16.2)
NPC: Granson

Physical DPS (Monk / Dragoon / Ninja / Samurai / Bard / Machinist / Dancer)
No Greater Sport
Requisito: Qualquer Physical DPS lv.70
Local: The Crystarium (X:10.8 Y:15.9)
NPC: Lue-Reeq

Magical DPS (Black Mage / Summoner / Red Mage)
Hollow Pursuits
Requisito: Qualquer Magical DPS lv.70
Local: The Crystarium (X:11.2 Y:15.2)
NPC: Cerrig

Healer (White Mage / Scholar / Astrologian)
Traditions and Travails
Requisito: Qualquer Healer lv.70
Local: The Crystarium (X:10.7 Y:15.4)
NPC: Giott

Após completar todas as 4 séries acima e completado a Main Scenario, uma nova série estará disponível:

???
Nível mínimo: Lv.80
Local: The Crystarium (X:10.8 Y:15.2)
NPC: Glynard
Requisitos: Jogadores devem completar a última quest da main scenarioi do 5.0 e completar todas as quatro séries de role quests.


 Job Quests 

  • Com a introdução das Role Quests, as Job Quests se iniciam no Level 80.

Paladin
Nível mínimo: Paladin level 80
Local: Ul’dah – Steps of Thal (X: 10.8 Y: 11.1)
NPC: Jenlyns
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “Raising the Sword,” (Tank) e a main scenario quest “Shadowbringers”

Warrior
Nível mínimo: Warrior level 80
Local: Eastern La Noscea (X: 30.6 Y: 22.9)
NPC: Curious Gorge
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “The Heart of the Problem,” (Tank) e a main scenario quest “Shadowbringers”

Dark Knight
Nível mínimo: Dark Knight level 80
Local: Foundation (X: 13.3 Y: 12.0)
NPC: Sidurgu
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “Our Compromise,” (Tank) e a main scenario quest “Shadowbringers”

Gunbreaker 
Nível mínimo: Gunbreaker level 80
Local:Mor Dhona (X: 21.8 Y: 8.2)
NPC: ???
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “???” (Tank) e a main scenario quest “Shadowbringers”

Monk
Nível mínimo: Monk level 80
Local: Ul’dah – Steps of Thal (X: 10.6 Y: 13.1)
NPC: Erik
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “The Power to Protect,” (physical DPS) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Dragoon
Nível mínimo: Dragoon level 80
Local: Coerthas Central Highlands (X: 25.8 Y: 28.3)
NPC: Alberic
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “Dragon Sound,” (physical DPS) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Ninja
Nível mínimo: Ninja level 80
Local: Dock Storehouse (X: 5.9 Y: 6.1)
NPC: Oboro
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “When Clans Collide,” (physical DPS) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Samurai
Nível mínimo: Samurai level 80
Local: Kugane (X: 13.8 Y: 8.0)
NPC: Makoto
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “The Battle on Bekko,” (physical DPS) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Bard
Nível mínimo: Bard level 80
Local: South Shroud (X: 21.8 Y: 21.3)
NPC: Jehantel
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “Sweet Dreams Are Made of Peace,” (physical DPS) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Machinist
Nível mínimo: Machinist level 80
Local: Foundation (X: 8.1 Y: 10.1)
NPC: Stephanivien
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “The Mongrel and the Knight,” (physical DPS) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Dancer
Nível mínimo: Dancer level 80
Local: Limsa Lominsa Lower Decks (X: 9.1 Y: 15.1)
NPC: ???
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “???,” (physical DPS) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Black Mage
Nível mínimo: Black Mage level 80
Local: Ul’dah – Steps of Thal (X: 12.9 Y: 13.5)
NPC: Lalai
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “One Golem to Rule Them All,” (magical DPS) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Summoner
Nível mínimo: Summoner level 80
Local: Old Gridania (X: 10.9 Y: 6.3)
NPC: Y’mhitra
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “An Art for the Living,” (magical DPS) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Red Mage
Nível mínimo: Red Mage level 80
Local: Mor Dhona (X: 22.5 Y: 7.9)
NPC: Arya
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “With Heart and Steel,” (magical DPS) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

White Mage
Nível mínimo: White Mage level 80
Local: South Shroud (X: 18.6 Y: 27.1)
NPC: Raya-O-Senna
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “What She Always Wanted,” (healer) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Scholar
Nível mínimo: Scholar level 80
Local: Limsa Lominsa Upper Decks (X: 11.1 Y: 6.2)
NPC: Alka Zolka
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “Our Unsung Heroes,” (healer) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”

Astrologian
Nível mínimo: Astrologian level 80
Local: The Pillars (X: 15.2 Y: 10.0)
NPC: Jannequinard
Requisitos: Completar a Role Quest Lv.80 “Foxfire,” (healer) role quest e a main scenario quest “Shadowbringers”


 Entregas de Crystarium foram adicionadas

 

Entregas de Crystarium são um novo tipo de Custom Deliveries (entregas feitas aos NPCs por classes de criação). Cada Disciple of the Hand (Classes de criação) ou Land (Classes de coleta) será capaz de progredir uma entre 5 séries de missões associadas às diferentes facetas do Crystalline Mean.

Completar entregas para uma faceta do Crystalline Mean avançará a história daquela faceta em particular.
* Por incluir recompensas de scrips para criadores e coletores nas missões de entrega de Crystarium, jogadores precisam completar a missão “Inscrutable Tastes” antes de realizar entregas.

The Crystalline Mean
Nível mínimo: Disciple of the Hand ou Land level 70
Local: The Crystarium (X:11.0 Y:8.5)
NPC: Katliss
Requisitos: avançar até certo ponto da main scenario.

Facet of Forging (Blacksmith/Armorer/Goldsmith)
Iola, Forgemaster
Nível mínimo: Blacksmith, Armorer, ou Goldsmith nível 70
Local: The Crystarium (X:11.4 Y:8.7)
NPC: Iola
Requisitos: Jogadores precisam completar a missão “The Crystalline Mean.” previamente

Facet of Crafting (Carpenter/Leatherworker/Weaver)
Cherished Memories
Nível mínimo: Carpenter, Leatherworker, ou Weaver nível 70
Local: The Crystarium (X:11.4 Y:8.3)
NPC: Recording Node
Requisitos: Jogadores precisam completar a missão “The Crystalline Mean.” previamente

Facet of Nourishing (Alchemist/Culinarian)
Friends of a Feather
Nível mínimo: Alchemist ou Culinarian nível 70
Local: The Crystarium (X:10.8 Y:8.6)
NPC: Bethric
Requisitos: Jogadores precisam completar a missão “The Crystalline Mean.” previamente

Facet of Gathering (Miner/Botanist)
On the Trail of a Myth
Nível mínimo: Miner ou Botanist nível 70
Local: The Crystarium (X:11.1 Y:8.2)
NPC: Qeshi-Rae
Requisitos: Jogadores precisam completar a missão “The Crystalline Mean.” previamente

Facet of Fishing (Fisher)
Well Eel Be Damned
Nível mínimo: Fisher nível 70
Local: The Crystarium (X:11.0 Y:8.8)
NPC: Frithrik
Requisitos: Jogadores precisam completar a missão “The Crystalline Mean.” previamente

Uma missão adicional será desbloqueada ao completar completamente as missões principais e todas as cinco séries de missões de Custom Delivery de Crystarium.

???
Nível mínimo: Disciple of the Hand ou Land nível 80
Local: The Crystarium (X:11.0 Y:8.5)
NPC: Katliss
Requisitos: Jogadores precisam primeiro completar a missão principal final e completar todas as cinco séries de missões de Custom Delivery de Crystarium.

 Para ajudar jogadores novos ou retornando, adições e ajustes adicionais foram feitos para as recompensas de certas missões principais, secundárias e missões de job.

Novas leve quests para Disciples of the Hand e Land.

 Recompensas de leve quests serão significantemente reduzidas quando utilizando uma classe nível 70 ou acima para completar uma leve com um nível requerido abaixo do 70.


 FATEs

  • Novas FATEs.
  • Jogadores irão receber o item bicolor gemstone ao completar FATEs nas áreas do 5.0 areas. Este item pode ser trocado com o NPC Gemstone Trader NPCs.

  • Ao completar mais FATEs, o NPC aumentará o número de itens oferecidos em troca. Para saber sua progressão checar Menu>Travel>Shared FATE


Treasure Hunt


As seguintes adições e ajustes foram feitos aos mapas do tesouro:

  • Novos mapas: Gliderskin Treasure Maps e Zonureskin Treasure Maps
  • Recompensas de Wyvernskin Treasure Maps e Gaganaskin Treasure Maps foram ajustadas.
  • Recompensas de Allagan tomestones por conclusão de mapas do tesouro foram mudadas de Allagan tomestones of mendacity e Allagan tomestones of genesis para Allagan tomestones of poetics.

Jogadores serão sincronizados no nível 70 ao entrar em Lost Canals of Uznair, Hidden Canals of Uznair, e em Shifting Altars of Uznair.


Gran e Free Companies


Novos itens

Ajustes no display de parâmetros dos submarinos

Base Valor base dos componentes dos submarinos
Bonus Valores bônus dependentes do rank.

  • Parâmetros bônus serão adicionados em uma atualização futura.
Total Valor total dos componentes do submarino

 Opções de símbolos de blue mage, gunbreaker, e dancer foram adicionadas aos Company Crests (brasões de FC).


Housing


 Foram adicionadas mobílias referentes ao Furnishing Design Contest (Concurso de desenho de móveis)

Veja mais sobre o Furnishing Design Contest (inglês)

Novas mobílias foram adicionadas.

 Foram adicionados equipamentos para manequins de blue mage, gunbreaker, e dancer.

 Novos estate tags

Ícone Tag
Atelier
Casa de banho
Jardim
Leste Asiático / Oriental

 Nova função: Furnishing Preview (Prévia dos móveis, semelhante à função já existente para ver roupas)

Usando essa função, jogadores poderão verificar o tamanho e a cor da mobília – incluindo aquelas que o jogador ainda não possui – antes destas serem adicionadas em uma casa.

Usando a pré-visualização de mobílias

Escolha ou Preview Indoor Furnishings ou Preview Outdoor Furnishings no menu Housing em Social para visualizar mobílias possíveis.

Mobílias serão organizadas por categoria, com uma categoria separada para mobílias recentemente adicionadas a cada patch. Uma função de pesquisa está também disponível para encontrar mobílias específicas.

Será permitido escolher uma cor para mobílias que podem ser pintadas durante a pré-visualização.
* Apenas uma mobília pode ser pré-visualizada por vez.
* Certas mobílias, como vendedores, manequins, retainers, recompensas do The Feast e itens opcionais da Mog Station, não podem ser pré-visualizados

 As restrições de remodelagem exterior baseadas na localização do bairro foram removidas.

Jogadores podem utilizar quaisquer visuais de casa independente da localização do bairro de suas casas.
* Como resultado desta mudança, a aparência de certos visuais de casa foram alterados.

 Uma interface de ajuda será mostrada quando conversar com o NPC resident caretaker sobre características de housing.

Instalações de criação podem ser utilizadas por classes de criação até o nível 70. (Itens de housing que ajudam com buffs para upar classes de criação, normalmente disponíveis em FCs)

 Devido ao aumento do nível máximo de personagens, strikking dummies de nível 80 foram adicionados (Crystarium Striking Dummy)

 Novos orchestrions foram adicionados

 Novos peixes para aquário foram adicionados

 Novas sementes de flores de vaso foram adicionados

Hydrangea Seeds

Hydrangea seeds podem ser compradas dos seguintes NPCs:

  • Mist (X:11.0 Y:11.4) – Material Supplier
  • The Lavender Beds (X:11.9 Y:8.3) – Material Supplier
  • The Goblet (X:10.9 Y:8.9) – Material Supplier
  • Shirogane (X:10.5 Y:12.1) – Material Supplier
  • Apartments – Apartment Merchant
  • New Gridania (X:11.0 Y:11.2) – Tanie

The Manderville Gold Saucer


 Novas recompensas disponíveis para resgatar com MGP

Novas cartas e NPCs de Triple Triad

 Ajustes em Mahjong:

  • Opção de resetar o rank e o rating adicionada.

Para resetar o rating, selecione “Reset Rank/rating” na aba de Mahjong no menu de Gold Saucer (Menu Character)

  • Imagem do seu personagem aparecerá também durante a partida

  • O display de calls (lances) pode agora ser cancelado ao clicar com o botão direito do seu mouse
  • Um ícone agora aparecerá para indicar quando você entrar em furiten.
  • A opção “Auto-declare Winning Hand” (Auto-declarar que está no bate/com uma mão por fechar) foi adicionada
    * Pode ser ativada no início de um turno. Por padrão será desligado quando um novo turno se iniciar.
  • Quando a oção de delcarar Ron ou Call aparecer simultaneamente, ao declarar Ron irá resultar na opção de Call ser pulada automaticamente.
  • Caso ocorra empate, tenpai ou noten (impossibilidade de declarar o bate), isto será indicado ao jogadores correspondentes.
  • Quando um jogador descartar uma peça, há uma certa possibilidade de um pequeno atraso ocorrer, mesmo quando não houver nenhum outro jogador para pegar tal peça.

Outros 

Adição de Viera (fêmea) e Hothrgar (macho)

As raças Hrothgar e Viera poderão ser selecionadas quando criando um novo personagem, editando seu personagem utilizando o Fantasia, ou contratando um Retainer.

As seguintes adições e ajustes foram feitas ao sightseeing log:

  • Entradas referentes a Shadowbringers foram adicionadas ao sightseeing log.
  • Entradas agora podem ser completadas independente da classe/job.

 As seguintes adições e mudanças foram feita ao challenge log:

Novas categorias foram adicionadas:

Categoria Descrição
In Your FATE I Complete 5 FATEs com a maior nota possível.
In Your FATE II Complete 10 FATEs com a maior nota possível.

As seguintes categorias foram removidas:

Categoria Descrição
Fated to Wander Receba a maior nota possível em FATEs de 5 regiões diferentes.
Embrace Your Fate Complete 10 FATEs únicas com sucesso.
  • Ao mesmo passo em que o level máximo foi aumentado, os pontos de experiência recebidos quando se completa entradas do challenge log foram aumentados.

Os bronze certificates of commendation da Khloe foram adicionados como recompensas por completar as Wondrous Tails

Esses certificados podem ser trocados com a Khloe Aliapoh por diversas recompensas únicas
Skywatcher NPCs foram adicionados às novas áreas.

Ao atingir certos requerimentos, os Skywatcher NPCs no the First will poderão oferecer previsões climáticas para o Source. Em contraste, os Skywatcher NPCs no the Source poderão oferecer previsões climáticas para o the First.

 Novos emotes adicionados

Novos corte de cabelo foram adicionados.


Sistema de Batalha


 O level máximo para todos os Disciples of War e Magic foram aumentados para 80.


 As Jobs gunbreaker e dancer foram adicionadas.

Estas Jobs não possuem classes correspondentes e começam no nível 60.

  • Gunbreaker (Tank)

Gunbreaker é desbloqueado ao concluir a seguinte quest:

The Makings of a Gunbreaker
Requerimento: Disciple of War/Magic level 60
Local: New Gridania (X:11.5 Y:11.9)
NPC: Gods’ Quiver bow

Actions e Traits

Para mais detalhes com relação às actions e traits, por favor, acesse o FINAL FANTASY XIV Job Guide. (em inglês)

  • Dancer (Ranged DPS)

Dancer é desbloqueado ao concluir a seguinte quest:

Shall We Dance
Requerimento: Disciple of War/Magic level 60
Local: Limsa Lominsa Lower Decks (X:9.8 Y:12.0)
NPC: Eager Lominsan

Actions e Traits

Para mais detalhes com relação às actions e traits, por favor, acesse o FINAL FANTASY XIV Job Guide. (em inglês)

Em conjunto com a introdução destas duas novas jobs, equipamento para gunbreaker e dancer foram adicionadas como recompensas para determinadas duties, e serão agora vendidas em NPCs. Gunbreakers e dancers não receberão o first-time completion bonus das guildhests.


Novas job actions foram adicionadas.

Para mais detalhes sobre as mudanças nas jobs: https://na.finalfantasyxiv.com/jobguide/battle/


Grandes mudanças foram feitas ao Battle System.

Para mais detalhes com relação às job actions e traits, por favor acesse o FINAL FANTASY XIV Job Guide.

 Umbral Ice now também diminui o custo de MP para magias de gelo.

Esse efeito aumenta para cada stack gerado.

 O aggro gerado por certas magias de cura foram diminuídos.


 Para ajudar o desempenho dos players, a quantidade de tempo em que os players precisam realizar actions para continuar ou completar combos foi aumentada.


 Um conjunto fixo de role actions foi designado a todas as jobs.

Os jogadores vão aprender as role actions conforme sobem de nível e não é mais necessário que se escolha um conjunto destas ações para se usar em combate.

Os seguintes ajustes foram feitos nos limit breaks:

A quantidade em que o medidor de limit break se enche quando se utiliza magias de cura foi reduzida.

O medidor de limit break não irá mais se encher quando classes não-healers utilizam ações de cura.

A quantidade em que o medidor de limit break se enche ao receber dano de inimigos em determinadas condições em novas áreas foi reduzida.

 O efeito “interrupt” foi introduzido.

Uma barra indicando quando actions podem ser interrompidas foi adicionada. Actions de jogadores com esse efeito podem prevenir a execução de habilidades inimigas quando utilizada antes desta barra ser preenchida. As seguintes actions possuem este efeito:

  • Interject
  • Head Graze
  • Flying Sardine
  • Bad Breath

Uma vez que este efeito foi introduzido, o status de “silence” foi removido.


Charged actions foram implementadas.

Essas actions permitem aos jogadores gastar cargas para executá-las rapidamente em sucessão. O tempo de recarga dessas actions indica o tempo necessário para se conseguir uma carga.

O número máximo de cargas das actions podem ser conferidos nas descrições das actions.

Recomeçar uma duty vai encher todas as cargas das habilidades para seu valor máximo.

Certas weaponskills e spells passarão a ter tempos de recarga únicos.

Apesar de essas ações ainda serem afetadas pelo tempo de cooldown global, elas não compartilharão o tempo de recarga com outras weaponskills.

Um cronômetro vai aparecer por cima dos ícones de weaponskills e spells com tempos de recarga únicos.


Alterações nos Pets

  • Pet actions foram removidas.

Actions que anteriormente se encaixavam como pet actions foram incorporadas às player actions.

* Actions executadas por pets foram movidas para a categoria Pet no menu de Actions.
* Certas actions não podem ser executadas manualmente.

  • Pets não podem mais serem alvejados por actions de players ou inimigas.

* Ataques feitos por um pet vai gerar aggro para o player que o invocou.

  • Pets não aparecerão mais na party list.
  • O HP do Pet não vai mais aparecer quando este for selecionado.

 Os atributos dos players foram ajustados da seguinte forma:

  • TP foi removido.

* A barra de MP exibida quando montado em Gobwalkers em Alexander – The Cuff of the Father and Alexander – The Cuff of the Father (Savage) foram substituídas por uma barra de EP.

  • MP máximo para todas as jobs foi fixado em 10,000.

O custo das actions em MP foi balanceado de acordo com esta mudança.

  • O efeito de Piety foi mudado de aumentar o máximo MP para aumento de taxa de regeneração de MP

* Esse atributo afeta apenas as classes e jobs de Healer.

  • Parrying agora é menos efetivo em reduzir dano.
  • Blocking agora é menos efetivo em reduzir dano.

Assim como houveram mudanças nos atributos dos players, os efeitos de certas actions de monstros e NPCs foram ajustadas.

 Party bonus effects foram ajustados.

Os jogadores agora recebem um aumento de 1% em strength, vitality, dexterity, mind, e intelligence para cada role única na party, até um máximo de 5%.

Roles são classificadas da seguinte maneira:

Role Class/Job
Tank Gladiator / Paladin / Marauder / Warrior / Dark Knight / Gunbreaker
Melee DPS Pugilist / Monk / Lancer / Dragoon / Rogue / Ninja / Samurai
Physical Ranged DPS Archer / Bard / Machinist / Dancer
Magic Ranged DPS Thaumaturge / Black Mage / Arcanist / Summoner / Red Mage / Blue Mage
Healer Conjurer / White Mage / Scholar / Astrologian

Os 100% de aumento do ganho de EXP Gerado pelo armoury bonus agora se aplica a todas as Jobs inferiores ao nível 70.

A partir do level 70 em diante, o armoury bonus é de 50% de aumento de EXP recebida.

De acordo com o aumento no limite de level, o bonus para New Worlds e Preferred Worlds agora se aplicam até o level 69.

Por favor, consulte a Lodestone para mais informações referents ao bonus para New Worlds e Preferred Worlds.(Em inglês)


 Novas dungeons


 O EXP chain bonus em dungeons de instância foi removido.

Levando essa mudança em consideração, a quantidade de EXP recebida em dungeons de instância foi aumentado.


 O Trust System foi introduzido.

Esse Sistema permite que você desafie dungeons de main scenario com uma party de NPCs aliados.

As parties precisam ser compostas de f 1 tank, 1 healer, e 2 DPS.

* Este recurso não pode ser utilizado quando em uma party com outros players

Utilizando o Trust System

  • Entrando em dungeons pela primeira vez

Depois de atingir o objetivo de completar uma dungeon de main scenario, diversos NPCs aliados estarão parados perto da entrada da dungeon. Fale com eles, e você terá a opção de adicioná-los à sua party e entrar na dungeon.

  • Revisitando Dungeons

O Trust system pode ser usado para entrar em dungeons que você já completou. Primeiro, selecione Trust na parte de Duty no menu principal. Na janela que aparece, selecione a dungeon que deseja entrar e os NPCs irão lhe acompanhar.


 O Item level sync foi aplicado em certas dungeons de instância e batalhas.

De acordo com o aumento do limite de level, os players agora podem ganhar experiência de dungeons de level 70 e aliance raids dos patches 4.x.


 Novas Trials

 Echo será aplicado a todas as trials do 4.x

 A força do Echo recebido em Omega: Alphascape (Savage) foi aumentado.

O Echo terá efeito ao entrar em Omega: Alphascape (Savage), aumentando o HP máximo, dano causado e potência de cura em 20%.

* Diferente de outras instâncias, a força do Echo não aumentará caso todos os membros da party fiquem incapacitados.


Mudanças em Allagan Tomestones

  • Tomestones of goetia foi adicionada.

Os jogadores só podem obter no máximo 2,000 tomestones. Além disso, a nova tomestone só será possível de ser obtida após atingir lv.80 em pelo menos uma job ou classe.

* Não haverá limite semanal para Tomestones of goetia

* Uma segunda tomestone, Tomestones of phantasmagoria, será disponibilizada 4 semanas depois do lançamento oficial de Shadowbringers.

  • Allagan Tomestones of Mendacity e Genesis não podem ser mais obtidos

Entretanto, os jogadores ainda manterão os Allagan tomestones obtidos

O NPC Auriana em Revenant’s Toll (X:22 Y:6.7) terá a opção de trocá-las por Allagan Tomestones of poetics.

A troca pode ser realizada através do NPC Auriana em Revenant’s Toll (X:22 Y:6.7).

  • Allagan Tomestones of Creation foram removidos

 Jogadores agora podem usar a opção Undersized Party para participar em duties introduzidas após o lançamento de Stormblood.

* A opção Undersized Party não pode ser usada em The Great Hunt ou The Great Hunt (Extreme) – Trial de Rathalos (Monster Hunter World)


O Raid Finder agora listará apenas trials e duties introduzidos no patch 5.0.

  • Unending Coil of Bahamut (Ultimate) e Weapon’s Refrain (Ultimate) ainda podem ser acessados via Raid Finder.

O Duty Finder foi ajustado da seguinte forma:

  • As duties associadas a cada categoria de Duty Roulette foram ajustadas.
  • As categorias de Duty Finder foram ajustadas.
  • Duty Roulette: Level 50/60 Dungeons e Duty Roulette: Level 70 Dungeons foram combinadas na Duty Roulette: Level 50/60/70 Dungeons.
  • O tipo e número de  Allagan tomestones recebidos de cada categoria de Duty Roulette category foram ajustados.
Duty Roulette Tomestones
Duty Roulette: Expert 80 tomestones of goetia
Duty Roulette: Level 50/60/70 Dungeons 100 Allagan tomestones of poetics
120 tomestones of goetia
Duty Roulette: Leveling 100 tomestones of goetia
Duty Roulette: Trials 60 tomestones of goetia
Duty Roulette: Main Scenario 300 Allagan tomestones of poetics
100 tomestones of goetia
Duty Roulette: Alliance Raids 100 Allagan tomestones of poetics
100 tomestones of goetia
Duty Roulette: Normal Raids 80 Allagan tomestones of poetics
60 tomestones of goetia
Duty Roulette: Mentor 30 tomestones of goetia
Daily Challenge: Frontline 50 tomestones of goetia
  • Os requerimentos e recompensas de Adventurere in Need foram ajustados para Duty Roulette: Leveling e Duty Roulette: Alliance Raids.

Requirementos

Antes Depois
Classe ou job no momento de registro tem que ser level 60 ou mais Classe ou job no momento de registro tem que ser level 70 ou mais

Recompensas

Duty Roulette: Leveling

Antes Depois
Cracked Clusters 1 Cracked Stellacluster
2 Cracked Planiclusters

Duty Roulette: Alliance Raids

Antes Depois
Mhachi Matter 1 Cracked Stellacluster
2 Cracked Planiclusters

* Cracked Stellaclusters e Cracked Planiclusters podem ser trocados por novas materias introduzidos no patch 5.0.

 A restrição semanal de Cracked Clustres recebidos ao concluir Orbonne Monastery foi removida


 Novos inimigos

 Novos Elite Marks (Hunts)

Jogadores poderão caçar hunt regular e hunt elite marks nas novas áreas.

Hunt Marks derrotados nas novas áreas irão dar Sacks of Nuts, que podem ser trocados por itens. Jogadores devem primeiro completar a seguinte quest antes de começar a caçar nas novas áreas:

Local: The Crystarium (X:12.1 Y:15.0)
NPC: Hume Lout
Requerimentos: Lv. 70, completar a quest “Elite and Dangerous” e avançar até certo ponto da Main Scenario de Shadowbringers.

Você pode trocar os Sacks of Nuts por itens com os seguintes NPCs:

  • The Crystarium (X:9.4 Y:9.5) – Xylle
  • Eulmore (X:11.0 Y:10.8) – Ilfroy

 Uma notificação irá aparecer quando um Hunt Mark Rank S aparecer no mapa

 Uma notificação indicando a direção geral dos Hunt Mark Rank B irá aparecer quando eles surgirem no mapa

 Uma notificação indicando que um Hunt Mark Rank B foi derrotado nas proximidades irá aparecer 

 O limite de Centurio Seals foi aumentado de 1,000 para 4,000.


Mark bills de áreas de A Realm Reborn (2.x) and Heavensward (3.x) podem ser usados agora para abrir mapas em suas respectivas áreas.


Alterações em Deep Dungeon e Heavens-on-High:

The Palace of the Dead

  • Items recebidos de bronze-trimmed sacks, iron-trimmed sacks, silver-trimmed sacks, e gold-trimmed sacks foram ajustados
  • Armas de Gunbreaker e Dancer estão agora disponíveis com o NPC E-Una-Kotor em South Shroud (X:25.0 Y:20.6).

Heaven-on-High

  • Items recebidos de silver-haloed sacks, gold-haloed sacks, e platinum-haloed sacks foram ajustados
  • Armas de Gunbreaker e Dancer estão agora disponíveis com o Confederate custodian em Ruby Sea (X:21 Y:9.3).

 The Lawns (Stone Sky and Sea) foi adicionado

The Lawns oferece desafios desenhados para diveras duties de alto nível em que jogadores serão encarregados de destruir um Striking Dummy Lv.80. Para acessar o The Lawns, os jogadores devem completar:

Yet Another Striking Opportunity
Disciple of War or Magic level 80
Local: Eulmore (X:9.2 Y:9.9)
NPC: Weary Dockworker
Requisitos: Lv.80, completar a última quest da Main Scenario e a quest “A Striking Opportunity.”

 As seguintes alterações foram feitas nos Logos Actions em Forbidden Land, Eureka:

Action Ajuste
Wisdom of the Duelist O efeito de reduzir o custo de TP foi removido
Rejuvenate L O efeito de restauro de TP foi trocado por efeito de restauro de HP

PvP


 PvP traits foram removidos

De acordo com estas mudanças, o Traits tab no PvP profile foi removido.

PVP actions de todas as jobs foram ajustados

Actions adicionais foram ajustadas de acordo com o role de cada job

 Não é mais possível remover manualmente alguns buffs aplicados em seu personagem.

 Os seguintes ajustes foram feitos no PVP:

  • TP foi removido.

*O quick chat message “TP” has been removed.

  • O alcance de ataques melee foi aumentado de 3 para 5 yalms. 
  • O tempo de global cooldown das ações foi aumentado de 2,3 para 2,4 segundos.
  • A taxa de recuperação de HP fora do combate foi aumentada de 10% para 20% do HP máximo.
  • A taxa de recuperação de MP em combate foi aumentada de 200 para 250.
  • A taxa de recuperação de MP fora do combate foi aumentada de 400 para 500.
  • Os jogadores terão agora imunidade temporária para efeitos de knockback e draw-in após serem afetados por eles.
  • O EXP recebido após uma partida agora será concedito ao Job usado no momento de registro, ao invés do Job equipando no final da partida.

 The Feast PvP team season foi finalizado.


Itens


Novos itens adicionados

 Novas receitas foram adicionadas

 Certos itens podem agora ser vendidos, desintetizados, entregues como expert deliveries, e convertido em materia.

 Certos itens não podem ser mais vendidos.

 O preço de venda de certos itens foram alterados.

 Os nomes dos seguintes itens foram alterados:

Antes Depois
Faire Voucher Faire Voucher XVII
Rising Token Fifth Rising Token
Pumpkin Cookie Ripe Pumpkin Cookie

 Os efeitos dos seguintes itens foram alterados:

Icarus Wing

Antes Depois
Restaura 300 TP Cria um efeito visual sobre a cabeça

Regain Feather

Antes Depois
Restaura 30 TP a cada 3s por 30s Cria um efeito visual sobre a cabeça

Commercial Engineering Manual

Antes Depois
Ganha boost de 150% em EXP recebido de synthesis por 60m Ganha boost de 150% (75% se acima de Lv. 70) em EXP recebido de synthesis por 180m

Commercial Survival Manual

Antes Depois
Ganha boost de 150% em EXP recebido de gathering por 60m Ganha boost de 150% (75% se acima de Lv. 70) em EXP recebido de gathering por 180m

 Os seguinte itens de recuperação de MP agora restaura uma quantidade fixa de MP independente dos atributos do jogador:

  • Ether
  • Hi-Ether
  • Mega-Ether
  • X-Ether
  • Kiss of the Morning Meadow
  • Max-Ether
  • Super-Ether
  • Elixir
  • Hi-Elixir
  • Onyx Tears

 Os principais atributos de acessórios foram ajustados de acordo com o rebalanceamento do sistema de batalha.

O principal atributo do Aetheryte Earring quando equipado por um tank foi alterado de vitality para strength.

 O atributo Haste de certos equipamentos agora aparece com um sinal de + ao invés de um sinal de –

O atributo em si não foi alterado.

 Novos itens disponíveis em troca de Achievement Certificates foram acrescentados.

 Gear level 71–80 pode ser reparado usando Grade 7 Dark Matter.

 Gunbreaker e Dancer foram adicionados como Jobs necessárias para certos equipamentos.


Introdução de materia nível VII e VIII

* Tentativas de fixar materia de nível VIII irá resultar em falha se usado como materia secundária ou além durante o melding de materia avançado.

Ajustes no materia melding:

  • Se múltiplas materias do mesmo tipo estiverem presentes no seu inventário, você poderá meldar elas sem sucessão.
  • Os seguintes atributos não podem ser mais melhorados através de materia:
    STR/VIT/DEX/INT/MND

 A taxa de sucesso de recuperar materia de nível V e VI usando Retrieve Materia foi aumentada.

 A taxa de sucesso de advanced melding de materia grau I, II, III e IV foi aumentado.

 Depois de assistir pea primeira vez, agora é possível pular a cutscene quando for solicitar transmutação de materia com o Mutamix em Central Thanalan (X:23.7 Y:13.6).

 As seguintes materias não podem mais ser obtidas e seus capacidades de aprimoramento de atributos foram removidos.

* Esses tipos de matéria ainda podem ser transmutadas com o Mutamix em central Thanalan (X:23.7 Y:13.6).

  • Strength Materia I
  • Strength Materia II
  • Strength Materia III
  • Strength Materia IV
  • Strength Materia V
  • Strength Materia VI
  • Vitality Materia I
  • Vitality Materia II
  • Vitality Materia III
  • Vitality Materia IV
  • Vitality Materia V
  • Vitality Materia VI
  • Dexterity Materia I
  • Dexterity Materia II
  • Dexterity Materia III
  • Dexterity Materia IV
  • Dexterity Materia V
  • Dexterity Materia VI
  • Intelligence Materia I
  • Intelligence Materia II
  • Intelligence Materia III
  • Intelligence Materia IV
  • Intelligence Materia V
  • Intelligence Materia VI
  • Mind Materia I
  • Mind Materia II
  • Mind Materia III
  • Mind Materia IV
  • Mind Materia V
  • Mind Materia VI

 O level cap de desynthesis foi aumentado.

Skill Cap individual por classe

Antes Depois
380 450

Skill Cap cumulativo

Antes Depois
1,160 1,370

 Aumento de Level Cap para Lv.80 – Crafters e Gatherers

 Elemental Aspects foram removidas das receitas.

 Novas ações de crafter adicionadas

  • Aplicáveis a todas as classes de crafter:
Level Action
37 Brand of the Elements
37 Name of the Elements
71 Preparatory Touch
72 Rapid Synthesis III
74 Reuse
76 Delicate Synthesis
78 Intensive Synthesis
80 Trained Eye
80 Trained Instinct

 As seguintes ações estão agora disponíveis para todas as classes de crafter:

Level Action
37 Steady Hand II
50 Byregot’s Blessing

Estas ações não podem mais ser colocadas como Aditional Actions.

 As seguintes ações de crafter foram removidas

Carpenter

  • Brand of Wind
  • Byregot’s Brow
  • Name of the Wind

Blacksmith

  • Brand of Fire
  • Byregot’s Brow
  • Name of Fire

Armorer

  • Brand of Ice
  • Byregot’s Brow
  • Name of Ice

Goldsmith

  • Byregot’s Brow

Leatherworker

  • Brand of Earth
  • Byregot’s Brow
  • Name of Earth

Weaver

  • Brand of Lightning
  • Byregot’s Brow
  • Name of Lightning

Alchemist

  • Brand of Water
  • Byregot’s Brow
  • Name of Water

Culinarian

  • Byregot’s Brow

  As seguintes condições foram adicionadas às ações de crafter:

Carpenter

Action Ajuste
Inner Quiet Bônus em Control pode stackar com Innovation, mas não exceder em 3,000.
Heart of the Carpenter Pode ser usado apenas 5 vezes por synthesis.

Blacksmith

Action Ajuste
Inner Quiet Bônus em Control pode stackar com Innovation, mas não exceder em 3,000.
Heart of the Blacksmith Pode ser usado apenas 5 vezes por synthesis.

Armorer

Action Ajuste
Inner Quiet Bônus em Control pode stackar com Innovation, mas não exceder em 3,000.
Piece by Piece Aumento de progresso não pode exceder 1000
Heart of the Armorer Pode ser usado apenas 5 vezes por synthesis.

Goldsmith

Action Ajuste
Inner Quiet Bônus em Control pode stackar com Innovation, mas não exceder em 3,000.
Innovation Bônus em Control pode stackar com Inner Quiet, mas não exceder em 3,000.
Maker’s Mark Efetivo até 25 steps (passos).
Heart of the Goldsmith Pode ser usado apenas 5 vezes por synthesis.

Leatherworker

Action Ajuste
Inner Quiet Bônus em Control pode stackar com Innovation, mas não exceder em 3,000.
Heart of the Leatherworker Pode ser usado apenas 5 vezes por synthesis.

Weaver

Action Ajuste
Inner Quiet Bônus em Control pode stackar com Innovation, mas não exceder em 3,000.
Heart of the Weaver Pode ser usado apenas 5 vezes por synthesis.

Alchemist

Action Adjustment
Inner Quiet Bônus em Control pode stackar com Innovation, mas não exceder em 3,000.
Heart of the Alchemist Pode ser usado apenas 5 vezes por synthesis.

Culinarian

Action Ajuste
Inner Quiet Bônus em Control pode stackar com Innovation, mas não exceder em 3,000.
Muscle Memory Aumento de progresso não pode exceder 1000
Heart of the Culinarian Pode ser usado apenas 5 vezes por synthesis.

   As seguintes adições e ajustes foram feitos no Crafting Log:

  • A porcentagem máxima a qual a qualidade inicial pode ser aumentada por usar HQ materials é agora mostrada nas receitas.

Receitas para as quais o limite de qualidade inicial pode ser maior ou menor que 50% foram adicionadas no patch 5.0.

  • Os valores tanto do progresso quando do aumento de qualidade com eficiência de 100% agora são mostrados nas receitas para a classe de crafting equipada.

  • A categoria Class Quests foi alterada para ler “Story.”

 Adições e ajustes na janela de synthesis:

  • A UI foi ajustada para tornar as informações de durabilidade e condição mais fáceis de compreender
  • Um símbolo indicando que o collectable synthesis está em progresso agora é mostrado dentro da janela de synthesis
  • Statuses aplicados por crafter actions agora são mostrados dentro da janela de synthesis
  • Os valores tanto de progresso quando aumento de qualidade quando a eficiência for de 100% agora são mostrados dentro da janela de synthesis

 Cálculos para aumentar o progresso e a qualidade, assumindo a base de 100% de eficiência, foram ajustadas.

Com esta mudança, a efetividade das ações afetando o progresso e a qualidade foram levemente reduzidas para receitas anteriores à Shadowbringers.

 A dificuldade de certas receitas achadas em Master Recipes (5) e Master Recipes (6) foi reduzida.

 Novas Actions e Traits foram adicionadas para os Disciples of the Land.

Actions

Miner
Level Action
71 Stickler
74 The Giving Land
77 Pick Clean
78 Mind of the Mountaineer
Botanist
Level Action
71 Stickler
74 The Giving Land
77 Pick Clean
78 Mind of the Pioneer
Fisher
Level Action
71 Surface Slap
77 Identical Gig
79 Identical Cast

Traits

Miner / Botanist
Level Trait
70 Enhanced Stealth X
73 Enhanced Stealth XI
76 Enhanced Stealth XII
80 Enhanced GP Regeneration II
Fisher
Level Trait
70 Enhanced Stealth X
73 Enhanced Stealth XI
75 Gulleye VIII
76 Enhanced Stealth XII
80 Gulleye IX
80 Enhanced GP Regeneration II

Novos gathering points adicionados
 Adições e ajustes foram feitos para Fishing:

  • Novos pontos de fishing (pesca) adicionados.
  • S-rank records podem ser obtidos de certos pontos de pesca listados no Fishing Log.

 Adições e ajustes foram feitos para spearfishing:

  • Novos teeming waters (cardumes) foram adicionados.
  • AAA records podem ser obtidos com todos os gig heads listados no Fishing Log.

Novos Tomes of Regional Folklore foram adicionados.

 Novos itens podem ser usados para aetherial reduction (redução de aether) foram adicionados

A quantidade dos itens recebidos de aetherial reduction foram ajustados.


 Os seguintes ajustes foram feitos para os concealed gathering points:

  • Clusters não podem ser obtidos mais
  • O número de favor effects relacionados ao concealed gathering points que podem ser aplicados de uma vez agora é limitado para 1.

Os efeitos ativos previamente serão substituidos se um novo favor for usado.

  • Os seguintes itens não são mais raros ou hidden (escondidos) following gathering items are no longer rare or hidden:
  • Red Ooid
  • Green Ooid
  • Blue Ooid
  • Yellow Ooid
  • Violet Ooid
  • Red Roundstone
  • Green Roundstone
  • Blue Roundstone
  • Yellow Roundstone
  • Violet Roundstone
  • Foxglove
  • Bladeleaf
  • Wyvern’s Wart
  • Void Nut
  • Black Swan Feather
  • Bitter Foxglove
  • Swordleaf
  • Dragon’s Wart
  • Heavensnut
  • Mute Swan Feather

Os preços de venda destes itens foram reduzidos de acordo.


 Freshwater Boilies e Saltwater Boilies, bait (isca) efetivas em uma grande variedade de peixes nas áreas do 2.0 foram adicionadas.

Os seguintes itens podem ser comprados em todas as áreas do 2.0 e em The Pillars onde iscas são vendidas.


 Adições e ajustes feitos no Gathering Log:

  • Entradas relacionados ao regional folklore (folclore regional) agora são cateogorizadas por região

Regiões onde você não leu o folclore irão aparecer na lista de categorias, mas não conterá nenhuma entrada.

  • Locais de gathering e informação de horário agora aparecerão para qualquer item que foi coletado com sucesso de pontos undiscovered ou hidden.

Essa informação aparecerá para qualquer item coletado previamente dentro destas condições até o lançamento do patch 5.0.

  • Informação de horário de Gathering agora aparecerá para qualquer item que foi coletado com sucesso de ephemeral gathering points (pontos efêmeros).

Essa informação aparecerá para qualquer item coletado previamente dentro destas condições até o lançamento do patch 5.0.

  • Um contador indicando quando o item ficará disponível para gathering pode agora ser criado para qualquer item que foi coletado com sucesso de undiscovered, hidden, ou ephemeral gathering point.

A função pode ser acessada ao abrir o submenu pelo nome do item e selecionar “Set timer for next occurrence.”


Jogadores acima do lv. 70 agora receberão no máximo 10,000 EXP quando trocar collectables de level 70★ ou menos.

 A quantidade de EXP recebido de delivering collectables (entrega de colecionáveis) quando for gatherer level 60-70 gatherer foi aumentado.


 Alterações e ajustes nos scrips de crafter e gatherer

Novo scrip: White scrips para Crafters’ e Gatherers’ que estiverem no lv. 80

Jogadores poderão trocar seus itens collectable por estes scrips em Splendors Exchanges a partir do lv.80 (máximo e 2,000  scrips)

Red Crafters’ Scrips e Red Gatherers’ Scrips

  • Não será mais possível obter esses scrips
  • Todas as recompensas de Red Crafters’ Scrips e Red Gatherers’ Scrips serão trocadas por Yellow crafters’ scrips e Yellow gatherers’ scrips. A quantidade recompensada será também ajustada. NÃO SERÁ POSSÍVEL TROCAR RED SCRIPS POR ITENS.
  • A partir do Patch 5.0 você poderá trocar os Red Crafters’ Scrips e Red Gatherers’ Scrips por Yellow crafters’ scrips e Yellow gatherers’ scrips em Revenant’s Toll (X:22.7 Y: 6.7) e outros locais.

Remoção dos Blue Crafters’ Scrips e Blue Gatherers’ Scrips

A quantidade de yellow crafters’ e gatherers’ scrips necessários para trocar por items foi ajustada.


 A quantidade de crafters’ e gatherers’ scrips recebidos de delivering collectables foi ajustada.

 Equipamentos Level 70 foram adicionados aos vendedores de Kugane.

 Novos itens adicionados aos NPCS Calamity Salvagers.


Novas Mounts

Todas as mounts agora voam

 Novos Chocobo Barding

 Novos Minions


System


 Um market board foi adicionado a Crystarium.


Com o novo market board, reduced tax rates foi ajustado.


 Ajustes nos retainers

  • Retainers podem agora ser registrados ao Crystarium market.
  • Hrothgar e Viera podem ser selecionados como raças de retainers.
  • Cortes de cabelo e pinturas faciais obtidas com recompensa podem agora ser aplicados aos retainers.
  • Eetainer level cap aumentado para 80.
  • Retainers podem agora ter a job de gunbreaker e dancer

Requisitos para poder fazer isso:

  • Retainers não podem já ter uma job (se tiverem, é necessário resetar o job dele)
  • Retainers devem ser Disciples of War ou Magic lv.60 ou mais.
  • Jogadores precisam ser lv. 60 ou mais na job que eles desejam designar seus retainers.
  • Jogadores necessitam possuir uma cópia de Modern Vocation.
  • Novos objetivos foram adicionados aos delivery missions e exploration ventures.
  • Exploration ventures agora apresentam as ventures de maior nível primeiro.
  • A interface de retainer foi redesenhada e seleções podem ser reordenadas.
A interface agora se manterá aberta ao dispensar o retainer.

* No entanto, no evento de haver apenas um retainer contratado, a janela irá fechar como antigamente.

  • As animações de retainer ao serem convocados ou dispensados foram ajustadas para aumentar a capacidade de resposta da interface.
  • A cor das placas de identificação do retainer foi alterada para a de NPCs.

 Novos Achievements

 Adições e alterações em achievements:

  • Certas categorias foram ajustadas.
  • Achievements agora podem ser selecionados via subcomando e gravadas na Watchlist para fácil acesso.
  • Achievements agora podem ser filtrados por status de conclusão ou tipo de recompensa.
  • Clicar em um achievement na categoria Relevant não abrirá mais sua categoria principal automaticamente.
    A categoria principal de cada achievement pode ser acessado usando o subcomando “Display Filtered Categories”.

 Ajustes e adições na janela de Recommendations:

  • Hunt marks agora aparecem em Recommendations.
  • Sightseeing Clues agora aparecem em Recommendations.
  • * Localização não aparece na mesma janela.
  • As entradas de Hunting Log de classes e Grand Company aparecem agora na mesma categoria.
  • A janela agora pode ser travada


 Ajustes e adições em Party Finder

  • Links para Party em Party Finder podem ser postadas no chat log.

Pressionar o botão de chat dentro da lista de recrutamento irá criar um link no chat log, que pode ser enviado como mensagem.

Clicar no link no chat log abrirá a listagem correspondente do Party Finder

  • A listagem atual do Party Finder de um jogador agora pode ser aberta através do chat log

Abra o submenu associado ao nome do jogador no chat log para ver o subcomando relevante.

 Convites para Party para jogadores de outros Worlds (servers) podem agora ser emitidos através do chat log.

Abra o submenu associado ao nome do jogador no chat log para ver o subcomando relevante.

 Ajustes no party list:

A Party list agora mostra o incremento de HP gerado por barreiras.
A Party list agora mostra quando o HP máximo foi reduzido.

 As animações de batalha para NPCs aliados em quests agora sempre aparecerão.

Esses efeitos não podem ser desativados pelo Character Configuration.
* Este ajuste será considerado em futuras correções em patches futuros para todas as battle quests existentes antes do patch 5.0.


 A quantidade de glamours que pode ser armazenada no Glamour Dresser foi aumentada de 200 para 400.

 A quantidade de glamour plates disponíveis aumentou de 10 para 15.


 Mudanças em group pose:

  • Trust system NPCs podem ser inclusos no group pose durante a conclusão da duty.
  • Trust e squadron NPCs agora irão repetira sua última ação executada ao completar a duty.

 As  Trials graváveis foram alteradas.

Duas Trials de Shadowbringers estão agora disponíveis no Duty Recorder.


 O HP de um alvo pode agora ser exibido em incrementos de 0,1% quando ele tiver menos de 1% de HP restante.

Selecione “Display target’s remaining HP percentage.” em Character Configuration para usar esta opção


 User Interface (UI) agora possui duas opções de cor: Dark e Light

  • Essa opção pode ser encontrada em System Configuration >Theme Settings. Mudanças terão efeito apenas no próximo login.
    * Alguns elementos da UI não são afetados pelo tema.

 


 Atualização nas condições de New Adventurer

Antes Depois
Ter jogando menos de 168 horas
Não ter completado a main scenario quest “The Far Edge of Fate”
Ter jogando menos de 168 horas
Não ter completado a main scenario quest “A Requiem for Heroes”

* Jogadores que não possuíam mais o status de New Adventurer mas que cumpre as condições acima pode restaurar o status usando o comando de texto “/nastatus on”

  Atualização nos requisitos de Mentor

Disciples of War/Magic:

  • Completar a role quest lv. 80 de tank.
  • Completar a role quest lv. 80 de healer.
  • Completar a role quest lv. 80 de DPS.
  • Completar pelo menos 1,000 dungeons e trials.
  • Ter recebido pelo menos 300 player commendations.

Disciples of Hand/Land:

  • Chegar ao lv.80 com pelo menos um Disciple of the Land.
  • Chegar ao lv.80 com pelo menos um Disciple of the Hand.
  • Ter sintetizado pelo menos 100 collectables.
  • Ter coletado pelo menos 300 collectables.

Os jogadores que obtiveram a certificação antes do patch 5.0, mas que não cumprem os novos requisitos, manterão seu status atual durante o patch 5.0.

No entanto, a partir do patch 5.1, para garantir que todos os mentores sejam mantidos no mesmo padrão, mudanças serão implementadas para encorajar os mentores a se requalificar.

*Mentores que não fizerem isto durante o patch 5.1 perderão sua certificação no 5.2.


 Atualização nas Cross-word Linkshell

  • O número de cross-world linkshells por personagem foi aumentada de 1 para 8.

Cross-world linkshells podem ser reordenadas
* Configurações de chat não irão atualizar automaticamente quando as linkshells forem reordenadas

  • A lista de membros agora pode ser configurada para mostrar membros online no topo.
  • Opções para ordenar a lista por número ou alfabeticamente foram adicionadas.

 O DUALSHOCK®4 e outros gamepads com função de vibração vibrarão o Duty Finder concluir a formação de party.


 Os seguintes acréscimos e ajustes foram feitos em cutscenes:

Texto relacionado à formação ou dispersão de uma Party não aparecerá mais se uma cutscene estiver em andamento.

A maneira como as seleções de diálogo são exibidas foi alterada.


 A posição da letra de identificação ao lado do nome de um foccus target (alvo em foco) foi alterada.

 Ajuste na interface dos Mapas

  • Agora existem ícones dseparados para ativar e desativar ícones de mapa e texto do mapa.
  • Alguns ícones de mapa agora indicam em que altitude está o objetivo

Ícone Significado
Objetivo está acima da altitude atual
Objetivo está abaixo da altitude atual

 Detalhes dos Job gauge foram revisados

 Job gauges agora resetam ao mudar de áreas ou entrando em instâncias.now be reset upon changing areas or entering instances.

 A ordem em que os nomes dos personagens são exibidos foi ajustada de acordo com as alterações feitas nos Pets.

 As abas Battle e Other da janela Currency foram revisadas

 O “Unlimited” setting dentro de Frame Rate Limit no Display Settings  do System Configuration foi substituído por “Maximum (90 fps)” 

Após o lançamento do Patch 5.0, o novo limite de frames de 90 fps causou um erro ao efetuar login no cliente Windows no modo DirectX 11 em determinados PCs, impedindo que os jogadores acessassem o jogo.

Correções aplicadas na atualização de 4 de julho revertem as alterações feitas nesse recurso no Patch 5.0, e o problema não deve mais ocorrer.

Clique aqui para mais detalhes. (em inglês)

 Settings de Name Display relacionados a Pets foram removidos do Character Configuration

Adições na Character Configuration interface.

Control Settings

Target tab:

Disable targeting of pets and minions when in battle.

Log Window Settings

Notification Sounds tab:

Cross-world Linkshell [2]

Cross-world Linkshell [3]

Cross-world Linkshell [4]

Cross-world Linkshell [5]

Cross-world Linkshell [6]

Cross-world Linkshell [7]

Cross-world Linkshell [8]

 Adições e ajustes foram feitos ao Keybind menu

 Novos comandos de texto e termos no Auto-Translate

  Para reduzir o congestionamento do servidor após o lançamento do patch 5.0, as seguintes medidas serão implementadas temporariamente:

* A Square Enix irá monitorar a atividade do servidor e remover esses recursos quando o congestionamento do servidor for determinado como não mais um problema.

  • Jogadores inativos por trinta minutos serão desconectados automaticamente.
  • Novas áreas serão divididas em várias instâncias.
    * Instâncias específicas podem ser selecionadas ao entrar de uma área vizinha ou teletransportar via aetheryte.

Veja aqui para mais detalhes.

 Os seguintes acréscimos e ajustes foram feitos na criação de personagens:

  • A aparência padrão dos personagens, conforme exibida nas telas de seleção de raça e clã, foi ajustada.
  • As opções de penteado agora podem ser limitadas para Favorite Only (apenas favoritos).
  • As opções de penteados e pinturas faciais obtidas como recompensas agora são marcadas de acordo no esteticista.

As opções de penteado e pintura facial obtidas como recompensas agora podem ser usadas ao personalizar a aparência do retainer.

 Personagens em contas com assinaturas ativas serão priorizados em filas de login.

 Fim do suporte a sistemas 32-bits

 As seguintes adições e ajustes foram feitos junto com o lançamento da versão Mac de 64 bits:

  • A função de auto-tradução está agora disponível.
  • As mensagens enviadas anteriormente agora podem ser exibidas e reinseridas usando as teclas de seta para cima / para baixo enquanto a caixa de chat está selecionada.
  • Adições foram feitas na interface de configuração do sistema.

 As senhas de conta da Square Enix agora podem ser salvas no lançador do PlayStation®4.

 Tales of Adventure: A Realm Reborn e Tales of Adventure: Heavensward podem ser usadas para desbloquear glamours.

* Se você usou sua cópia de Tales of Adventure antes do lançamento do 5.0, você terá que completar uma das seguintes quests:

If I Had a Glamour
Nível mínimo: Lv. 15
Local: Western Thanalan ─ Vesper Bay (X:12.6 Y:14.3)
NPC: Swyrgeim

A Self-improving Man
Nível mínimo: Lv. 15
Local: Mor Dhona (X:22.1 Y:6.7)
NPC: Wiscard


Fontes:

https://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/topics/detail/330f2b280067d69d85b17831c66712a499e97484

Contribuintes para a tradução deste patch:

  • Ariel Starlight (Behemoth)
  • Yield Satell (Behemoth)
  • Eiko Makimachi (Hyperion)

 

Ilustradora viciada em café, chá e Triple Triad, responsável pela tradução de conteúdo do FINAL FANTASY XIV.

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