Saudações de chegada! Conquistar os céus cujo horizonte se expande para muito além do azul repleto de ilhas acompanhado de aliados dos mais diversos contextos e estilos de luta, esta é a premissa do jogo de hoje!
Há muito anunciado, Granblue Fantasy Relink está quase aqui e tivemos a oportunidade de testar sua demo na Brasil Game Show que ocorreu durante os dias 11 à 15 de outubro no Expo Center Norte.
E deixando a boa nova desde já, legendado em PT-BR!
História
Há muito tempo, um grupo de individuos chamados Os Astrais tentaram dominar o mundo, mas os cidadões do céu, Zegagrande, se reuniram para repelir o ataque e assim trazer uma nova era de paz ao azul celeste.
Em meio a este céu, ainda hoje existe Estalucia, dita a ilha lendária dos seres conhecidos por Astrais de outrora. Após achar uma carta deixada por seu pai e o encontro fatídico com Lyria, a Garota Azul misteriosa, cabe a você a encontrar no mar de nuvens.
Pela sua jornada estarão as Bestas primordiais, criaturas criadas pelOs Astrais para a Guerra. Há quem diga que são forças da natureza e não devem ser pacificadas, outros irão dizer que neles reside o caminho para Estalucia. De uma forma ou de outra, o embate será inevitável e moldará o destino da equipe de viajantes do céu.
Gameplay
O ponto chave da demo disponível era mostrar a jogabilidade/combate através de uma missão de cinco minutos onde havia um boss esqueleto, uma série de minions e mais um boss em caso do player conseguir derrotar o primeiro a tempo.
O combate é devidamente fluído fazendo jus ao gênero de ação, e, por mais que possa parecer poluído pelo número de inimigos na tela, o jogo consegue simplificar ao lhe permitir focar em um alvo e basear sua movimentação neste.
Apesar de cada personagem possuir o seu set de habilidades, e por consequência sua forma de jogar, foi possível completar a missão com mais de um após as devidas mudanças na aproximação da luta, o que auxilia a comprovar o fato de que poderemos apenas selecionar aquele que mais nos parece legal e ainda sim será possível prosseguir.
Além das capacidades individuais, havia o sistema de sinergia com a equipe por meio dos Bursts. Semelhante a um limit break, cada um possuía um ataque mais forte que se executado dentro da janela encadeada por outro limit break levava ao Full Burst, um golpe avassalador e bem bonito de se ver. O resultado final dependia dos ataques que o compunham.
Desviar em solo ou no ar, telegráfos no chão para demonstrar a área de risco do golpe do boss, os números de dano com a fonte do jogo mobile e a possibilidade até mesmo de desativar o motion blur foram elementos que marcaram a ideia de que há algo para todo mundo, seja iniciante ou veterano, no gênero ou na história do jogo.
Outro ponto importante é que apesar de não presente na demo, é dito que o multiplayer comportará até 4 jogadores, ou seja, a party que foi disponibilizada poderá ser preenchida por até 3 amigos!
Aspectos visuais e música
Tanto a arte do jogo quanto a modelagem dos personagens segue o padrão conhecido da série, com cores marcantes e definindo a personalidade de cada ser de nossa equipe. O que é demonstrado no vídeo a seguir ocorre em tempo real no jogo.
Sobre a música.
Nobuo Uematsu. Masayoshi Soken. Takeharu Ishimoto. Yoko Shimomura. Masashi Hamauzu. Hitoshi Sakimoto. Naoshi Mizuta. Etc.
Para quem conhece Final Fantasy, a série de nomes anteriores pode apresentar alguns conhecidos, mas para além destas lendas existe mais um compositor que sempre acompanhei de longe, seu trabalho é extenso e demonstra por si só o quão longe consegue ir com maestria e diversidade.
Músico dos Céus, Tsutomu Narita já trabalhou ao lado de nomes como Uematsu (Final Fantasy) e Nishiki (Octopath Traveler) e sempre esteve a frente da trilha sonora do jogo de celular, felizmente não será diferente para o Relink. É o meu desejo mais sincero que suas composições finalmente alcancem mais jogadores com a chegada aos consoles e PC.
Sua presença na demo foi devidamente notada no quesito, pois mesmo ouvindo a mesma peça por cinco minutos, o ímpeto era de continuar batendo embalado pela música.
Considerações finais
É incrível o que apenas cinco minutos de jogo é capaz de transmitir ao tratarmos do Granblue Fantasy Relink. Com o lançamento previsto para 1 de fevereiro de 2024 (que coincidentemente é a data de aniversário deste que vos escreve, não que seja uma dica, claro), certo é dizer que 2024 já começa em grande estilo com um nome destes em seu rol.
Incerto é saber até que ponto a história irá seguir, pois o jogo mobile prestiagiará seu décimo aniversário em 2024. Munido de tantos momentos memoráveis e personagens marcantes, ansiedade define e completa os meses até o lançamento.
Quem mais embarcará na aventura em busca de Estalucia, só o tempo dirá, então até lá, さらばだ!