FFT:WotL | Tudo o que você precisa saber para se ferrar MENOS

Olá, moogles lindos! Aqui quem fala… não é a Yu! Na verdade sou eu, Aro. Com a mais nova série rolando no nosso canal da Twitch de Final Fantasy Tactics: War of the Lions uma certa Moogle Queen jogou no ar a possibilidade de guias para o jogo em questão, logo, para essa primeira postagem selecionei algumas informações para você, player de primeira viagem, ou você, old player, terem em mãos algumas coisas que podem vir a calhar. Sem mais delongas, vamos lá!

Lua em Lanches com Ascendente em Fome.

Sabe aquela pessoa do rolê que pergunta que horas você nasceu, se essa hora é contando horário de verão e depois de alguns minutos solta um “huuuum, faz sentido, faz sentido.”? Talvez ela só seja uma grande jogadora de FFT, pois os signos importam.

Basicamente ações como cura, dano ou que se baseiam em porcentagens de sucesso como Haste são afetadas por multiplicadores dados pelos dois signos em cada um dos extremos. Eu, um aquariano, teria um multiplicador melhor curando alguém do signo de gêmeos ou libra. Se é sua primeira vez vendo algo do tipo, não se preocupe, apenas tenha consciência nesse primeiro momento que duas pessoas com a mesma classe e mesmos equipamentos podem receber danos diferentes para uma mesma unidade inimiga. Deixo para o futuro uma postagem apenas para falar sobre signos (pessoal do mapa astral pira), porque tem MUITA coisa a se levar em conta para algo introdutório.

Os números, Mason…. o que eles significam?!

(Uma curiosidade aleatória é que quando criança o meu Ramza se chamava Santiago)

FF Tactics é um jogo que para mim é 60% preparação/40% lutas e uma parte crucial da preparação é entender o que cada coisa dessa imagem representa para o seu personagem. Então partindo da esquerda indo pra direita.

Health Points (Pontos de Vida) – Representa a vida da unidade. Chegando a 0 é nocauteada e normalmente tem três turnos para ser revivida antes de se transformar em um cristal ou baú.

Magick Points (Pontos de Mágica) – Representa os pontos que podem ser gastos com magia.

Charge Time (Tempo de Carregamento) – Essa barra carrega durante a batalha e ao chegar a 100 indica que é o turno daquela unidade. Ações como Movimentar ou da classe gastam esses pontos, ou seja, ao se movimentar + realizar uma ação o próximo turno da unidade pode potencialmente vir depois de uma que só se movimentou.

Nome da unidade/Símbolo do signo/Profissão – Auto explicativos.

Brave(ry) (Bravura) – O medidor de coragem da unidade. Afeta a força de ataques físicos sem armas e ataques de espada. Se uma unidade tem sua bravura reduzida para menos de 9 em batalha ela vira uma galinha e não pode ser controlada até ter sua bravura acima de 9

Faith (Fé) – O medidor de fé em mágicas e o sobrenatural da unidade. Um valor mais alto impacta em uma maior eficiência de magias, destrutivas ou de cura, mas também sofre mais dano delas. Alguém com 0 de Fé é imune à mágicas e teria as suas com 0% de chance de sucesso.

Move (Mover) – Combinação dos pontos inatos de movimentação da unidade mais os bônus de profissão e equipamentos. Quanto mais alto, mais distante ela se movimenta.

Jump (Salto) – Combinação dos pontos inatos de pulo mais bônus de profissão e equipamentos. Indica quantos quadrados a unidade pode pular horizontalmente assim como o quão alto pode subir ou descer de uma vez em um declive.

Speed (Veloc) – Combinação que funciona da mesma forma que os atributos anteriores. Quanto mais alto, mais rápido o CT (TC) carrega.

Weap. Power (Poder da Arma) – O número à esquerda representa a poder de ataque da arma e o à direita a taxa de evasão. Acima é a arma da mão direita e abaixo a da mão esquerda (certas profissões equipam coisas nesses dois campos)

AT (ATQ) – Poder ofensivo total para ataques físicos (acima) e mágicos (abaixo)

C-EV (P-EV)Character – Evasion ou Personagem – Evasão indica a porcentagem de esquiva da unidade para ataques físicos e mágicos.

S-EV (E-EV)Shield – Evasion ou Escudo – Evasão indica a porcentagem de bloqueio para ataques físicos ou mágicos.

A-EV (A-EV)Acessory – Evasion ou Acessório – Evasão indica a porcentagem do acessório equipado auxiliar na esquiva de um ataque. Se não fizer sentido, pense naqueles acessórios que ajudam na resistência de status negativos.

Equipamentos/Habilidades – Auto explicativos.

Alternativamente, você pode apertar Select na tela do personagem para um cursor aparecer e poder selecionar qualquer um desses atributos no seu jogo.

Vergonha da profission

Final Fantasy Tactics traz uma série de profissões (jobs) disponíveis aos jogadores que carregam um impacto muito forte no planejamento das lutas, porém para liberar todas estas, certos níveis com certas profissões são necessários. Quais níveis e quais profissões estão disponíveis deixarei para uma próxima postagem pelo número intenso de informações.

Mesmo assim você pode acompanhar o seu progresso atual nesta tela dentro do jogo.

JP (PP) são os pontos que você tem à disposição para gastar em habilidades daquela profissão.

Total/Next andam lado a lado, pois Total indica quantos JP (PP) você já adquiriu ao total (dãh) e Next mostra o valor que precisa alcançar para ganhar mais um nível de profissão. Na figura podemos pegar por exemplo Squire que está nível 4 com um total de 622 JP e que ao conseguir mais 178 JP (800-622) chegará ao nível 5 da profissão.

Para acessar essa tela, ao selecionar a tela do personagem você pode apertar X ou ir pelo menu de aprendizado de novas habilidades.

É importante frisar que ao executar ações em batalha, o personagem ganha uma quantidade de EXP que é do próprio personagem e JP (PP) que são os pontos que irão para a job equipada.

 

OBS: Unidades em batalha ganham 25% dos JP adquiridos por unidades aliadas durante a luta. É assim que seu White Mage ganha pontos de Black Mage sem nunca ter tocado na profissão.

Por vezes é melhor que o monstro não saía da jaula

Existem dois tipos de encontro no jogo, os da história e os aleatórios pelo mapa.

As lutas da história trazem unidades com níveis de experiência fixados, o que significa que se você entra na luta com seus personagens nível 99 contra a segunda luta que a história oferece ainda vai enfrentar unidades como se estivesse no começo do jogo.

Por outro lado, os encontros aleatórios escalonam com o nível do personagem mais forte que tem. Por mais que o dito personagem não entre na luta, os adversários ainda virão no raio dele, o que pode causar certo stress se você estiver tentando nivelar unidades de baixo nível ou acabe deixando apenas uma só unidade muito forte sem querer. Manter o equilíbrio entre todos da equipe é sempre indicado.

E job > level. Melhor ter várias profissões disponíveis do que unidades de level alto.

A gente já chegou?

Por ser um jogo baseado em turnos que se baseiam em diversos fatores, saber como visualizar a ordem de como as coisas vão acontecer durante as lutas pode ser um salva-vidas (e te fazer passar menos frustrações em saber que vai dar pra dar uma cura em um aliado antes dele levar um outro golpe).

Para isso, selecione um quadrado livre do campo de batalha e aperte Triângulo. Isso irá abrir um menu com três opções sendo a primeira a lista atual de turnos. Se você estiver no menu de habilidades que exijam turnos para resolver aperte o botão direcional da esquerda ou direita para checar a ordem dos turnos e quando ela irá completar.

OBS: Nesse mesmo menu que abre ao apertar Triângulo opções como velocidade dos balões de texto pode ser modificada, só para caso seja a quinta vez que está fazendo a luta e quer apressar um pouco mais as coisas.

Ao sair de casa, sempre proteção

Cada comércio da cidade pode oferecer itens diferentes da que você acabou de sair. A importância de saber disso está no fato de que há momentos que existe uma série de lutas seguidas as quais você não pode sair até concluir todas com componentes que causam diversos status negativos. Estar protegido é um passo que você dá na frente dos seus adversários e pode ser decisivo na tão suada (ou sangrenta) vitória.

Amigo estou aqui.

Encerrando nossa pequena lista de dicas, a mais importante: SALVE frequentemente e tenha múltiplos saves. Muitas vezes vai perceber que não tomou a melhor decisão de trazer um cavaleiro para uma luta contra unidades de longo alcance inalcançáveis ou deu de cara com um Red Chocobo após uma luta difícil e vai precisar resetar para uma melhor chance de sobrevivência. O save vai ser seu melhor amigo (talvez o único).

 

 

Creio que seja isso! Final Fantasy Tactics é de longe o meu FF favorito então escrever isso foi divertido pra lembrar do que o jogo oferece desde os primeiros minutos de contato. Talvez seja um pouco chato no começo pela limitação de profissões, mas garanto que fica melhor em questão de história e jogabilidade assim que ganha mais uns níveis aqui e ali. Se tiver alguma sugestão ou pedido de guia em relação a esta obra-prima dos videogames, pode entrar em contato direto comigo ou deixar aqui nos comentários mesmo que escrevo em uma próxima vez. Até os próximos guias.

さらばだ!

Author: Aro
Idealista que se empolga com música, comida, pescaria, trocadilho, boas histórias, filosofia, animais, café, pessoas animadas e... na verdade, eu me empolgo fácil mesmo.

8 thoughts on “FFT:WotL | Tudo o que você precisa saber para se ferrar MENOS

  1. Ontem jogando no psp encontrei a vendedora de flores respodi a segunda opção 1 gil por 1 flower se não me engano a resposta dela influencia no encontro com cloud faz tempo que zerei a versão do Playstation 1 e a do psp e massa pelas cut cenes em desenho e tem um personagem até o momento chamado luso que a profissão dele é Game Hunter e muito bom e percebi que o bug de duplicação de espadas não pega no psp tentei fazer com o ramza mais não funcionou.

  2. Bom dia Já zerei fft várias vezes porém pela primeira vez algo ocorreu, na missão secundaria de Nelveska simplismente eu nao consigo entrar nela, vi que isso ja ocorreu com outras pessoas, (mesmo ela estando em laranja no mapa) simplismente meu boneco fica sobre ela e nao entra na missão, pfv me ajude com essa grande duvida pois sem essa missão eu não irei liberar Cloud. Sendo assim sabe se foi bug? escolha errada? ou alguma decisão que tomei ou que falta tomar para liberar essa side? detalhe ja estou com Bewolf e Dragao no time e mesmo lendo e relendo todos os rumores nao consigo liberar ela… se vc nao consiguir me ajudar acredito que ninguem mais consiga!

    1. Bom dia,Froes! Pior que isso rolou na gameplay aqui na Moogle’s quando a Kisaragi estava jogando também. Um detalhe, já chegou a ativar o Construct 8 em Goug? A história que leva ao Cloud só avança se o Mustadio e o pai tiverem esse progresso também. Aí derrota o Confessor Zalmour, passa em Goug (não lembro se precisa neste momento) pro pai do Mustadio falar que tem um dispositivo que não consegue ligar, passa em Zeltennia Castle (https://youtu.be/d9ixm_JdU_M?t=320) pra ouvir um rumor e aí deve conseguir ir pra Nelveska lutar contra o Construct 7. Se o rumor não aparecer, tenta ir em Trade City of Sal Ghidos pra cutscene com a flor. Deixei o link com o vídeo mais ou menos nessa parte para dar uma olhada.

      Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos aí!

  3. eu gostaria de saber qual e a necessidade de se fazer as missões nos bares pelo mapa.
    Percebi que se sobe de ranking conforme vai se fazendo as missões, porem gostaria de saber a necessidade e se existem alguns benefícios?
    Se ah chance de pegar itens raros ou algo que vale tanto a pena?
    Estou no lvl3 e ate agora não encontrei vantagens além de uns itens que a gente encontramos porem nao usáveis…

    1. Bom dia! Desculpa a demora para responder, eu me perdi nas configurações do site também heh

      As missões dos bares dão de primeira só itens que não servem para muito a não ser ter uma coleção legal e ao mesmo tempo perceber referências a outros Final Fantasy (as localidades estão presentes em outros títulos).

      O que vale mais a pena é que por vezes esses rumores liberam outros rumores que liberam lutas especiais e que podem levar à personagens extras, como um certo pirata, então se tiver interesse de recrutar essas unidades especiais é bem recomendado sempre checar os rumores de uma cidade nova e voltar a checar periodicamente, pois certos acontecimentos na história fazem novos rumores aparecer!

  4. Gente, cai de paraquedas aqui e preciso dizer, que sorte a minha, nunca me diverti e curti tanto ler dicas de algum jogo como fiz agora. Acabaram de fazer um fã. Um grande abraço.

    1. Hehe que bom que curtiu! Também me diverti escrevendo porque FFT é o meu Final Fantasy favorito da vida, o sentimento é de que mais pessoas pudessem dar uma chance apesar da dificuldade do gênero.

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