FFXIV | Guia de Triple Triad

Olá, Moogles! Fizemos este guia ilustrado de Triple Triad para ajudar aqueles que estiverem com dificuldade de entender as regras do jogo, esperamos que ajude vocês nos próximos torneios!

 

Origem

O jogo Triple Triad originalmente é um minigame do FINAL FANTASY VIII. Então para aqueles que jogaram o FINAL FANTASY VIII, o Triple Triad do FINAL FANTASY XIV é bastante semelhante.

Guia de Triple Triad


 

Requisitos

Para liberar o Triple Triad no jogo, o jogador deve acessar o Gold Saucer e fazer a quest abaixo:

Triple Triad Trial

  • Localização: The Gold Saucer (X:4.1 Y:7.4)
  • NPC: Triple Triad Master

Requerimentos:

– Level 15

– Jogadores devem ter completado antes a quest “It Could Happen to You“.

Deck / Baralho

Você pode compor até 5 decks diferentes de Triple Triad.

As regras gerais que valem para qualquer deck são:

 

  • Cada deck deve ser composto por 5 cartas, não podendo conter mais ou menos cartas
  • Cada deck deve ser composto por cartas diferentes, não podendo repetir cartas.
  • Uma mesma carta, no entanto, pode estar em dois decks diferentes.

 

Regras de composição que variam de acordo com o número de cartas totais que o jogador tem em sua coleção:

 

Menos de 60 cartas na coleção

  • Sem restrição de número de cartas de 3-estrelas ou menos

60 cartas ou mais na coleção

  • Sem restrição de número de cartas de 3-estrelas ou menos
  • Cada deck pode ter até 2 cartas de raridade 4-estrelas.
  • Cada deck só pode ter 1 carta de raridade 5-estrelas ou mais.

Elementos visuais da carta

A – Raridade

  • 1 estrela
  • 2 estrelas
  • 3 estrelas
  • 4 estrelas
  • 5 estrelas

B – Tipo especial

  • Primal – o ícone lembra o Ifrit e a cor é vermelha
  • Scion – o ícone lembra uma runa e é branco, levemente amarelado
  • Beastman – o ícone lembra uma Sylph, a cor é verde
  • Garlean – o ícone lembra a bandeira do império de Garlemald, e a cor é azul escura

Na ausência de ícone a carta possui nenhum tipo específico

C – Números

Quatro números, representado os valores para cada um dos lados da carta (direita, esquerda, cima e baixo).

Os números variam de 1 a 9 e o A (equivale a 10)

D – Aumento ou decréscimo de pontos

Este número aparece quando a regra ASCEND ou DESCEND estiver ativa. O número que aparecer será somado ou reduzido de TODOS os 4 números originais da carta

Regras

Regras básicas

1. Cada jogador será designado uma cor: azul ou vermelho

2. O tabuleiro de Triple Triad possui 9 espaços para carta, dispostos em 3 linhas x 3 colunas. A cada turno o jogador deve escolher 1 carta do seu deck e posicionar em um destes 9 espaços

3. O objetivo do jogo é virar o maior número de cartas do oponente para a sua cor, de modo a terminar com mais cartas que seu oponente. Para virar uma carta, você deve colocar uma carta cujo número da lateral que encosta com a carta oponente tenha valor maior que o número da carta oponente (no exemplo abaixo, os lados do número 8 e 4 destas duas cartas se encostam, a carta com o 8 tem valor maior, virando a outra carta):

Regras Avançadas

 

Regras avançadas são regras que se sobrepõem às regras básicas.

 

  • Regional Rules
    Estas regras variam por localização e sofrem reset diariamente. Até duas regras regionais podem ter efeito ao mesmo tempo. Estas regras não se aplicam a alguns NPCS, que utilizam regras próprias.

 

  • Match Rules
    Estas regras são decididas pelos participantes. Até duas regras deste tipo podem ter efeito aos mesmo tempo. No caso de oponentes NPC, estas regras são escolhidas automaticamente.
All Open

 

  • Todas as cartas do deck de ambos os jogadores ficam abertas e visíveis para ambos.

 

Three Open

 

  • 3 cartas aleatórias do deck de ambos os jogadores ficam abertas e visíveis para o oponente

 

Plus

 

  • Quando esta regra estiver ativa, se a soma dos números dos lados de duas ou mais cartas forem iguais  aos de uma terceira carta, ao colocar esta carta na posição em que a soma dos números dos lados que se encostam fará com que as cartas participando da soma sejam viradas.

 

No exemplo abaixo, a carta Vedrfolnir possui os números 4 e 7 (em vermelho), que se colocada na posição da imagem, irá encostar em duas cartas com os números 9 e 6 (em verde).

Como 4+9 = 13 e 7+6=13 também, estas duas cartas foram viradas.

 

  • COMBO

Esta regra está sujeita à regra COMBO. Quando as cartas que foram viradas através da regra PLUS estiverem do lado de cartas cujas laterais sejam de valor menor que as cartas que acabaram de serem viradas, estas cartas de valor menor também serão viradas.

 

No mesmo exemplo mostrado anteriormente, temos uma quarta carta encostada nas duas cartas que acabaram de ser viradas. Note que os números destas duas cartas que encostam com a quarta carta são maiores que os valores desta (indicadas em rosa), portanto essa quarta carta também foi virada.

 

Same

 

  • Quando esta regra estiver ativa, se os números dos lados de duas ou mais cartas forem iguais (número verdes no exemplo) aos de uma terceira carta (Números vermelhos do exemplo), ao colocar esta carta na posição em que os lados iguais se encostam fará com que todas as cartas com lado igual sejam viradas. 

 

  • COMBO

Esta regra está sujeita à regra COMBO. Quando as cartas que foram viradas através da regra SAME estiverem do lado de cartas cujas laterais sejam de valor menor que as cartas que acabaram de serem viradas, estas cartas de valor menor também serão viradas.

Sudden Death

 

  • Quando esta regra estiver ativa, se a partida terminar em empate será reiniciada. O seu deck para a nova partida será composto pelas cartas que estiverem com a sua cor. Ou seja, caso você tenha virado cartas do oponente, estas irão para o seu deck para a próxima partida, assim como cartas suas que foram viradas irão para o deck do oponente. Esta regra ficará ativa enquanto a partida não tiver vencedor, ou até 5 empates consecutivos, neste caso o jogo será considerado empate na sexta partida.

 

Random

 

  • O deck que será usado será composto por cartas aleatórias da sua coleção de cartas. Não é possível escolher nenhum dos 5 baralhos montados previamente.
Order

 

  • Você é obrigado a jogar as cartas do seu deck na ordem em que aparecem no seu deck. Note na imagem abaixo que as demais cartas ficam mais escuras, e não podem ser selecionadas quando esta regra estiver ativa

Chaos

 

  • Você é obrigado a jogar as cartas do seu deck em uma ordem aleatória. Note na imagem abaixo que as demais cartas ficam mais escuras, e não podem ser selecionadas quando esta regra estiver ativa

Reverse

 

  • Com esta regra ativa ao invés dos números maiores virarem os números menores, ocorre o contrário: cartas com número menor passam a virar cartas com número maior. Note que na situação abaixo, normalmente a carta vermelha viraria a azul, mas quando REVERSE estiver ativa, a azul é quem passa a virar a vermelha.

 

Fallen Ace

 

  • Com esta regra ativa todos os “A” podem ser virados por cartas com “1”. No exemplo abaixo, a carta à esquerda (que possui 1 na lateral direita) vira a carta à direita (que possui A na lateral esquerda)

 

  • Caso a regra REVERSE estiver ativa, ocorre o contrário: cartas com “1” passam a ser viradas por “A”
Ascension

 

  • Esta regra afeta apenas as cartas que possuem tipo (ver presença de ícone no canto direito superior ou não na carta).
  • Com esta regra ativa, ao colocar uma carta com tipo no tabuleiro os valores numéricos de todas as cartas DO MESMO TIPO aumentam para cada carta do mesmo tipo colocada em jogo no tabuleiro.
  • Valores aumentados para 11 ou mais serão considerados como A.

No exemplo abaixo, há 3 cartas do tipo Garlean (ícone destacado em roxo), por isso todas as cartas do mesmo tipo tiveram o valor +3 acrescido aos seus quatro números. Há 1 carta do tipo Beastman (ícone destacado em verde). Neste caso todas as cartas Beastman ganharam +1.

  • Esta regra se soma a outras regras relacionadas aos valores das cartas (SAME, PLUS, REVERSE, FALLEN ACE). Para estas regras, vale o valor final da SOMA do valor acrescido ao número original.
Descension

 

  • Esta regra afeta apenas as cartas que possuem tipo (ver presença de ícone no canto direito superior ou não na carta).
  • Estando esta regra ativa, ao colocar uma carta com tipo no tabuleiro os valores numéricos de todas as cartas DO MESMO TIPO diminuirão para cada carta do mesmo tipo colocada em jogo no tabuleiro.
  • Valores diminuídos para 0 ou menos serão considerados como 1

No exemplo abaixo, há 2 cartas do tipo Beastman (ícone destacado em roxo), por isso todas as cartas do mesmo tipo tiveram o valor -1 decrescido dos seus quatro números. Veja que isso afeta também a carta que não foi ainda colocada em jogo

  • Esta regra se soma a outras regras relacionadas aos valores das cartas (SAME, PLUS, REVERSE, FALLEN ACE). Para estas regras, vale o valor final da DIFERENÇA do valor diminuído ao número original.
Swap

 

  • Esta regra faz com que uma carta da sua mão seja trocada com uma carta da mão do oponente

 

Draft

 

  • Quando a regra “Draft” estiver em vigor, os participantes não terão acesso aos seus decks individuais e devem jogar usando as cartas fornecidas pela Gold Saucer.

     

    Construindo um Deck

    Três conjuntos de cartas geradas aleatoriamente serão exibidos antes do início da partida. Os participantes devem escolher uma opção de cada conjunto para construir seu deck, que ficará bloqueado durante a competição. Alternativamente, o botão Recommended pode ser pressionado para escolher automaticamente as cartas mais fortes disponíveis.
Roulette

 

  • Esta regra faz com que qualquer uma das regras avançadas citadas até aqui sejam escolhidas aleatoriamente. Não é possível saber antes do início da partida quais regras estarão ativas.
Ilustradora viciada em café, chá e Triple Triad, responsável pela tradução de conteúdo do FINAL FANTASY XIV.

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