Saudações de chegada! Após roubarem muitos corações em Persona 5, Persona 5 Royal, Persona 5 Strikers, Persona 5 Dancing in Starlight, está na hora de colocar a cabeça para funcionar em um novo título tático!
Tivemos a oportunidade de prestigiar a Brasil Game Show deste ano que ocorrera entre 11 e 15 de outubro no Expo Center Norte, e com SEGA marcando presença no evento, aproveitamos a oportunidade única de testar algumas de suas demos disponíveis.
Persona 5 Tactica tem previsão de lançamento para 17 de novembro de 2023 e infelizmente não vem legendado em PT-BR.
História e Gameplay
Ambientado no universo de Persona 5, mas trazendo uma história original, P5T apresenta os Legionários, um grupo que reina tiranicamente o mundo no qual os Ladrões-Fantasma foram parar. Erina, uma nova personagem, decide ajudar em troca de uma cooperação mútua.
Com novos aliados e inimigos em seu rol, além dos agora já consolidados personagens do título, a experiência tática dos jogos em grid como Final Fantasy Tactics ou Disgaea foi anexada junto ao conceito das Personas, suas forças e fraquezas, e habilidades únicas de cada personagem.
Na demo fora demonstrado que cada integrante da equipe de três membros possuía uma habilidade especial, seja 100% de acerto crítico ou afins. Ainda mais, acompanhando um novo vídeo de divulgação, a Atlus mais recentemente soltou algumas imagens as quais mostram um sistema de objetivos e recompensas pós batalha semelhante ao discutido na review de Disgaea 7.
Por fim, a maneira de se movimentar semelhante a jogos como Fire Emblem: Engage podem ser um fator chamativo a jogadores de primeira viagem do gênero tático, pois garante um grau de “movimento” maior em relação a aquela clássica mais estática.
Música e aspectos visuais
A música meio jazz meio pop meio Persona 5 se encontrava presente na demo e nos trailers de divulgação, indicando não apenas seu retorno como aparentes composições novas.
Já o visual chama a atenção. Unir algo mais chibi com o modo de jogo diferente, a dizer, estratégia, ajuda a reforçar a identidade do título. Se assim servirá de bom tom para contar sua história, só a versão final dirá.
Considerações finais
Persona 5 dá mais um passo na direção de oferecer cada gênero possível de gameplay dentro do universo dos Ladrões-Fantasma. Como ávido jogador de títulos táticos, a sensação após jogar a demo foi a da tentativa de juntar elementos que fazem sucesso em seu contexto original para dentro deste.
O detalhe estando no fato de que o histórico de tais tentativas passadas não favorece uma prospectiva muito esperançosa, mas há sempre a chance para surpresas, a qual espero que aconteça. Mas até lá, さらばだ!