FFXIII | Alfabetos de Nova Crystallis

Ola moogles lindos♥
Esses dias estava reparando as diversas linguas ou alfabetos diferentes que costumam apareces em Final Fantasy XIII~
E isso me deixou bem curiosa ~

Então decidi fazer uma pesquisar por traz de tudo isso 😉
Descobri que existem 3 alfabetos diferentes no mundo de Nova Crystallis (isso inclui FF type0), bem .. isso sem contar o nosso~
Então decidi dar uma boa pesquisada e fazer um post dedicado a isso o/

 

“A linguagem da raça humana mudou um pouco desde os tempos antigos . Os registros mostram que a língua falada pelo povo de Paddra quase mil anos atrás é funcionalmente idêntico ao utilizado pelos presentes cidadãos de Academia . Embora a linguagem seja a mesma, parece estranho que os alfabetos de Gran Pulse e Cocoon variem tão amplamente . Talvez essa variação ocorra pelo fato de que a linguagem humana não era um fenômeno natural , mas sim uma ferramenta que nos foi dada pelo fal’Cie . “

—Academy Datafile, Final Fantasy XIII-2

 

Escrita de Cocoon e Pulse

O alfabeto utilizado pelas civilizações de ambos, Cocoon e Gran Pulse são essencialmente apenas versões estilizadas de seus colegas latino.  A maioria das letras e algarismos pode ser decifrada com bastante facilidade .
Em Cocoon , o alfabeto pode ser visto em vários outdoors, letreiros e edifícios. Em Final Fantasy XIII-2 , o alfabeto Cocoon está presente na cidade de New Bodhum , em uma placa que diz “Serah’s Room” .

O alfabeto de Gran Pulse é mais raro , mas está presente em armas da Lightning e da Fang, e em antigos sinais em Gran Pulse , bem como Vanille lê em Oerba . Palavras escritas em alfabeto Pulse também são vistas na cena em que todos recebem a marca de l’ Cie , embora estes não formem nenhuma mensagem legível , e sim apenas palavras como “variable”“multiplication”.

Em Final Fantasy Type 0, a escrita de Pulse é vista no mapa de Orience .

Escrita Etro/ Escrita de Odin

Escrito nos Eidolons é o alfabeto Etro . Como os outros dois alfabetos , é razoavelmente fácil de decifrar. Sua origem está ligada à deusa Etro . A escrita pode ser vista no corpo dos Eidolons , bem como nos símbolos que aparecem no chão ou no ar quando um personagem invoca seu Eidolon . Os frases de Eidolons são em latim.
Por exemplo, a escrita latina dos símbolos que aparecem no chão quando a Lightning invoca o Odin lê-se:

Etro praedicatus, tonitrus tuum adventum annuntiet. Eveni, disparator factotum falso runt.
Nomen em otimista et pactum in veritate est Odin et suum coniunctum eternum et inexorabilium se leventur .

O que significa:

Pela graça de Etro , vamos trovões anunciam sua chegada. Saí, sunderer da falsidade.
Um nome em sangue, um pacto de verdade. Odin se levantará seu vínculo eterno e inflexível .

(Ok, foi ai que eu me perdi toda na tradução e não entendi mais nada beleza? 😀
Porque juntou 5 alfabetos/linguás/seilaoques diferentes o bagulho já ficou loco D:)

Em Final Fantasy XIII-2 , o alfabeto Etro é visto nas armas de Serah , no vestido e escudo de Lightning, as armas de Noel, as escritas nas costas de sua camisa , assim como a armadura de Caius. Quando um Time Gate é ativado , aparecem escritas em Etro em volta do portal. E também em cartazes de batalhas no Coliseu(DLCs, eu tenho a dos Pupus *-*… nunca consegui derrotar eles …) . Além disso, a escrita aparece nos puzzles de Hands of Time Temporal Rift.

E isso é um pouquinho de tudo que eu conseguir achar e descobrir sobre os alfabetos de Nova Crystallis.
Espero que tenham gostado, não deixem de curtir e comentar~
Bjinhus tchau tchau .

Author: Yu Kisaragi
Main Warrior, cosplayer, designer e programadora front-end. Apaixonada por FINAL FANTASYs e histórias de terror. Rainha dessa caverna de moogles, ou seja, a faz tudo.

2 thoughts on “FFXIII | Alfabetos de Nova Crystallis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *