Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name | Review

Saudações de chegada! Um yakuza honrado que resolve suas desavenças através da força em seu coração (punhos) chega, enfim, ao fim da sua jornada. O título de hoje é o Gaiden que encerra a história do Dragão de Dojima.

Produzido pela Ryu Ga Gotoku Studio, especializado e único responsável por todos os jogos de Yakuza, a experiência do título é voltada tanto para novatos querendo conhecer rapidamente o que define o conjunto, quanto veteranos cheios de memórias por estes 11 anos acompanhando Kiryu.

Devidamente legendado em pt-br, por hora a dublagem está disponível somente em japonês, mas um patch futuro gratuito está previsto para a adição das vozes em inglês para quem se acostumou ou assim preferir.

Sem deixar é claro de agradecer a oportunidade através da chave cedida pela SEGA para review, muito obrigado!

(Absolute GAMING)

História

Ressalva feita nas primeiras impressões da demo jogada na BGS, vale relembrar que por ser o último capítulo de Kiryu como protagonista, alguns pontos podem ser um leve spoiler, mas se começou pelo Yakuza: Like A Dragon está no lugar certo para sanar possíveis dúvidas!

A trama ocorre após o fim do sexto título e entre os acontecimentos em que o Ichiban está envolvido no Like A Dragon. Desde entender da “morte” de Kiryu até os as razões do nascimento de Joryu.

A campanha principal tem em média 10-15h sem completar as sides, o que pode causar uma dúvida pertinente em jogadores mais antigos ao considerarmos as médias anteriores, mas não há motivos para preocupação.

A história do jogo não apenas tenta situar o jogador do contexto, mas é uma carta de amor (ou despedida) para grandes momentos da história de Kiryu. Certos personagens, localidades ou falas que levam a um “ah… nossa, NOSSA!” estão presentes e fazem do título, apesar de ‘curto’, muito memorável (e emotivo).

Mesmo como novato, a ação, tristeza, comédia japonesa e embates épicos com os punhos estão presentes com o selo do RGG Studio.

(A gente é Yakuza, mas não significa que não se diverte)

Gameplay

Principal adição ao Gaiden, temos dois estilos de luta disponíveis a Joryu:

  • Agente: Golpes rápidos e especializados no controle da luta contra vários adversários ao mesmo tempo. Conta com gadgets que auxiliam os combos que vão desde drones até sapatos modificados.
  • Yakuza: Golpes fortes e focados. Perfeito para embates 1-a-1.

A troca entre estes dois estilos pode ser realizada rapidamente durante qualquer luta, permitindo ao jogador se adaptar melhor a situação. Além disso, cada um deles conta com uma lista de habildades próprias,  as quais são adquiridas através de dinheiro e/ou pontos de reputação.

Falando em pontos de reputação, figura proeminente no título é Akane e sua rede de informações. Diversas vezes Joryu se encontrará fazendo uma série de serviços por Sotenbori a fim de aumentar a reputação da dita rede e assim ter acesso a mais informações. É por meio disto que temos uma expansão contextual horizontal da situação.

Por fim, temos o Castle e o Coliseu, presentes inclusive na demo disponibilizada durante a BGS que pudemos cobrir. Especificamente sobre o último, há mais de uma categoria de luta, podendo ser 1-a-1, 1 contra muitos ou uma equipe contra muitos. Você pode recrutar membros via missões secundárias e os treinar para melhores chances de sucesso.

Minijogos

Tamanha variedade e importância dos minijogos para os jogos de Yakuza, uma seção separada só para estes é muito válida.

(Meu deus, onde eu vim parar)

Além dos modos, contam com graus de dificuldade para cada um, aumentando ainda mais a repetibilidade e desafio:

  • Karaoke: 6 músicas
  • Sinuca: 4 modos
  • Shogi:  3 modos
  • Oichu-Kabu e Koi-Koi
  • Mahjong
  • Cabaré: Dessa vez com gravações de pessoas reais!
  • Autorama
  • Jogos de Arcade: Sonic The Fighters/Virtua Fighter 2.1/
    UFO Catcher/Motor Raid/Fighting Vipers 2/Sega Racing Classic 2 (primeira vez disponível em algum console)
  • Golfe: 2 modos
  • Poker e Blackjack (21)
  • Dardos: 4 modos

Depois de 5 jogos e experiência na vida real, a maestria!

Música e aspectos visuais

Com os carregamentos invisíveis (na maioria) das transições de um mapa a outro, a fluidez resultante auxilia a realçar o trabalho gráfico no jogo até mesmo no PS4. Em ambientes como o Castle, cheio de cores e detalhes, é possível sair de um edifício a outro continuamente. Para os afligidos pelo motion sickeness, há a possibilidade de diminuir a sensibilidade da câmera para mitigar possíveis danos.

Like A Dragon Gaiden traz a figura do Joryu como um agente secreto armado de tecnologias modernas e que está diante de uma nova era, sendo assim, as músicas carregadas de guitarra e batidas dignas das melhores raves dão o toque de força e contemporaneidade aos combates.

No mesmo ponto, o Gaiden também não deixa de ser uma espécie de despedida, logo a presença de melodias melancólicas, nostalgicas ou até mesmo esperançosas são a outra faceta da modernidade anterior.

Começa como um meme e a medida que o vídeo avança vira uma despedida cheia de lembranças.

Demo Like A Dragon: Infinite Wealth

Após o término do jogo base, o acesso ao modo aventura e história são liberados desta demo. No primeiro podemos entrar em batalhas, completar algumas sidequests, dar uma de Uber Eats (com muita adrenalina) e soltar a voz no karaoke. Já no segundo é nos apresentado um gostinho do vem por aí no fim de janeiro de 2024.

(O Cloud tá diferente...)

Considerações finais

Desde o Yakuza 1 (Kiwami) em 2005, acompanhamos a história de Kiryu por 18 anos e 31 anos de sua vida. Um homem que perdera muitas coisas, pessoas queridas e até mesmo o seu nome, mas que nunca perdeu de vista os seus príncipios ou quem era. Like a Dragon Gaiden encapsula todas estas memórias com respeito e amor a um protagonista que passou por muito e que agora passa a tocha para uma nova geração representada por Ichiban.

Alguns dizem que coragem é a ausência do medo. Outros que seria agir mesmo com medo. Ou ainda que por o ser humano ser movido por dor e prazer (fugir da dor/buscar o prazer), é fazer o que deve ser feito independente destes dois fatores. Definitivamente o protagonista em questão se enquadra neste último. Aliados ou adversários, através de força de vontade (e nos punhos) chegou até aqui.

A quem chega agora é uma ótima oportunidade de conhecer de maneira resumida a história e a jogabilidade do que define Yakuza através dos personagens, missões secundárias, minijogos e quem sabe ainda gastar alguns lenços assoando o nariz.

Encerrar desejando a felicidade do homem começou um orfão, virou chefe de família e de um orfanato, que apagou seu nome. Que o Havaí traga a força da nova geração ao mundo, mas até lá, さらばだ。

Author: Aro
Idealista que se empolga com música, comida, pescaria, trocadilho, boas histórias, filosofia, animais, café, pessoas animadas e... na verdade, eu me empolgo fácil mesmo.

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