Por que jogar FINAL FANTASY XIV?

Olá moogles! Yu aqui mais uma vez para falar de FINAL FANTASY XIV Online. E de uns tempos pra cá eu vejo cada vez mais pessoas começando a jogar, ou desenvolvendo interesse pelo jogo, e por ser a dona da Moogle’s Cave, muitos pensam em mim na hora de querer saber o porque começar, afinal, eu jogo desde a versão beta teste que aconteceu em 2013, e continuo jogando com a mesma conta (e personagem) desde entã0.

Então aqui vai um compilado dos meus motivos pelo qual eu amo esse jogo e quero que meus amigos também façam parte dele.

Vamos começar o motivo que me trouxe pra cá, tendo em vista que até então eu odiava MMORPGs, que é o fato de fazer parte da franquia FINAL FANTASY.

Se você assim como eu veio dos clássicos, vai se apaixonar pelo universo do FFXIV, ele conta com uma história tão boa quanto qualquer outro Final Fantasy numerado, e a história é sempre emendada de uma expansão a outra, apesar de cada uma ter seu próprio foco central. Mas mesmo tendo uma história própria e única, o FFXIV é chamado de “O parque de diversões dos fãs de FINAL FANTASY” por um motivo.

E eu não me refiro apesar a uma Gold Saucer com o mesma OST que a do FFVII ou batalhas de Triple Triad iguais às do FF VIII! Estou me referindo a enfrentar um Kefka e em todos os seus andares, até que ele entre na sua forma de Deus; Lutar contra Ultros e Typhon e tomar cuidado para não ser assoprado para fora da arena; Lutar contra o Gilgamesh na ponte; Coletar moedas do chão antes que o Daigoro as pegue, e entregue como pagamento para o Yojimbo tentar te matar; Ir até Ivalice sendo guiado por uma Viera de nome Fran; Enfrenta uma World of Darkness depois de atravessar toda a Crystal Tower e ela sendo tão imensa quanto você imaginava que ela seria vendo os pequenos sprites de SNES!

São todos esses tipos de coisas que fazem meu lado nostálgico surtar (e talvez eu tenha escrito até demais por isso, mals!).

Mas vamos a outros pontos caso você não conheça a franquia.

Bem, nada melhor do que experimentar por você mesmo, não é? Então você pode começar pelo Free Trial que conta com todo o jogo base (A Realm Reborn) e a primeira expansão (Heavensward). Nele você pode upar todas as classes bases, e quando chegar na expansão liberar as que vieram. Eis um vídeo em que eu falo e mostro cada uma das classes bases:

A melhor parte das classes na minha opinião, sempre vai ser a liberdade de poder upar uma OU TODAS em um mesmo personagem, só com um trocar de armas!
Só essa primeira parte do Free Trial já da bem mais que uma 100hrs de gameplay se vacilar kkkkkkk

Mas é lógico que não estou aqui para só te encher com o lado bom do Free Trial, ele possui algumas limitações em matéria de comunicação, como envio de mensagens e venda de itens no mercado do jogo, e você pode conferir a lista completa de vantagens e desvantagens em uma postagem que eu fiz aqui no site dedicado especialmente a isso.

O jogo tem uma arena de PVP, mas não é muito o foco do jogo. Seu principal foco é o PVE, e como os conteúdos em si promovem o trabalho em equipe, a maior parte da player base é bem tranquila, sendo até hoje uma das melhores comunidade que já joguei… Como eu não curto muito MMORPGs e Mobas… talvez minha palavra não tenha tanto peso, porém eu nunca encontrei alguém que reclame dela da mesma forma que eu vejo em outros jogos. No caso, babacas sempre existiram em qualquer lugar, porém esse é realmente uma minoria.

Você pode achar que a mensalidade é meio salgada? $12,99 ! Mas se você tiver a versão base comprada na Steam, você pode pagar R$30. E é lógico que temos um post completo explicando em detalhes como funciona essa parte.

O jogo também é cross-plataforma, então você pode jogar com seus amigos independente da plataforma que eles joguem. E graças ao sistema de World Visit, se vocês forem do mesmo Data Center, vocês podem jogar juntos (éee lógico que tem suas limitações como não poder fazer parte da mesma Free Company, que são as guildas de players do jogo e etc).

Você também pode jogar com teclado e mouse, ou controle independente da plataforma que você jogue! E sobre qual é o melhor? Err… isso realmente vai MUITO do jogador, tem gente que não se habitua de jeito nenhum com um ou outro, e como eu venho dos consoles, eu só jogo com controle, mesmo jogando pelo PC.

Para finalizar os meus motivos para jogar FFXIV, o mais obvio dele é a diversão em uma infinidade de coisas a se fazer: Main Quest, Side Quests, lutas épicas, craft, gather, caçar montarias, caçar minion (são tipo uns petzinhos que te acompanham), passar horas em Gold Saucer ou literalmente boiando em Costa del Sol, evento sazonais, torrar todo meu gil em roupas e mobílias bonitinhas para minha casa/apartamento, tentar fazer parkour na torre mais alta do jogo sem despencar no ultimo salto, correr desesperada do Hunt Rank S que me notou e que com certeza vai me matar no primeiro hit, caçar mapas de tesouro e ser sugada por um portal místico para uma terra distante no meio do nada no processo, tomar um pau para todo e qualquer NPC de Triple Triad do jogo porque eu só horrível nessa desgraça e principalmente jogar com meus amigos :]

Para finalizar o post fiquem com o vídeo dos erros de gravação do guia de Hades Extreme, conteúdo que apesar ter sido um dos mais demorados para que eu e meus amigos conseguíssemos passar ainda rendeu toda essa porção de boas memórias:

Author: Yu Kisaragi
Main Warrior, cosplayer, designer e programadora front-end. Apaixonada por FINAL FANTASYs e histórias de terror. Rainha dessa caverna de moogles, ou seja, a faz tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *