FFXI | Guia: Segundos passos por Vana’diel

Saudações de chegada! Após os primeiros passos, é chegada a hora de ir um pouco mais além nos conceitos que norteiam o início da aventura por Vana’diel ao tratar dos trusts, progressão na história principal (e expansões), subjobs, mounts, alguns termos e informações básicas de batalha, equipamentos, gerenciamento e expansão de inventário, crafting e, claro, o mais que importante fishing.

Com este grande número de tópicos a ideia não é trazer uma explicação completa e profunda, mas de maneira casual e direta elucidar a existência de algumas funções, assim como dar mais autonomia aos recém-chegados aventureiros ávidos pela exploração.

A medida que prossiga cantando sua própria rapsódia criando memórias pode perceber que o que está escrito aqui é apenas um mero vislumbre do que há para se descobrir e apesar das dificuldades a próxima alvorada estará lá para lhe recepcionar com ainda mais oportunidades, assim sendo, vamos ao que interessa!

(Haha... tudo deste guia nasce da vivência... ou falta dela)

Trusts

Antes mesmo de falarmos sobre a história principal, devemos focar em um aspecto fundamental da jornada solo, os trusts! Este sistema de apoio existe para que todos os jogadores possam aproveitar Vana’diel ao seu próprio passo e de forma mais autônoma em relação ao passado em que era de certa maneira obrigatório buscar party com outros players na base do grito (shout).

Também chamados de Alter Egos são NPCs evocáveis em campos abertos (fora da cidade) que podem cumprir funções específicas no grupo, como tank/healer/dps, ou oferecer buffs de maneira passiva (neste caso não entram em batalha), tomando como exemplo Kupofried com seu bônus de experiência.

Em geral, só podem ser evocados fora de batalha. Não ganham experiência, mas sua força é baseada na do jogador que os trouxe, ou seja, quanto mais forte, mais fortes os trusts ficam. O limite inicial de uso é de 3 Alter Egos, mas pode ser aumentado através de certos key items recompensados nas quests de Rhapsodies of Vana’diel.

(Seu companheiro de farm, kupo!)

Como obter trusts?

É necessário estar no level 5 e fazer uma quest disponível em cada cidade inicial que servirá de tutorial antes de poder os utilizar, deve-se falar com os seguintes NPCs:

  • Gondebaud – Localização: Southern San d’Oria (L-6)
  • Clarion Star – Localização: Port Bastok (K-7)
  • Wetata – Localização: Windurst Woods (G-10)

Em todas estas será necessário falar com um NPC diverso na cidade [Excenmille (N. San d’Oria D-9)/Naji (Metalworks J-8)/Kupipi (Heavens’ Tower)], os evocar no mapa aberto e retornar para falar com o personagem para completar a quest.

Após isto, trusts podem ser obtidos através da troca com os NPCs das quests iniciais dos itens chamados Cipher: ‘Nome do personagem’ ou diretamente em certas ocasiões ao:

  • Completar certas missões da história principal/secundárias
  • Completar requisitos do Records of Eminence
  • Comprar com login points
  • Participar de certos eventos sazonais
  • Comprar de determinados NPCs durante Alter Ego Extravaganza

Tratando do Records of Eminence (visto no guia passado), o caminho para se chegar nos trusts é Quests > Objective List > Tutorial > Basics > Call Forth an Alter Ego. Cada RoE completo irá premiar um Cipher diferente que deve ser trocado com Godenbaud/Clarion Star/Wetata, o qual por sua vez liberará um novo RoE nesta mesma lista. São cinco personagens à disposição que devem seguir esta mesma ordem — Aceitar quest > Evocar trust no mapa aberto > Trocar o Cipher > Evocar o novo trust:

  • Vailaneral – Tank
  • Mihli Aliapoh – Healer
  • Tenzen – Melee DPS
  • Adelheid – Caster
  • Joaquim – Suporte

(Cada ícone dos trusts representa sua função, assim saberá quem pode usar para determinada situação)

Outra maneira muito rápida de se conseguir mais Ciphers é comprando com os Greeter Moogle utilizando login points nas seguintes localizações:

  • Port San d’Oria (J-10)
  • Port Bastok (J-13)
  • Windurst Walls (C-13)

>Aviso importante!< Tenha certeza na hora de comprar os ciphers, pois o jogo não impedirá de comprar um que já tenha e não será possível reaver os pontos trocando de volta com o Greeter Moogle.

Como última recomendação, sempre que o Cipher: Shantotto II estiver acessível é uma ótima pedida por sua grande capacidade de dano de maneira geral.

PS: Caso você esteja em um mapa com outras pessoas e os trusts alheios representarem perigo por causa de colisão levando a quedas indesejáveis só utilizar o comando /hidetrust ou /hidefaith.

(E não adianta tentar trocar tudo de uma vez, tem de ser um a um)

Progredindo na história principal

Final Fantasy XI tem ao todo 5 grandes expansões além do jogo base:

  • Rise of the Zilart
  • Chains of Promathia
  • Treasures of Aht Urhgan
  • Wings of the Godness
  • Seekers of Adoulin

Cada uma delas trazendo uma nova forma de sofrimento mecânica e expandindo o mundo, e os futuros, de Vana’diel. Além disso, outros addons como “A Crystalline Prophecy”, “A Moogle Kupo d’Etat”, “A Shantotto Ascension”, Abyssea e “The Voracious Resurgence” complementam a história principal e por vezes proporcionam até um encerramento mais fechado a certas histórias como se vê em Dynamis.

Temos também as Rhapsodies of Vana’diel, as quais servem tanto como uma forma de colocar o jogador novato em contato mais cedo com grandes nomes de todas as expansões enquanto oferece vantagens quanto acertar diretamente os feelings dos jogadores que já passaram por todas estas, por ser um grande arco que percorre todas as histórias do passado em uma nova aventura repleta de nostalgia, desespero e esperança.

Há um debate válido sobre como jogar tendo em vista a existência das Rhapsodies, uma vez que potencialmente dará spoilers dos outros cinco grandes arcos. Cabe ao jogador decidir sua prioridade de como gostaria de conhecer a história, seja seguindo a ordem de lançamento e conhecendo como os jogadores do passado fizeram ou intercalando visando as vantagens oferecidas pelas RoV. Particularmente, segui pelo segundo caminho para poder me virar sozinho depois ao voltar pras expansões, mas entendo perfeitamente a primeira rota, pois potencializa muito a experiência da primeira vez e o impacto emocional de repassar por tudo nos momentos finais (afinal, mesmo seguindo pela preferência em terminar as RoV logo, ainda tive de tirar o resto do dia para conseguir absorver os grandes momentos daquela jornada).

Como visto no guia anterior, cada cidade inicial possui certos guardas que dão as missões daquela nação específica. Ao completá-las você ganha reputação e aos poucos libera novas tarefas, mas é importante frisar que o jogador não precisa realizar todas para que possa prosseguir na história do jogo base adiante.

Em dados momentos, mesmo tendo feita uma missão disponível ainda não liberará uma lista de novas , então pode repetir outras já cumpridas ou trocar cristais com o NPC para aumentar sua reputação. É possível a conferir em Status > Profile. Ao seguir neste ritmo irá chegar no rank 5 e após a última luta terá acesso a primeira expansão (Rise of  the Zilart). Não é necessário prosseguir nas missões de sua nação, a menos que queira ver o desenrrolar da trama.

Seja pela história ou pela gameplay, existirá sofrimento e superação.

(Talvez mais sofrimento que superação.)

Subjobs

Uma das partes mais legais do jogo são as combinações possíveis entre a main job e a support job, ou simplesmente subjob. Um corsário ladrão? Um monge samurai? Um black/white mage (que não é red mage)? Com a totalidade de 22 jobs são muitas opções e o limite é sua imaginação. Talvez o seu tempo para treinar tudo isso também.

Entre as vantagens temos o acesso de habilidades ativas/passivas/de batalha, assim como parte dos atributos na main. Por outro lado, somente esta ganha experiência nas batalhas, sendo necessário utilizar a sub como principal caso queira a upar. Outra observação importante é que sempre terá a metade do nível da principal.

Por exemplo, um Beastmaster level 99 decide que agora será um Blue Mage. Após liberar a nova classe decide deixar sua antiga main como sub visando um bom aumento de atributos (afinal, lvl 99). Infelizmente para este novo mago ela só chegará no máximo ao lvl 49 quando o BLU atingir também o nível 99.

Para a liberar é necessário ter level 18 e completar a quest Elder Memories (Isacio, Selbina G-10) ou The Old Lady (Vera, Mhaura G-10) ou Set Free (Abelard, Selbina G-9, Rhapsodies of Vana’diel missão #3):

  • Elder Memories
    • Damselfly Worm – drop de Damselfly logo a frente de Selbina
    • Magicked Skull – drop de Ghouls (só aparecem à noite) na praia em Valkrum Dunes
    • Crab Apron – drop dos Snippers na mesma praia referida acima
  • The Old Lady
    • Wild Rabbit Tail – drop de Mighty Rarab
    • Dhalmel Saliva – adivinha só, de Dhalmels, Bull Dhalmel
    • Bloody Robe – drop de Bogy (também só aparecem à noite)
  • Set Free
    • Ao entrar em Selbina ou Mhaura pela primeira vez irá ser recebido por uma cutscene. Recomendo ir para Selbina pelo drop desta rota ser mais fácil de conseguir. Sendo 3 Bee Polen – drop de Huge Wasps em La Theine Plateau.

Qualquer que seja a rota, troque os itens com os NPCs citados. Caso vá pela Set Free, fale com algum dos outros dois NPCs após ganhar a Gilgamesh’s introductory letter, voilà! Pode escolher uma subjob entre as disponíveis em qualquer Mog House.

(No caso, falando com o moogle à esquerda.)

Mounts

Com suas grandes cidades e mapas abertos maiores ainda, andar é algo que o jogador deve esperar fazer. E muito. Andar muito mesmo e depois mais um pouco. Entretanto, nem tudo está perdido!

Tendo level 20 e chegado a Jeuno, você pode se dirigir a Upper Jeuno (G-7) e falar com Brutus até obter a fala “What’s your problem? You wanna ride a Chocobo?” (importante que seja exatamente esta fala, pois há a chance de uma quest diversa aparecer antes). Após isto, será necessário alimentar (dar ‘trade’) o chocobo em questão com 4 Gausebit Grass, as quais podem ser obtidas com:

  • Crane Flies – Localização: Meriphataud Mountains (mais difíceis, mas melhor chance de drop)
  • Wadi Hares – Localização: Dangruf Wadi
  • Comprando na Action House – Weapons>Ammo&Misc>Pet Items (jogadores em free trial não tem essa opção)

Abrindo o mapa e utilizando a opção Wide Scan é possível checar se algum dos mobs se encontra perto de você. Após conseguir os itens, o jogador deve tentar alimentar o chocobo após um minuto ter se passado desde a última tentativa. Haverá duas recusas iniciais e as seguintes irão ter sucesso, completando assim a quest Chocobo’s  Wounds.

Com a chocobo license em mãos e o mapa de Jeuno que pode ser comprado na loja de utilidades logo acima do estábulo (Rusese, H-6), fale com o Tarutaru em roupa de chocobo chamado Mapitoto logo à frente de Rufus.

Em boa notícia, estará utilizando uma mount, em uma nem tão boa notícia, ainda não é sua mount. O que vem a seguir é a quest Full Speed Ahead! que fará você ir atrás de 5 de 8 possíveis localizações em Batallia Downs.

(Você pode abrir o mapa e selecionar a opção Markers para ver melhor)
  • As comidas estarão dentro de “covas” cuja entrada estará marcada por uma luz azul ao se aproximar
  • Não é necessário interagir com o pote, apenas passar por cima
  • Motivation/Pep é um fator que afeta a velocidade e desempenho da mount, utilizando o comando ‘/cheer’ em intervalos é possível recuperar Motivation continuando no ritmo
  • Em caso de falha, o jogador pode tentar de novo em dificuldade menor, aumentando o tempo limite de 10 para 30 minutos

Ao retornar para Syrillia após as cinco comidas, voltará automaticamente a Upper Jeuno, daí é falar com Mapitoto mais um vez e voilà! Parabéns pelo acesso às mounts! Semelhante aos Ciphers, as mounts podem ser obtidas com login points e são marcadas por uma nota musical “♪” no começo de seu nome, também é necessário as trocar com Mapitoto para poder utilizar.

Básicos da batalha

*tomando fôlego* Tem sido uma maratona e se chegou a ler tudo até aqui tens a qualidade principal para sobreviver em Vana’diel: resistência! Depois deste primeiro passo este será um minibloco (apesar de ter imagino os temas anteriores como “mini” também…) voltado a alguns pontos da batalha para quem está acostumado com outros MMORPGS.

Ah! Antes de partir para luta lembre de checar as Grounds Tome e Field Manual mais próximos de você. Selecionando um treinamento e completando você ganha mais exp, tabs (que podem ser utilizadas para se teletransportar pelos Survival Guide sem usar gil) e um buff aleatório.

Em uma regra de ouro, o combate deve ocorrer de 1-para-1, pois é muito fácil morrer ao tentar chamar a atenção de mais de um mob por vez e acontecendo, você perde exp, sendo passível até de um “level down”.

(Yoshi-P tentou puxar duas mandragoras na ganância e não terminou bem.)

Mas não se trata simplesmente de atacar um monstro de cada vez e sim ter atenção ao seu redor, porque existe o que chamamos de link em certas espécies, indicando um grande “mexeu com um, mexeu com todos”. Na prática, você pode até ter chamado a atenção de um morcego, mas sendo este passível de link ele disse “vamos ali bater naquele aventureiro” para outros dois perto dele, o que potencialmente significará sua morte. Saber quem linka e quem não é questão de experiência, tentativa e erro.

Além dos ataques físicos/mágicos, mobs podem ser aggrados pela visão ou som, ou seja, passar atrás de um orc pode ser uma boa opção, assim como fazer a mesma coisa com um morcego (detecta pelo som) não vai adiantar. Nestes momentos existem magias e itens específicos os quais podem ajudar na exploração de mapas como Silent Oil, garantindo Sneak (sem som ao andar), e Prism Powder, para Invisible. Classes específicas como Dancer podem utilizar de habilidades próprias para conseguir estes status.

Detalhe: Sempre deixe a invisibilidade por último ao aplicar buffs ou interagir com algo, pois certas ações podem não ser possíveis de executar ou quebrarão o seu efeito.

Skillchain e Magic Burst

Em certos momentos da batalha pode notar habilidades mais “estrondosas” e um repentino decair do HP do alvo, o que acabara de ocorrer possivelmente foi uma skillchain ou magic burst.

De forma simples, ao utilizar uma Weapon Skill (WS) abre-se uma janela de por volta de 5/6 segundos onde caso outra WS seja executada no mesmo alvo causa 50% de dano a mais + bônus do elemento daquela Skillchain específica resultante da combinação. É uma boa forma de terminar rápido as lutas ou se salvar em um aperto. Analogamente, o mesmo príncipio se aplica a magias.

Combat Skill

Estão ligadas com as WS. Ao entrar em Status > Combat Skil. é possível visualizar o estado dos atributos de cada forma de ataque ou defesa, do combate corpo-a-corpo (soco) até evasão. A proficiência de cada equipamento se dá com uso e é diversa da experiência de batalha normal. Em outras palavras, caso troque de arma com boa proficiência para uma com baixa e tente acertar um monstro nível mais alto, cada acerto não dará mais porcentagem do que atacando um monstro level 1. Quanto maior a Combat Skill mais habilidades e taxa de acerto/sucesso terá para aquele atributo.

Em último ponto, é importante frisar que o TP, barra que carrega para utilizar as WS, carrega tanto com acertos quanto ao receber danos, assim auxiliando na vida difícil do tank.

Raio de alcance

Desde as habilidades físicas, magias ofensivas/defensivas até os ataques de longa distância tem um raio de alcance específico que pode ser conferido pela seta na hora de selecionar o seu alvo. Pode perceber três padrões:

  • Seta vermelha: o alvo em questão se encontra para além do alcance
  • Seta amarela: representa a distância limite
  • Seta azul: alvo dentro do alcance

Tal informação é importante de se ter para ter noção no campo de batalha por exemplo o melhor lugar para o healer ficar ao alcance de curar, mas fora dos AoE. Assim como cada arma de longa distância (arco/besta/arma de fogo) possui uma distância característica em que tem maior taxa de acerto.

As lutas podem parecer paradas nos primeiros níveis, mas escondem a complexidade de fatores que estarão por vir que se baseiam tanto no trabalho individual quanto coletivo!

(Aquele goblin mal espera o que em breve vai o atingir *tom de vingança*)

Equipamentos

Como um bom MMORPG, equipamentos são fundamentais e naturalmente difíceis de conseguir pois dependem da sorte no drop. É o que eu diria para uma pessoa que não está lendo este guia!

Lembra dos RoE (Records of Eminence) que foram citados mais de uma vez? Ao completar os objetivos, além da experiência, uma moeda chamada Sparks of Eminence é obtida. Em cada cidade inicial há um NPC responsável pelo uso desta currency. A citar:

  • Rolandienne – Localização: Southern San d’Oria (G-10)
  • Isakoth – Localização: Bastok Markets (E-11)
  • Fhelm Jobeizat – Localização: Windurst Woods (J-10)

Equipamentos separados por faixa de level estão disponíveis para compra sem precisar utilizar o suado gil e ainda podem ser vendidos após o uso, uma mão na roda. Além disso, podem guardar Copper A.M.A.N Voucher que por sua vez podem ser utilizados para trocar por diversas outras currencies, e acredite quando dizemos que existem muitas currencies diferentes em Final Fantasy XI.

Abyssea

Um subtópico sucinto sem muita profundidade para alertar de algo muito benéfico se feito o mais cedo possível. Nos NPCs anteriores existe um notável vazio (principalmente de armaduras) após o level 70, isto ocorre porque normalmente este tipo de equipamento no raio vem de lugar diverso: Visions/Scars/Heroes of Abyssea.

Estando no level 30+, fale com Joaquim (Port Jeuno H-8). Após a cutscene deve ganhar uma Traverser Stone. A partir deste momento não precisa fazer mais nada, mas o passo seguinte lhe permite pegar mais Stones com Joaquim.

Dirigindo-se as Cavernous Maws que estão “ativas” (como visto na figura com a moeda de moogle) levam a uma cutscene e a entrada neste novo ambiente amigável. Só por ter entrado pode falar de volta com Joaquim para mais pedras. A importância disso é cada Stone demora 20 horas reais para ser produzida e dá direito a 1 hora dentro do conteúdo, ou seja, se deixar para em cima da hora (hehe) no level 70, pode acabar em frustração. A Cavernous Maw em Valkrum Dunes é bem próxima de Selbina e fica de recomendação à tarefa.

(Este da direita é o que devem estar de olho para este conteúdo)

Inventário

Talvez um título mais apropriado seja ‘segunda maratona’, porque admito que foram muitos passos, mas este é o último grande tópico! Não menos importante que as batalhas é o que resulta delas, não é mesmo?

E o inventário com certeza é um tópico sensível pela quantidade de drops que obtemos e muitas vezes pensamos “e se eu precisar disso no futuro? se jogar fora vou ter de contar com a sorte de novo” (essa pessoa sou eu, inclusive), porém, nem tudo está perdido. O título oferece diversas alternativas de inventário, vamos lá!

(Não temas! As explicações vem agora.)

Mog Safe possui 50 slots e pode ser acessado através da opção disponível no menu principal “View House” mesmo longe de casa. Mobílias podem ser colocadas aqui se quiser decorar o seu quarto (note que decorar só é possível no quarto de sua cidade inicial). Pode ter o limite aumentado para 80 através de 3 quests específicas. Mog Safe 2 funciona igualmente, após a construção do segundo andar (percebe-se pelo print que ainda não fiz esta quest).

Storage é o espaço que abre à medida que o jogador coloca mobílias através da opção Layout no Moogle. Cada mobília tem um espaço no canto inferior direito que representa quantos slots adiciona. O máximo é de 80 slots, mais do que isso não é contabilizado. Não pode ser acessado de fora do quarto/pelo menu.

Mog Locker é um rapaz especial que se relaciona com a expansão Treasures of Aht Urghan. Depois da segunda missão do arco o  jogador tem acesso gratuito… no começo. Após isso é necessário pagar uma Imperial Bronze Piece por 5 ou 7 dias de uso. Upgrades são comprados com outras pieces da mesma expansão.

(A arte oficial de um Mog Locker por Mitsuhiro Arita.)

Mog Sack/Satchel na prática é o seu inventário duplicado, pois acompanha o tamanho deste. O Satchel é disponível apenas para quem tiver o security token da Square Enix linkado à conta, mas o Sack, sua contraparte, pode ser comprado de Artisan Moogles por 9,980 gil. Pode ser acessado pelo menu de qualquer lugar. Lugar dos Artisan:

  • Southern San d’Oria (M-6)
  • Bastok Markets (H-7)
  • Windurst Woods (G-10)
  • Ru’Lude Gardens (I-9)

Mog Case, 80 slots. Acessível de qualquer lugar.

Mog Wardrobe é um bem interessante! Tem 80 slots também, mas só aceita equipamentos. Pode parecer um downgrade, mas os itens presentes podem ser equipados diretamente pelo player no seu próprio menu, sendo necessário apenas escolher um dos Wardrobes. Uma lista com todos disponíveis aparecerá até mesmo no meio de batalhas. Importante porque só de equipamento seriam até 16 slots dos 30 iniciais. Do Wardobre 3 em diante só comprando no site integrando o valor da assinatura, semelhante aos retainers extras no FFXIV.

The Gobbiebag Part X

Mesmo com todo gerenciamento, uma hora será necessário aumentar o inventário, o título acima se refere à série de quests falando com Bluffnix – Localização: Lower Jeuno (H-9). São 10 quests em que o jogador deve coletar três itens e trocar com o goblin para um aumento de 5 slots em cada uma delas.

Alternativamente é possível trocar um Goblin Stew 880 (apenas disponível em alguns períodos no Moogle de Moogle Garden). De maneira geral, é mais simples comprar na Auction House os materiais até a soma limite de 100.000 gil, valor de um Stew 880.

Após cada aumento você pode falar com um Artisan Moogle para aumentar o limite do Mog Sack.

(É o que, meu companheiro. *worried moogle noises*)

Crafting

Para relaxar, temos o sistema de craft no jogo. Ao invés de apronfudar, neste momento, é válido apenas dizer que é possível craftar suas próprias comidas, poções, equipamentos e afins. Ao se filiar às guildas de determinado ofício é possível receber buffs que auxiliam o craft (Synthesis Image Support).

Mas como crafto? Simples. Pegue um cristal que não seja de luz/trevas e tente utilizar, uma nova janela se abrirá e pode selecionar alguns materiais. Tentar a sorte ou procurar as receitas prontas na internet, a escolha é sua. 😀

Fishing

Agora, para relaxar de verdade temos a pescaria. Apesar de eu ser incrivelmente suspeito para falar sobre a importância do tema, existem algumas missões que solicitam um peixe específico e por mais que possa comprar na Auction House, a aventura se encontra nestes caminhos. Além disso, há uma missão na MSQ em que os peixes não podem ser comprados na AH, então é um conhecimento bom de se ter.

Primeiramente você irá precisar de uma vara. Pode ser comprada na AH ou na guilda dos pescadores em Port Windurst (C-8). Equipando no slot de ranged weapon com a isca no slot de munição é possível dar o comando /fish perto de águas para tentar a sorte.

Ao conseguir uma mordida espere alguns segundos até uma barra de stamina aparecer em cima da cabeça de seu personagem, isto representa o vigor do peixe. Quando a seta apontar para a esquerda/direita, coloque o direcional para o lado oposto, fazendo resistência para o cansar, quando enfim acontecer, aperte o botão de confirmar/aceitar para pegar o peixe.

(Os lugares que vamos parar por causa da pescaria.)

Considerações finais

Enfim, o fim. Alguns tópicos ainda ficaram de fora como as missões pra Mog House, limit break para liberar mais níveis, como desbloquear mais jobs, os conteúdos adicionais fora da história  principal, etc, mas teremos outros guias em tempo para cobrir estes pontos. Não demorará um ano como deste para os Primeiros Passos.

A cada expansão da história que ia terminando me convencia cada vez mais do valor de Final Fantasy XI e, tendo recentemente terminado todos os arcos da “Main Story” e as Rhapsodies of Vana’diel, é um sentimento que está muito bem sedimentado. Mas mais que isso, ao continuar explorando descubro cada vez mais coisas e o mundo vai crescendo cada vez mais, mesmo agora depois do “fim”.

Como uma passagem recém-descoberta em Qufim Island que nunca tinha visto apesar de passar horas no mapa treinando ou descobrir como faz para o chocobo cavar em busca de itens, cada interação uma sensação que invoca de volta o mesmo senso de descoberta daquele aventureiro no passado correndo de goblins na frente de Selbina. Talvez ele ainda corra de alguns mobs.

Longo e ao mesmo tempo incompleto para o que há de se aprender, este guia nasce do desejo de que essa aventura esteja acessível a outras pessoas. Que possamos enxergar juntos este horizonte que se estende cada vez mais, repleto de descobertas e histórias.

さらばだ。

Author: Aro
Idealista que se empolga com música, comida, pescaria, trocadilho, boas histórias, filosofia, animais, café, pessoas animadas e... na verdade, eu me empolgo fácil mesmo.

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