IXION | Review

Saudações de chegada! Curte gerenciar cidades? Escolher o melhor lugar onde colocar a praça de recreação? E se você pudesse fazer tudo isso no ESPAÇO? É para isso que vamos conferir um jogo chamado IXION.

Em um gênero com diversos títulos e temas ainda mais diversos, IXION é um jogo lançado recentemente (2022) que traz a premissa de unir sobrevivência e gerenciamento de recursos com o desenvolvimento de uma base espacial.

Antes de iniciar, um agradecimento à Kasedo Games por ter fornecido uma key para review!

(O jogo recebe atualizações periódicas. A mais recente adicionou níveis de dificuldade, dando um grau maior de acessibilidade a novatos.)

História e gameplay

Como é de se esperar de jogos de simulação e gerenciamento, a história serve para contextualizar suas ações e indicar  o que esperar. Aqui, temos uma Terra à beira de colapso ecossistêmico e a última esperança se encontra com você,  Administrador, na estação-protótipo chamada Tiqqun. Cabe ao jogador reparar, povoar e administrar o bastião final da humanidade.

Agora, gameplay vai tomar bastante do nosso tempo.

Um tutorial irá ser apresentado com personagens representando determinadas categorias e dando missões de acordo. Falo deste elemento quase que banal dos jogos atuais para evidenciar que desde aqui se pôde perceber o esmero nos detalhes que deixam o jogo satisfatório visualmente falando, como perceber o estado de um deposito apenas ao o olhar, ou perceber que, dentro dos alojamentos, cada habitante da sua estação tem um nome. Este padrão de cuidado com o micro dentro do macro nos acompanha por todo o jogo.

Evidentemente, todo jogo tem uma limitação física, no caso dos gerenciadores de cidade há o limite do município com comércio ou missões em outras áreas para se adquirir recursos, então como solucionar este “problema” estando no espaço? Com explorações espaciais. Viajando por planetas, satélites e outras estruturas (afinal, Triqqun não está sozinha na vastidão do universo) é possível adquirir tripulação, comida, materiais para construção e a própria noção de como aplicar uma determinada tecnologia em seu abrigo.

(Missões ajudam a guiar o rumo de desenvolvimento, mas não são a única rota para uma rotina bem sucedida.)

A presente imagem materializa um pouco melhor o parágrafo anterior, ao mesmo passo que demonstra as categorias de recursos presentes no gerenciamento. Ao invés de explicar cada um e sua função, opto por dizer que são tipos suficientes para fazer o mais empolgado dos veteranos do gênero se divertirem (com o desafio). Dada sua importância, há até mesmo duas opções de visualização dos referidos, simples e completa, uma forma de disponibilizar uma sintonia fina para aqueles que controlam mínimo e máximo ou apenas querem construir coisas até onde dá.

(Se curte o gênero e isso aqui não animar, acho que nada mais vai.)

Por fim, temos a figura da própria Triqqun. Em seus 6 setores, cada um com seu ecossistema por assim dizer, o Administrador encontrará a objetivo de não apenas suprir as necessidades básicas, mas como incentivar o desenvolvimento para além disso através de pesquisas e pedidos, a fim de manter a confiança alta em sua gestão (uma rebelião é possível!) e todos os parâmetros da estação como integridade do casco sempre preparados para um imprevisto. É interessante notar como tudo pode ir por água abaixo (ou seria espaço abaixo? espaço tem baixo?) bem rápido se não estiver prestando atenção a estes detalhes, mas longe de ser um problema, na verdade diria que deixa cada jogada mais satisfatória de gerenciar.

Aspectos técnicos e música

Da música não se pode falar muito pela natureza da jornada no espaço, no vácuo não daria para ouvir muitas coisas mesmo, mas o mesmo esmero visual dado a aqueles pequenos detalhes nas construções é percebido pelos efeitos sonoros de cada uma delas.

Por tudo se propõe, IXION é um jogo potente que pede por uma máquina potente. O requisito mínimo de 8GB de RAM deve começar a evidenciar isso. Por mais que tivesse outros parâmetros, minha placa de vídeo defasada fazia o jogo engasgar em certos momentos de maior movimentação na estação, logo deixo a minha recomendação. Não é por ser mal otimizado, mas sim por todos os detalhes que processa e apresenta ao Administrador.

(Tem momentos que lembra até Midgar.)

Considerações finais

Sendo uma pessoa que jogava muito aqueles jogos de Facebook de gerenciar cidades e entrava em grupos só para poder adicionar pessoas específicas que fossem atender aos pedidos, IXION foi uma experiência libertadora de não precisar comprar ou pedir nada de fora. Tudo que eu precisava estava ali, a alguns anos-luz de distância. Dando certo ou errado, foi graças à minha visão.

Se gosta do gênero, IXION é uma experiência refrescante e satisfatória de se ver desenrolar. Todos os detalhes a alguns cliques. E mesmo no caso de pessoa querendo conhecer pela primeira vez, os novos graus de dificuldade adicionados devem auxiliar neste quesito de acessibilidade. A única ressalva é ter uma máquina robusta que possa operar a odisséia espacial de fato.

See You Space Cowboy e さらばだ!

Author: Aro
Idealista que se empolga com música, comida, pescaria, trocadilho, boas histórias, filosofia, animais, café, pessoas animadas e... na verdade, eu me empolgo fácil mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *