Granblue Fantasy Versus: Rising (Beta) | Primeiras Impressões

Saudações de chegada! Carregando o legado do título anterior, Granblue Fantasy Versus: Rising se propõe a levar a experiência passada a um novo patamar, mais moderno e receptivo, com atrativos até mesmo para fãs da série  e não muito do gênero.

Desenvolvido pela Arc System Works (empresa responsável por jogos do gênero como Guilty Gear e Blazblue), a Cygames disponibilizou durante os dias 09 e 12 de novembro um beta test das funcionalidades e personagens jogáveis. Evidentemente, não poderíamos deixar passar esta oportunidade.

Importante ressaltar desde já: legendas disponíveis em PT-BR!

(O FFXIV ser a casa de retiro dos jogadores de FG já sabia, mas não esperava o movimento contrário.)

Para os iniciantes recém-chegados

Particularmente, uma das possíveis preocupações que se apresentam diante de novatos é o quão a curva de aprendizado pode ser ou não receptiva a estes, seja considerando o gênero ou características únicas que cada série apresenta.

Mais do que um canto reservado a treinamento, o jogo oferece ao lutador os chamados Trials, desafios situacionais que abordam desde conceitos mais simples como bloqueios até mais elaborados como parar um combo adversário e engatar um próprio seu. Esse passo-a-passo cria certo grau de confiança pelo fato de elucidar uma base de possibilidades concretas de aprendizado.

O modo arcade no modo singleplayer em teoria seria a porta de entrada ao ter a dificuldade regulável após cada encontro (informação do site oficial), mas como não presente no beta, não nos aprofundaremos.

Outra questão interessante pela ótica iniciante é a forma como as habilidades são executadas, pois, semelhante a jogos de ação, possuem um mapeamento simples de não precisar executar uma sequência de inputs e sim apertar somente um botão específico.

Além disso, um glossário de termos técnicos da comunidade de jogos de luta, tal qual termos específicos referentes ao Granblue Fantasy Versus: Rising (GBVSR), também está à disposição dentro do jogo.

(Não sabia que tinha um termo, agora posso dizer que sou adepto do Mashing)

Para os nem tão iniciantes assim

Agora teremos um número um pouco maior de tópicos a serem abordados. A começar do fato de que apesar de carregar o nome do Granblue Fantasy Versus e se propor ser uma sequência, a essência (e até alguns especiais) se manteve, mas a experiência de fato será diversa (para melhor) até mesmo do que foi apresentado no teste alfa.

Partindo das funcionalidades do modo de treinamento, algo que chamou em primeiro momento foi a possibilidade de configurar uma situação ou você mesmo gravar um padrão controlando o adversário e colocar para repetir, este controle mais direto definitivamente facilita quando desejar treinar algo mais pontual.

Informações sobre frames também se encontram disponíveis para que possa entender melhor como funciona o tempo do recovery através de um sistema dual de cores: azul para vantagem presente e vermelho, desvantagem.

Para as batalhas, você pode selecionar a região que gostaria de restringir a busca (América do Sul é uma opção), assim como permitir ou não o crossplay. Uma conexão cabeada é indicada, apesar de que em nome da experiência tenha tentado pelo wifi e não foi tão ruim quanto esperava (a conexão no caso, não minha habilidade).

Por fim, se sua diversão repousar sobre o fato de gostar de subir no ranking online, cabe o lembrete de que é necessária uma assinatura da PS Plus!

(É difícil escolher um main pelo visual e títulos, tem muitos deles irados)

Para os casuais

GBVSR traz uma proposta semelhante a de Street Fighter 6 ao incluir outras formas de se divertir ou passar o tempo dentro do jogo.

O Grand Bruise! estava presente no beta e foi o exemplo perfeito disso. Com modos únicos de battle royale, capture the flag (“pega bandeira”) e sobrevivência (e outros a julgar pela roleta de seleção), era um espaço de caos e diversão. Talvez mais caos.

Um modo foto onde pode colocar os personagens posando, controlar iluminação, câmera, filtros e outras configurações mais técnicas para os fotográfos de plantão.

Por fim, o próprio lobby online contendo variados ambientes como estação de jogos, as ilhas flutuantes, arcade, café e um campo de futebol, onde o verdadeiro desafio de todo o jogo se encontrava. Este vídeo no twitter serve para ilustrar melhor.

Tinham menos pessoas por partida no beta, mas era mais ou menos essa energia.

Considerações finais

Possuindo um pouco para cada nível, ou tipo, de jogador, o beta de Granblue Fantasy Versus: Rising serviu para apresentar esses pilares abordados na primeira impressão. Até mesmo eu, um casual que não é muito ligado aos jogos de luta, pude encontrar algo para passar mais raiva me divertir além das lutas.

Com o lançamento previsto para 14 de dezembro e portando legendas em português, aparenta ser um título para veteranos, novatos e interessados na história que completa 10 anos em 2024. Se conseguiremos conquistar os seus ou o nosso ping de brasileiro nos puxará para baixo, só o tempo dirá, então até  lá, さらばだ!

Author: Aro
Idealista que se empolga com música, comida, pescaria, trocadilho, boas histórias, filosofia, animais, café, pessoas animadas e... na verdade, eu me empolgo fácil mesmo.

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