Phantom Brigade | Primeiras impressões

RPG. ESTRATÉGIA. ROBÔS GIGANTES.

Saudações de chegada! Com o advento do Next Fest durante os dias 6 e 13 de fevereiro, evento na Steam que visa disponibilizar demo’s de jogos que estão por vir, uma oportunidade de testar alguns títulos táticos e trazer análises surgiu, uma que não vamos deixar de aproveitar para trazer em primeira mão estas impressões iniciais.

Phantom Brigade é o nome da vez com o lançamento marcado para o dia 28 de fevereiro. As palavras em caixa alta que abriram este artigo definem muito bem meu estado de espírito enquanto me sentia o editor do próximo filme de Transformers. E eu nem sei editar vídeo. Em intervalos de cinco segundos, ação e estratégia dançam por diversos cenários em busca da liberação de uma nação.

(Estou pronto para dirigir o próximo filme no lugar de Michael Bay depois deste jogo.)

História

Digno de um blockbuster estrelando Tom Cruise e Megan Fox, o jogo traz a história de um país mergulhado em uma guerra súbita, cabendo a você, sobrevivente do ataque inicial, reunir seus companheiros e utilizar da recente tecnologia de previsão do futuro para reverter a situação. O sonho americano.

Phantom Brigade é o nome da guerrilha liderada pelos sobreviventes a qual pouco a pouco contesta territórios por meio de batalhas em pontos estratégicos com a intenção de um dia retomar a capital. A narrativa ocorre por meio de cutscenes e pequenas telas de texto relatando acontecimentos antes e após confrontos.

(A fonte pode ser maior, eu que coloquei em 85% :')

Gameplay

Saindo diretamente das telonas para o seu pc, existem três grandes elementos a serem observados:

  • Gerenciamento dos mechas, desde peso até taxa de dispersão de calor.
  • Cuidado com os pilotos.
  • Bom uso do tempo.

Vamos montar esse robô da maneira correta, por partes.

(VIDEOGAAAAAMES.)

Jobs, party e robôs

Não há a especificação de classes tradicional de outros RPGs, na guerrilha tecnológica o que está presente são as potenciais funções a serem desempenhadas à partir da configuração de cada mecha. São muitas opções e variações disponíveis que não só causaram um nó como impressionaram pela quantidade de detalhes, a taxa de variação da propagação dos tiros enquanto parado vs. em movimento sendo o primeiro a ter capturado minha atenção.

Apesar de não podermos escolher onde soltar nossas unidades, normalmente todos os aliados entram lado a lado, salvo em missões de resgate, nestes aqueles encarando o perigo estarão no meio do fogo cruzado.

(Pane no sistema, alguém me desconfigurou. Por um momento acreditava que precisaria de uma especialização para operar esta grande máquina.)

Pilotos

Surpreendentemente, ou não, considerando minha falta de experiência no ramo dos Armored Core da vida, não acreditava que o fator humano dos pilotos fosse dar as caras desta maneira, ao ponto de existirem certas interações provocadas pelos acontecimentos no campo de batalha.

Além disso, uma das métricas de dano é o de concussão, que reduz diretamente o HP de um piloto, aliado ou inimigo, deixando o equipamento vulnerável caso chegue a 0. Até mesmo pela mensagem ao selecionar o botão de Ejetar percebe-se a importância que o jogo quer passar sobre eles, o que faz muito sentido, pois sem estes não há controladores (e pela história, poucas pessoas no país sabem manusear um robô desta magnitude).

(E ainda são customizáveis.)

Combate

É aqui que filho chora e mãe não vê. Após ter customizado o seu mecha, certificado-se do bem-estar de seus pilotos, agora vem as chamas do conflito.

Cada turno é dividido entre duas partes:

  • Preparação, onde o tempo pára e estratégias podem ser montadas. Nesta etapa o jogador pode deixar engatilhado ações de movimento, espera, ataque, defesa ou evacuação. Ao selecionar uma ação deve a posicionar na linha do tempo do turno, visualizando em tempo real a previsão de movimento das unidades inimigas e quanto tempo ainda tem.
  • Execução, ao apertar o play ao lado de qualquer linha do tempo. Hora de apreciar a cinematografia que acabou de configurar. Replay também disponível.

Importante frisar de que as construções nos mapas servem de escudo para ambas as partes, porém, dependendo da missão, algum edifício específico aqui e ali devem ser protegidos para manter acesa a esperança do povo. Não estou sendo poético, existe de fato o fator esperança implementado.

Danos de concussão direto ao piloto, alcance das armas, movimentação para engajar ou se evadir do inimigo, colisão entre mechas de tamanho diferente (que resulta em stun) e uma linha do tempo de editor de vídeo para montar o seu filme de libertação.

(Reparem nas sombras representando onde estarão os inimigos naquela parte da linha do tempo.)

Aspectos visuais, performance e música

Mesmo não tendo o melhor dos computadores, o jogo não apresentou engasgos na maior parte do tempo, reservando-se apenas às cutscenes o áudio levemente travado. Todo o aspecto visual da batalha, destruição do ambiente, animação dos golpes e mechas foi muito bem feito, você realmente se sente em um filme ao verificar os replays dos turnos. E a música condiz com isto, em um tom épico de luta contra as circunstâncias.

Considerações Finais

(A realidade da guerra e um erro meu: a morte de um piloto.)

Phantom Brigade com seus visuais cinematográficos, ação frenética e história de Hollywood são características que a primeira vista não parecem descrever um jogo tático, evidenciando a razão de os realçar nesta breve análise.

Para fãs e nem tão fãs de mecha, editores e nem tão editores de vídeo, estrategistas e nem tão estrategistas, este jogo traz uma visão refrescante ao gênero tático. Com a data de lançamento logo à frente, fica o desejo de que consigam expandir a história de maneira que o combate fique ainda mais diversificado com novos desafios. Unidade Rum, câmbio, desligo.

Author: Aro
Idealista que se empolga com música, comida, pescaria, trocadilho, boas histórias, filosofia, animais, café, pessoas animadas e... na verdade, eu me empolgo fácil mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *