Spiritlink Tactics | Primeiras impressões

Saudações de chegada! Na Moogle’s existe uma brincadeira que para todo gênero existe um Final Fantasy: tiro, corrida, ação, soulslike, etc. O que começou como uma maneira de conhecer mais jogos estratégicos virou uma jornada pessoal para encontrar todas as temáticas possíveis ambientadas de maneira tática.

Monstros, magias, masmorras e fantasia. Esta é uma fórmula conhecida, mas que nunca me cansa, ainda mais quando bem executada como na demo de Spiritlink Tactics, o nosso jogo de hoje. Tomando da fonte com títulos como Final Fantasy Tactics e Tactics Ogre, é possível se divertir com aquele sentimento de primeira vez ao mesmo tempo que nostálgico.

(Nada como acordar sem memórias no meio do nada e ser pedido em casamento.)

História e Gameplay

Ao acordar sem memórias em uma floresta e ser atacado, sua única chance é selar um pacto com uma guerreira que está próxima no momento. Após a luta, desmaia e é levado ao acampamento de mercenários ao qual Runa faz parte. O pacto, chamado de spiritlink, agora o conecta não somente à ela, mas a todos do bando. Alguns pontos além disto são semeados na demo, como o pacto com entidades de outro mundo e uma figura misteriosa que nos segue a cada fim de luta.

Sendo um grupo de mercenários é nosso papel fazer a conhecida visita à taverna mais próxima atrás das fofocas, digo, dos trabalhos. Algo interessante a ser percebida na demo é a não presença dos encontros aleatórios ao andar pelo mapa-múndi. Isso significa que não tem como aumentar o nível fora das missões? Não. Existe uma opção de patrulha a qual permite parar para treinar em determinadas localizações. Aceitar trabalhos até o ponto de lutar contra o deus do mundo, o jeito mercenário de ser.

(Diga-me com quem sumir e o quanto pagará.)

Combate

Desta vez a parte do combate merece uma seção própria. Talvez o meu primeiro aviso caso decida jogar por si mesmo é para não subestimar a IA. As lutas não estão impossíveis de vencer, mas se se deixar levar sem pensar muito pode acabar em um game over, como eu, duas vezes.

Opções de movimentação, ataque normal, habilidade especial e espera com possibilidade de escolha para qual lado encarar para diminuir ou inibir ataques os quais precisam de posicional ao fim do turno. Unidades com uma classe primária e outra secundária. Possibilidade de acelerar as animações e a luta em si. E o que achei mais legal, o sistema de mana explicado pela existência do pacto (spiritlink). Reparem na imagem abaixo os losangos azuis no canto superior esquerdo, esta é a sua mana compartilhada para toda a equipe, uma vez que estão conectados, todos carregam uma unidade em seu turno que por sua vez podem ser utilizadas para execução de magias e/ou habilidades especiais.

O posicionamento para a batalha é feito no momento em que já se consegue visualizar o posicionamento no campo das unidades inimigas, um detalhe o qual acredito que poderia ser tomado por empresas maiores. Além disso, itens também podem ser utilizados por um número limitado de vezes e devem ser equipados a cada personagem antes da batalha, recarregando automaticamente ao fim da luta, como em Tactics Ogre Reborn.

(Sempre atrás da curandeiro ou do mago primeiro.)

Aspectos gráficos e de música

Para além das imagens que acompanham estas impressões, devo acrescentar que os efeitos das habilidades estão bem moldados e a música combina com o ambiente de fantasia. Os campos de batalha se diversificam durante a demo, chegando até a um que te faz pensar sobre o uso de alturas diferentes para atacar/defender.

Considerações Finais

(Quem é o bom garoto.)

Spiritlink Tactics é um daqueles jogos em que você sente o cuidado em cada pixel, no esquema de classes com suas combinações/habilidades e sendo alguém com experiência em SRPGs, na sintonia fina da inteligência artificial nos combates.

Se procura algo nos moldes dos clássicos com um requinte de desafio, este título é para você. Da minha parte, é algo que acompanharei de perto esperançoso pelo lançamento, com a semente plantada agora, acredito que valerá a pena, mas até lá, さらばだ!

Author: Aro
Idealista que se empolga com música, comida, pescaria, trocadilho, boas histórias, filosofia, animais, café, pessoas animadas e... na verdade, eu me empolgo fácil mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *